Buscar

Análise Institucional

Prévia do material em texto

�PAGE �
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR
SUMÁRIO
31.	CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO DO ESTÁGIO	�
31.1	IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO	�
41.2	ESTRUTURA ORGANIZACIONAL	�
52.	OBJETIVO INSTITUCIONAL	�
52.1	NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS	�
62.2	POLÍTICA SOCIAL	�
72.3	RECURSOS FINANCEIROS	�
83.	ÂMBITO INSTITUCIONAL	�
83.1	CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO	�
83.2	PROCESSO DECISÓRIO	�
83.3	RELAÇÃO DEMANDA/COBERTURA DE ATENDIMENTO	�
93.4	SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO	�
93.5	COTIDIANO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL	�
103.6	RELAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHO COM OS DEMAIS ATORES INSTITUCIONAIS	�
103.7	DIMENSÃO ÉTICO POLÍTICA	�
11REFERÊNCIAS	�
��
contextualização histórica da instituição do estágio
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
 UBS (Unidade Básica de Saúde), instituição escolhida para o devido estágio, com a supervisora de campo que exerce sua função de Assistente Social no programa NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), a mesma fica localizada na Avenida Tiradentes número 1333 Centro Juarina-TO.
 A unidade tem as mesmas funções dos antigos postos de saúde, sua designação foi mudada a partir do ano de 2007, através do Programa de Aceleração do Crescimento.
 A UBS de Juarina surgiu logo após o Prefeito Cícero Alves da Costa, ter instituído o Fundo Municipal de Saúde onde também se dá outras providencias, entradas em vigor na data de sua publicação 09 de outubro de 1995, isso no uso de suas atribuições legais e com a aprovação na câmara municipal da Lei 009/95 no dia 28 de setembro no ano de 1995. Para ser mais preciso na Subseção I, art.5º, incisos II, III, IV e V, trata de disponibilizações monetárias para constituir bens moveis e imóveis destinados a saúde.
 Ao decorrer dos anos o prédio era apenas uma pequena parte onde se encontrava 1 recepção, 7 salas, 3 banheiros, e 1 copa, porém no dia 07 de Dezembro de 2011 o Presidente do Conselho Municipal de Saúde em estudo da ampliação da unidade de saúde da família, com os demais conselheiros manifestaram o parecer favorável a execução da obra, por ser viável ao setor.
 Por conseguinte, na gestão de 2013/2016 sendo secretário de saúde, o Sr. Manoel Ferreira Lima, foi executada e concluída a ampliação do prédio, assim então entregue para a gestão posterior de 2017/2020. 
 
 
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
 Nos dias atuais o chefe do poder executivo em esfera municipal é o Sr. prefeito Antônio Ivo Gomes Diniz, a secretária de saúde Sr.ª Irla Larissa Terto Diniz, na direção da atenção básica a Sr.ª Katiucia Abreu Amaral Brito, e na coordenação da atenção básica o Sr. Marcelo Elias dos Santos.
 A instituição tem como finalidade atender ate 80% da população para que não necessite transferir para órgãos maiores como hospitais, em resumo um local de prevenção, e sua missão é cumprir com êxito suas finalidades e suas necessidades. No presente momento sua área de atuação é no munícipio de Juarina, localizado na mesorregião ocidental do Tocantins.
 Na estrutura física da UBS dispõe da 1º parte do prédio, 1 sala de coletas laboratoriais, 1 do E-sus e ACS, 1 de enfermeiro, 1 de emergências e admissão de medicamentos, 1 consultório odontológico adulto, 1 sala de ultrassonografia, 3 banheiros sendo 1 feminino, 1 masculino, e 1 para funcionários, na 2º parte do prédio, 1 sala de atividades, 1 de enfermeira, 1 de regulação, 1 do NASF, 1 de vacinação, 1 de expurgo, 1 de esterilização, 1 consultório odontológico infantil, 1 consultório médico, 1 copa, 2 banheiros bem como 1 feminino e outro masculino, do lado externo 1 sala de farmácia, 1 escovódromo, e no prédio ao lado uma academia de saúde que está articulada aos programas, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a Vigilância da Saúde.
Compondo a equipe de funcionários há 7 Agentes Comunitários de Saúde, 2 Odontólogos, atentando-se que um é cedido pelo Estado, 1 Médica, 1 Assistente Social, 1 Psicóloga, 1 Enfermeiro, 4 Técnicos de Enfermagem, 3 Auxiliares de Consultório Dentário, 1 Fisioterapeuta, 1 Educador Físico, 2 Digitadoras, 1 Assistente Administrativa, 5 Auxiliares de Serviços Gerais, 3 Motoristas, 3 Recepcionistas, 1 Técnica de Laboratório, 1 Farmacêutico, 1 Auxiliar de Farmácia, 1 Coordenadora Atenção Básica e 1 Técnica de Vacinação.
OBJETIVO INSTITUCIONAL
NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS
Os programas conectados realizados na instituição são: 
E-SUS AB PEC – prontuário eletrônico que coleta dados simplificados dos usuários.
SIA – Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS.
BPA – Boletim de Produção Ambulatorial.
SCNES – Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos da Saúde.
SINAN – Sistema de Informações de Agravos de Notificação.
SISNET – Sistema de Controle de Envio de Lotes.
SISLOC – Sistema de Referencial Geográfico Sistema de Localidades.
SISPNCD – Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue.
FORMSUS – Sistema de Informação Vetorial.
SIPNI – Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.
SISPRENATAL – Sistema de Acompanhamento da Gestante.
SISVAN – Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.
Bolsa Família – Sistema de Informação que apoia os serviços de Acompanhamento às famílias beneficiadas pelo programa.
SIVEPDDA – Controle das Doenças Diarreicas Agudas. 
SIM – Sistema de Informação sobre Mortalidade, Federal e Estadual.
SINASC – Sistema de Informação de Nascidos Vivos, Federal e Estadual.
DENGUE – Programa Online Dengue/Chikungunya.
E-GESTOR – Informação e Gestão da Atenção Básica.
Transmissor Datasus – Interlocutor de Alimentação de Sistemas.
Tabwin – Programa que Calcula e gera Tabelas para Relatórios.
SINAN Relatórios – Programa para fazer Relatórios.
FormSUS – Serviço do Datasus para criação de formulários na Web.
Wiki SINAN – Programa que gera Downloads de Aplicativos SINAN.
 E os projetos exercidos são, o Jiu-Jitsu Juarina Brothers, o PSE (Programa de Saúde na Escola), HIPERDIA para hipertensos e diabéticos, e por fim o Rede Cegonha que faz parte do Programa Conectado SISPRENATAL.
POLÍTICA SOCIAL
 A Unidade segue um calendário de ações de políticas sociais que o ministério de saúde disponibiliza, entretanto apenas algumas coincidem com as necessidades do município, sendo elas em ordem cronológicas:
Janeiro: 
Janeiro Roxo – Hanseníase
Janeiro Branco - Saúde Mental.
Fevereiro: 
20/02 Dia Nacional de Combate as drogas e alcoolismo.
Março:
08/03 Dia Internacional da Mulher.
Segunda Semana de Março - Orientações sobre saúde bucal.
Última Semana - Conscientização de Combate à Dengue.
Abril:
Primeira Semana – Orientações sobre Atividades Físicas.
Segunda Semana – Orientação e Promoção de Saúde e Qualidade de Vida.
Terceira Semana – Orientações sobre prevenção e combate a Hipertensão Arterial.
Ultima Semana do Mês – Campanha de Vacinação contra Influenza.
Maio:
Segundo Domingo do Mês – Dia das Mães.
No decorrer do Mês – Orientações sobre o uso Racional de Medicamentos.
15/05 – Dia da Família.
Segunda Semana – Orientações sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
19/05 – Dia Mundial de Combate a Hepatite.
Junho:
Junho Vermelho – Doação de Sangue.
No Decorrer do Mês – Orientações sobre Diabete.
Julho:
Julho Amarelo – Combate a Hepatites Virais.
01/07 – Dia da Vacina BCG.
Agosto:
Primeira Semana – Orientações sobre Amamentação.
Segunda Semana – Orientações sobre Combate ao Colesterol.
Setembro:
Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio.
Outubro:
Outubro Rosa – Câncer de Mama.
Novembro:
Novembro Azul – Saúde do Homem 
Dezembro:
Dezembro Vermelho – Orientações sobre Aids.
RECURSOS FINANCEIROS
 Os recursos da instituição de estágio vêm através de três fontes, sendo de origemFederal, Estadual e Municipal, os Federais são transferidos mensalmente através de contas próprias, e tem a finalidade de financiar todas as atividades executadas na saúde, são separadas por ações/blocos onde custeiam as despesas, o Estadual são repasses mensais para subsidiar a compra de medicamentos, é um recurso pequeno, porém regular, calculado com base na população do município, e por fim o Municipal sendo que no mínimo 15% devem ser aplicados na manutenção da estrutura dos pontos de Atenção Básica da Saúde.
 Em relação aos apoiadores conta-se com o assessor técnico da Secretária de Saúde que trabalha com operacionalização do Fundo Municipal de Saúde, colaborando na questão de prestação de contas, na elaboração de instrumentos da gestão, e da ordenação de despesas do fundo.
ÂMBITO INSTITUCIONAL
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO
 No último censo realizado no município de Juarina-TO, dispôs como resultado 2.202 habitantes, sendo que no relatório consolidado de cadastro do território, ofertado pelo programa E-SUS, foram identificados 1174 usuários ao total, domicílios 469, famílias 281, usuários em situação de rua 4, pessoas com deficiência, auditiva 2, física 19, intelectual/cognitiva 1, outras 11 e visual 8, a população que se apresenta são de todas as idades desde menos de 01 ano, à 80 anos ou mais, no sexo masculino são 583, e no sexo feminino 591.
PROCESSO DECISÓRIO
 CMS (Conselho Municipal de Saúde), tem o papel de atuar na formulação de estratégias e no controle de execução das políticas de saúde, os membros são, a secretária executiva, secretária de saúde e sua suplente, presidente do conselho, suplente do presidente, dois representantes de agentes comunitários de saúde, dois representantes da UBS, dois representantes da igreja católica e da igreja evangélica, dois representantes das associações de apoio as Escolas, e dois representantes da secretaria de assistência social. Os mesmos se reúnem mensalmente para realizar tomadas de decisões e emitir resoluções, as decisões são através de 50% mais 1 de membros reunidos, ou seja, apenas se houver quórum, toda e qualquer resolução deve ser lançada no sistema SIASC, função da Secretária Executiva do conselho.
RELAÇÃO DEMANDA/COBERTURA DE ATENDIMENTO
 A maior demanda de atendimento na Unidade Básica de Saúde é de hipertensos e diabéticos, inclusive a organização e planejamento das programações, de ações, com orientações para esse publico alvo, é a mais realizada devido a necessidade de conhecimento das causas e tratamentos, as idades mais afetadas são de 40 a 60 anos e acima de 60 anos. 
SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO
 De acordo com o caderno de Atenção Básica nº 27, o profissional do Serviço Social é fundamental para o que prevê a portaria nº 154 que regulamenta a criação do NASF. 
 As ações de serviço social deverão se situar como espaço de promoção da cidadania e de produção de estratégias que fomentem e fortaleçam redes de suporte social, propiciando maior integração entre serviços de saúde nos territórios adscritos, contribuindo para o desenvolvimento de ações Inter setoriais que visem o fortalecimento da cidadania (CFESS, Brasília, 2010).
 O Serviço Social nesta instituição exerce instruções sobre auxilio doença (benefício do INSS), faz orientações e acompanhamentos de usuários que utilizam os serviços da APAE de referência, localizada na cidade de Colinas-TO, requisita atendimentos para pacientes específicos nas instituições competentes, encaminha solicitações de medicamentos e exames de pessoas com vulnerabilidade social para a Secretária de Saúde, realiza visitas domiciliares para o público alvo do NASF, e promove melhor atendimento aos usuários que contem dificuldades de expressão, assim prevenindo situações de risco social.
 
COTIDIANO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
 No cotidiano do exercício do Assistente Social da UBS, são efetuadas ações, sendo elas, estudos de casos, eventos com toda equipe do NASF, onde organizam-se atividades de entretenimento, palestras de prevenções, e o programa de Planejamento Familiar (Laqueadura e Vasectomia) da Lei 9.263/96, o projeto oficial exercido por toda a equipe é chamado de Projeto Amor de Mãe, realizado por Psicóloga, Assistente Social, Fisioterapeuta e Educador Físico.
RELAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHO COM OS DEMAIS ATORES INSTITUCIONAIS
 O NASF é constituído por uma equipe de profissionais de diferentes áreas de conhecimento, onde trabalham em parceria com a equipe de Saúde da Família, essa relação prevê uma revisão da prática do encaminhamento com base nos processos de referência e contra referência, trabalham na prática com a multidisciplinaridade, junto aos funcionários do município e do estado, proporcionando a evolução das técnicas de intervenção nos diversos campos de suas implicações no âmbito da saúde do trabalhador, ações para que o movimento preventivo e de educação em saúde que visam sensibilizar e capacitar o indivíduo, a família, e a comunidade para articular hábitos que possam contribuir para a saúde físico-funcional e aumentar seu controle e sua complexibilidade do processo saúde/doença.
DIMENSÃO ÉTICO POLÍTICA 
 Cada Profissional baseia-se em seu código de ética, no da unidade, e no do programa em que estão inseridos (NASF), visando manter uma relação ético politica profissional tanto no presente órgão, quanto nos demais órgãos de referência, na pratica do exercício profissional na mudança da sociedade, sempre priorizando uma atuação que tenha seu valor central a ética de longe autoritarismo dando a liberdade necessária para seus pacientes, sempre buscando agilidade nos processos realizados.
 
REFERÊNCIAS
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de saúde. Série trabalho e projeto profissional nas políticas sociais, n°2, Brasília: CEFESS, 2010.
(29 de abril de 2019). Fonte: Ministerio da Saúde: http://portalms.saude.gov.br/component/tags/tag/ubs
(29 de abril de 2019). Fonte: http://maismedicos.gov.br/o-que-tem-na-ubs
(30 de abril de 2019). Fonte: NASF: http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/saude-da-familia/nucleo-de-apoio-a-saude-da-familia-nasf
Sistema de ensino a distância 
curso de serviço social
cínthia silva dos reis
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGÁTORIO I:
Caracterização Socio Institucional 
Juarina-TO
2019
cínthia silva dos reis
estágio curricular obrigátorio i:
Caracterização Socio Institucional
Trabalho do curso de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Estágio Curricular I: Caracterização Socio Institucional.
Coordenador(a) do curso: Prof.ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli. 
Tutora Presencial: Carmina Martins de Sousa Rocha.
Juarina-TO
2019

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes