A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
enzima catalase

Pré-visualização | Página 1 de 1

1) Título: Atividade enzimática da enzima Catalase.
2) Introdução: As enzimas são catalisadores proteicos em sua grande maioria. A catalase é uma enzima produzida por quase todos os organismos vivos. Ela é responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio. A catalase é encontrada na organela peroxissomos, presente em células animais e vegetais. As reações catalisadas por enzimas são altamente eficientes, ocorrendo 10/3 a 10/8 vezes mais rápido que as reações não catalisadas. Sabemos também que as enzimas são altamente específicas, interagindo com um ou alguns poucos substratos e catalisando apenas um tipo de reação química. Diversos fatores podem influenciar na atividade enzimática, como por exemplo:
·	Temperatura: A temperatura condiciona a velocidade da reação. Temperaturas extremamente altas podem desnaturar as enzimas. Cada enzima atua sob uma temperatura ideal.
·	pH: Cada enzima possui uma faixa de pH considerada ideal. Dentro desses valores a atividade é máxima.
·	Tempo: Quando mais tempo a enzima tiver contato com o substrato, mais produtos serão produzidos.
·	Concentração da enzima e do substrato: Quanto maior a concentração da enzima e do substrato, maior será a velocidade da reação.
As enzimas são classificadas nos seguintes grupos, conforme o tipo de reação química que catalisam:
1-Oxido-redutases: reações de oxidação-redução ou transferência de elétrons. Exemplo: Desidrogenases e Oxidases.
2-Transferases: transferência de grupos funcionais como amina, fosfato, acil e carboxi. Exemplo: Quinases e Transaminases.
3-Hidrolases: reações de hidrólise de ligação covalente. Exemplo: Peptidases.
4-Liases: reações de quebra de ligações covalentes e a remoção de moléculas de água, amônia e gás carbônico. Exemplo: Dehidratases e Descarboxilases.
5-Isomerases: reações de interconversão entre isômeros óticos ou geométricos. Exemplo: Epimerases.
6-Ligases: reações de formação de novas moléculas a partir da ligação entre duas pré-existentes. Exemplo: Sintetases.
A catalase catalisa a decomposição do peróxido de hidrogênio (água oxigenada) a oxigênio e água, conforme a seguinte reação química:
2 H2O2 + CATALASE → 2 H2O + O2
A importância dessa função consiste no fato do peróxido de hidrogênio ser uma substância tóxica para as células. A catalase produz água e oxigênio, duas substâncias que não trazem prejuízos ao organismo.
3) Objetivo: Observar atividade enzimática da enzima Catalase proveniente de diferentes origens (animal e vegetal) e a influência da temperatura na estrutura das enzimas.
4) Materiais utilizados: 
·	Fígado bovino cortado em pequenos cubos.
·	Batata crua descascada cortada em pequenos cubos.
·	Água destilada
·	Peróxido de Hidrogênio (água oxigenada).
·	Placa de aquecimento.
·	Pipeta.
·	Pipetador ou pêra.
·	Tubos de ensaio.
·	Estante para tubo de ensaio.
5) Procedimento: 
- Colocar em dois tubos de ensaio alguns cubinhos de fígado. E em outros dois, alguns cubinhos de batata crua. 
- Ferver um tubo de ensaio com os cubos de fígado e um outo com cubos de batata.
- Após isso, teremos 4 tubos de ensaio, dois com fígado (cozido e cru) e dois com batata (cozida e cru). Colocaremos os 4 tubos na estante pára tubos de ensaio e acrescentaremos água destilada até cobrir o material.
- Logo após adcionar a água destilada (peróxido de hidrogênio), adcionaremos também 0,5 ml de água oxigenada (H2S2) em cada um dos tubos de ensaio.
- Feito tudo isso, observar os resultados e refletir.
--> Questionamentos:
1- Qual é a ação catalítica da enzima catalase? Sobre qual substrato ela age?
Sua ação catalítica é acelerar a velocidade de reação, ou seja, acelerar o metabolismo. A catalase pode agir de diversas formas diferentes em questão de substrato. Como por exemplo: Pode ser aplicada em diversos setores produtivos,como na indústria de queijos, indústria têxtil, desinfecção de lentes de contatos, exames laboratoriais, cosméticos e embalagens alimentícias, onde previnem a oxidação dos alimentos.
2- Por que existe a enzima catalase nos organismos animais e vegetais: Por que isso é necessário?
Porque ela é responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio. E é uma enzima produzida por quase todos os organismos vivos. Isso é necessário pelo fato do peróxido de hidrogênio ser uma substância tóxica para as células. A catalase produz água e oxigênio, duas substâncias que não trazem prejuízos ao organismo.
3- Por que a catalase deixou de estar ativa após a fervura dos materiais biológicos (fígado bovino e batata)?
A temperatura condiciona a velocidade da reação. Temperaturas extremamente altas podem desnaturar as enzimas. Cada enzima atua sob uma temperatura ideal. Neste caso, o fígado cozido não apresentou desnaturação, e por isso, não houve reação alguma. Já a batata pré-aquecida, desnaturou um pouco e liberou uma quantidade pequena de O2. Pois, esta enzima é um tipo de enzima térmoresistente. E pode-se observar também que a enzima catalase não se decompõe em alimentos cozidos, pelo fato de se transformar em outra substância quando é aquecida, e essa nova substância não é catalizadora da água oxigênada, portanto, não promove a sua decomposição.
6) Resultados observados: 
·	Fígado cru + água destilada + H2O2 = A enzima Catalase foi desnaturada, liberando grande quantidade de O2, formando assim, bolhas.
·	Fígado cozido + água destilada + H2O2= O fígado cozido não apresentou desnaturação por conta da elevação da temperatura e por isso, não houve reação alguma. 
·	Batata cru + água destilada + H2O2= A enzima Catalase foi desnaturada, liberando uma quantidade considerável de O2, formando assim, bolhas.
·	Batata pré-aquecida + água destilada + H2O2= A batata pré-aquecida desnaturou um pouco e liberou uma quantidade pequena de O2. Pois, esta enzima é um tipo de enzima térmoresistente. 
7) Conclusão: Após todos os procedimentos e observações feitas, podemos, assim, concluir que a enzima Catalase é responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio. E é uma enzima produzida por quase todos os organismos vivos. Ela é extremamente necessária pelo fato do peróxido de hidrogênio ser uma substância tóxica para as células. A catalase produz água e oxigênio, duas substâncias que não trazem prejuízos ao organismo. Observamos também que existem alguns fatores que podem influenciar na atividade enzimática. Como por exemplo: Temperatura, PH, tempo, concentração da enzima e do substrato. Já os resusultatos observados no procedimento realizado, está descrito acima.
8) Referências bibliográficas:
www.google.comgráficas: 
alunosonline.uol.com.br
www.todamateria.com.br
brasilescola.uol.com.br
www.todoestudo.com.br
eventos.ifc.edu.br