A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Nota da Prova

Pré-visualização | Página 1 de 2

Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Conforme exigência legal, ao final do exercício, as empresas estão obrigadas a encerrar todas as contas de resultado (despesas e receitas), no momento do confronto das despesas com receitas para apurar o resultado. Assim, realizando-se o encerramento das contas de receitas e despesas, as contas de resultado ficam com saldo zerado para que o próximo período contábil seja iniciado. Com relação ao encerramento das contas de resultado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A transferência do saldo das contas de receitas e despesas é feita para uma conta chamada "Resultado".
(    ) As contas de despesa são encerradas pela transferência (débito) de seus saldos devedores para (crédito) da conta resultado.
(    ) É preciso no encerramento de resultado transferir o saldo da conta "Resultado" para uma conta do Patrimônio Líquido chamada de "Lucros ou Prejuízos Acumulados."
(    ) As empresas necessitam fazer a apuração de resultados sempre, somente, uma vez por ano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	A cada final de ano, junto ao encerramento da contabilidade da empresa, o Balanço Patrimonial (BP) e o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) precisam ser emitidos. No BP são apresentados os elementos patrimoniais da empresa em determinado momento, enquanto na DRE evidencia-se a formação do resultado do exercício mediante o confronto de receitas e ganhos contra despesas e perdas (SANTOS; SCHMIDT, 2011). Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Balanço Patrimonial.
II- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
(    ) Constitui-se no relatório sucinto das operações realizadas pela empresa durante determinado período.
(    ) Esclarece muitas das variações do patrimônio líquido no período.
(    ) É importante pela visão que dá referente as aplicações de recursos feitas pela empresa (Ativos).
(    ) Nesta demonstração sobressaem os valores mais importantes às pessoas interessadas na empresa o Resultado líquido do período.
(    ) Permite evidenciar a liquidez da empresa e a proporção do capital próprio em detrimento ao de terceiros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SANTOS, J. L.; SCHMIDT, P. Contabilidade societária. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
	 a)
	I - II - I - II - II.
	 b)
	II - II - I - II - I.
	 c)
	II - I - II - II - I.
	 d)
	II - II - II - I -I .
	3.
	Os sócios Joaquim e Manoel, da empresa Capital Aberto Ltda., aumentaram o capital social da empresa no valor total de R$ 5.000,00, depositados em dinheiro. Com o objetivo de suprir possíveis necessidades futuras, desta forma ocorreu um aumento no Patrimônio Líquido. Com relação a este aumento de capital, analise as sentenças a seguir:
I- Refere-se a uma origem de recursos, e seu crédito é no grupo do Passivo.
II- Refere-se a uma aplicação de recursos, sendo debitado no Ativo Imobilizado.
III- Refere-se a uma aplicação de recursos, sendo creditada no Caixa da empresa.
IV- Refere-se a uma origem de recursos, e a sua fonte é o capital dos sócios.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	Dentro da estrutura de balanço, de acordo com a Lei nº 11.638/2007 e demais alterações, tanto o Ativo quanto o Passivo, dividem-se em Circulante a Não Circulante. Sobre o Passivo Circulante, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11638.htm>. Acesso em: 20 nov. 2018.
	 a)
	Caixa, Capital Social e Estoques.
	 b)
	Caixa Matriz, Caixa Filial e Fornecedores.
	 c)
	Salários a pagar, Fornecedores e Empréstimos a pagar.
	 d)
	INSS a Pagar, Caixa e Bancos.
	5.
	O Plano de contas, também conhecido como elenco de contas, é definido como um conjunto das contas da empresa com o objetivo de reunir e organizar as contas da empresa de forma útil e detalhada. Para Padoveze (2009), o Plano de Contas é o conjunto de contas criadas pelo contador para atender às necessidades de registro das transações dos eventos econômicos. Tal plano é formado por contas sintéticas e analíticas. Com relação às contas sintéticas do plano de contas, avalie as asserções a seguir:
I- As contas sintéticas não recebem lançamentos.
PORQUE
II- São aquelas cujo saldo é conseguido através do somatório do saldo de duas ou mais contas analíticas, ou de duas ou mais contas sintéticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PADOVEZE, C. L. Manual da Contabilidade Básica. Contabilidade Introdutória e Intermediária. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é  uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	6.
	Escrituração Contábil, segundo Moura (2002, p. 76), "é uma técnica contábil que consiste no registro, em livros próprios, de todos os fatos administrativos resultantes da gestão do patrimônio da entidade".  Entre as vantagens da utilização da escrituração contábil é ressaltado por Domingos (2007), a melhoria na qualidade das informações, essenciais para o processo decisório e a condução de negócios. Com relação ao processo de escrituração contábil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para uma correta escrituração é necessário que os fatos administrativos sejam registrados através do lançamento, inicialmente no livro Diário.
(    ) Os principais livros utilizados pela contabilidade para realizar a escrituração são: Livro Diário e Livro de Controles.
(    ) O método utilizado para a escrituração dos fatos administrativos é o método das partidas dobradas.
(    ) Escrituração é uma técnica que consiste em registrar, em livros próprios,  somente os atos administrativos que ocorrem na empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MOURA, Osni Ribeiro. Contabilidade geral fácil: Para Curso de Contabilidade e Concurso Geral. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. 
DOMINGOS, Reinaldo. Escrituração contábil: ter ou não ter. Disponível em: http://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=307. Acesso em: 5 jun. 2018.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	As contas são a representação de elementos patrimoniais de natureza igual o semelhante que ocorram dentro da empresa (PADOVEZE, 2009). O Plano de Contas é um conjunto de contas em função do ramo de atividade e porte de cada empresa. Nele são apresentadas as contas, títulos e descrição de cada elemento com a finalidade de servir de guia para o registro e a demonstração dos fatos contábeis (CREPALDI, 2010). Com relação aos cuidados necessários na elaboração do Plano de Contas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Necessita ser codificado.
(    ) A classificação segue a ordem do particular para o geral.
(    ) Não há necessidade de consultar os usuários.
(    ) deve ser limitado e não oferecer margem para ser ampliado.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.