Buscar

Avaliando Conhecimento 8 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
8a aula
	
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
	
	1a Questão
	
	
	
	Entende-se por _____________, para os fins desta Norma (NR____), a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada à natureza e ao tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador durante a sua vida laboral. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
		
	
	Teto máximo de tolerância / 15.
	 
	Limite de tolerância / 15.
	
	Teto limite de tolerância / 16.
	
	Teto máximo de tolerância / 16.
	
	Percentual máximo de tolerância / 15.
	Respondido em 20/10/2019 21:21:18
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o artigo 194 da CLT, a cessação do pagamento do adicional de periculosidade dar-se-á com a _________________ do risco à saúde e a integridade física do trabalhador.
		
	
	Construção.
	
	Moderação.
	
	Redução.
	
	Conclusão.
	 
	Eliminação.
	Respondido em 20/10/2019 21:21:49
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	RESULTADOS DE LAUDO TÉCNICO-PERICIAL PARA UMA INDÚSTRIA QUÍMICA: EMPREGADO ENQUADRAMENTO PARA INSALUBRIDADE Manoel da Silva Radiações ionizantes (grau máximo) e ruído (grau médio) Bruno Toledo Calor (grau médio) e ruído (grau médio). Maria Miranda Ruído (grau médio) e agentes biológicos (grau máximo) Com base no resultado do laudo anterior, realizado para o enquadramento para pagamento de adicionais de insalubridade em uma indústria de grande porte, é correto afirmar que:
		
	
	A legislação brasileira não dispõe sobre casos como este, que deverão ser definidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	Apenas o empregado Bruno Toledo terá direito à percepção cumulativa de ambos os adicionais, pois ambos possuem o mesmo grau médio de insalubridade
	
	Cabe ao empregado decidir qual o adicional desejará receber, sendo absolutamente vedada a percepção cumulativa de ambos os adicionais.
	 
	Será pago aos empregados somente o adicional de maior grau, pois é vedada a percepção cumulativa.
	
	Todos os empregados mencionados terão direito à percepção cumulativa de ambos os adicionais.
	Respondido em 20/10/2019 21:24:01
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Uma certa indústria química do setor de tintas e solventes realizou uma perícia técnica visando a atender a uma exigência judicial para mapeamento de atividades perigosas e insalubres. Em função do elevado número de empregados enquadrados para exposição a ruído, o engenheiro de segurança do trabalho e a direção da empresa optaram por instalar proteções acústicas que diminuirão, consideravelmente, o nível de ruído no ambiente de trabalho. Com base no caso descrito, é correto afirmar que:
		
	
	O pagamento do adicional de insalubridade somente poderá ser suspenso após a instalação da proteção acústica e mediante aprovação da CIPA local
	 
	O pagamento do adicional de insalubridade poderá ser suspenso, desde que comprovado, através de perícia técnica realizada por órgão competente, que o empregador adotou medidas técnicas que eliminaram os efeitos nocivos do agente
	
	O pagamento do adicional de insalubridade poderá ser suspenso a qualquer momento, tão logo as proteções acústicas estejam instaladas
	
	O pagamento de insalubridade não poderá mais ser suspenso, visto que já foi incorporado ao salário dos empregados expostos e sendo, então, considerado direito adquirido
	
	O pagamento do adicional de insalubridade poderá ser suspenso, tão logo a decisão pela instalação da proteção acústica seja tomada e formalizada junto à entidade sindical
	Respondido em 20/10/2019 21:26:19
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo a NR15, Atividades e operações insalubres, salvo as especificidades no caso de incidência de mais de um fator de insalubridade será considerado:
		
	 
	O grau de risco mais elevado;
	
	o grau de risco menor ;
	
	A média de grau de risco;
	
	o grau de risco definido pelo colaborador;
	
	Ambos os graus de riscos;
	Respondido em 20/10/2019 21:27:22
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A NR 15 apresenta os assuntos relacionados com as atividades e operações insalubres, realizadas em ambientes que podem oferecer riscos significativos aos trabalhadores.
I - são realizadas inspeções nos locais de trabalho por profissional competente
II -  por meio das inspeções, ainda assim não é possível constatar que a atividade executada é insalubre
III - o trabalhador exposto a um ambiente insalubre tem a garantia de recebimento de percentual que incide sobre seu pagamento, sendo de 40% para insalubridade de grau máximo, 20% para insalubridade de grau médio e 10% para insalubridade de grau mínimo
Assinale a alternativa correta:
		
	
	II está correta
	
	I, II, III estão corretas
	
	I, II estão corretas
	
	I está correta
	 
	I, III estão corretas
	Respondido em 20/10/2019 21:29:14
	
Explicação:
Periodicamente são realizadas inspeções nos locais de trabalho por profissional competente, documentadas por laudo de inspeção contendo os riscos específicos de exposição do trabalhador. Por meio das inspeções é possível constatar que a atividade executada é insalubre, ou seja, compromete a saúde do trabalhador pela presença de agentes agressivos ou acima dos limites de tolerância permitidos pelas normas técnicas. O trabalhador exposto a um ambiente insalubre tem a garantia de recebimento de percentual que incide sobre seu pagamento, sendo de 40% para insalubridade de grau máximo, 20% para insalubridade de grau médio e 10% para insalubridade de grau mínimo
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Segundo a NR 15, salvo as especificidades no caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será considerado(a):
		
	
	O critério de escolha é do funcionário.
	 
	O grau de risco mais elevado.
	
	O grau de risco menor.
	
	Ambos os graus de risco.
	
	A média de grau de risco.
	Respondido em 20/10/2019 21:30:34
	
Explicação:
Quando o profissional é submetido a vários tipos de riscos insalubres em seu ambiente de trabalho, a norma regulamentadora prevê que o profissional terá direito apenas a um adicional de insalubridade, e no caso aquele que oferece o maior grau de risco, não sendo considerado o profissionar receber cumulativamente vários adicionais de insalubridade.
A norma prevê que se a empresa não consegue eliminar ou neutralizar os riscos presentes em seu ambiente de trabalho - riscos que afetam a saúde do empregado - devera acrescentar ao salário do empregado um adicional de insalubridade, que é um percentual aplicado sobre o valor do salário mínimo da região, e esse percentual vai variar em função do tipo de risco que o empregado está sendo exposto, que varia de um grau mínimo (10% de adicional), grau médio (20% de adicional) e grau máximo (40% de adicional).
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Qual a definição dada para as atividades consideradas insalubres?
		
	
	Atividades desenvolvidos no âmbito empresarial para desenvolver medidas preventivas contra acidente de trabalho e eliminar qualquer ato inseguro dos funcionários.
	
	Atividades realizadas anualmente pela CIPA com o objetivo de prevenir acidentes, instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas.
	
	Atividades em que o trabalho é realizado em condições que a lei entende acarretarem um risco para a integridade física do trabalhador. O risco de ocorrer uma fatalidade é mais iminente, existindo o risco de morte imediata.
	
	Atividades voltadas para a proteção da integridade físicae mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
	 
	Atividades que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerâncias fixadas em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
	Respondido em 20/10/2019 21:32:15

Outros materiais