A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Apol 2 Aspectos das humanidades na Ed Fisica

Pré-visualização | Página 2 de 2

não significou a democratização do esporte ou a sua consolidação como um direito social. [...] Também a perda ou a fragilização da autonomia relativa da sociedade para se organizar esportivamente, associada à estatização do campo esportivo, provocou o fortalecimento de relações de dependência tutelar entre o esporte e o Estado” (texto-base, p. 47).
	
	B
	Foi o período de incorporação das práticas esportivas europeias pela elite brasileira, para fins de saúde.
	
	C
	Esta década se caracteriza pela liberdade que as organizações esportivas tinham em sua administração.
	
	D
	Destaca-se, neste período, a participação popular em órgãos decisórios, como o Conselho Nacional de Desportos.
	
	E
	Na história do campo esportivo, essa década ficou marcada pela consolidação do esporte como direito social.
Questão 5/5 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia a passagem de texto a seguir:
“[...] em nossas sociedades, o Estado contribui de maneira determinante na produção e reprodução dos instrumentos de construção da realidade social. Enquanto estrutura organizacional e instância reguladora de práticas, ele exerce uma ação formadora de disposições duradouras, por meio de todo controle e disciplinas que impõe ao conjunto de agentes.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; MARCHI JÚNIOR, W. Políticas Públicas de esporte no Brasil: uma leitura a partir da noção de (sub)campo. Pensar a prática, v. 18, n. 4, p. 959-970, out./dez. 2015. p. 963.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil sobre o período de efetivação da intervenção do Estado no esporte, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Desde a chegada das práticas esportivas da Europa no século XIX, há efetiva intervenção do Estado brasileiro no esporte.
	
	B
	Com a Proclamação da República, as elites utilizaram o esporte como meio de forjar a união e uma identidade nacional.
	
	C
	Com o Estado Novo, houve uma grande intervenção do Estado no esporte, assim como em outras áreas da vida social.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “A transferência do modelo liberal de administração, constituído até o fim da década de 1920, para o modelo centralizador, a partir do Estado Novo, interferiu diretamente na vida cotidiana dos indivíduos. [...] No caso do esporte, essa, ‘[...] nova ordem adentrou o esporte num duplo movimento. Por um lado, o setor esportivo sofreu forte intervenção do poder público, nos moldes do que identicamente aconteceu em vários setores da vida social. Por outro lado, o esporte, no conjunto das práticas corporais de movimento, foi também usado pelo Estado como estratégia e como suporte do processo de ordenamento da sociedade nos moldes de seu projeto político-ideológico’ [...].” (Texto-base (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil, p. 44-45).
	
	D
	Somente nos anos de vigência da ditadura militar brasileira que o esporte foi utilizado como instrumento político pelo Estado.
	
	E
	Historicamente, o modelo de administração do esporte no Brasil é liberal, sem intervenção do Estado.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.