A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV FLEX 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Thaynnara Priscila Costa Pinto (1828451)
	Disciplina:
	Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454436) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	12379786
Parte superior do formulário
	1.
	A democracia está mais do que uma forma de governo ou de governança; é, acima de tudo, uma forma de vida associativa, de uma experiência humana construída em conjunto" (DEWEY, 2005, p. 35). A relação da educação e a democracia foi um tema recorrente no início da contemporaneidade e continua sendo um objetivo da educação ocidental e globalizada. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A promoção de processos eleitorais no ambiente escolar, por si só, garante o essencial da democracia, ou seja, o exercício da aceitação mútua, presente na relação pedagógica.
( V ) A colaboração entre grupos e pessoas é essencial à convivência pacífica e ao desenvolvimento histórico da sociedade. Não é a luta o modo fundamental de relação humana, mas a colaboração.
( V ) Pela educação como prática democrática se constrói o político e se concorre para uma sociedade mais cooperativa, mais compartilhada e mais digna de ser compartilhada.
( V ) O valor das instituições e dos ambientes democráticos reside na possibilidade de reconstrução e enriquecimento da experiência humana, mais livre e em que todos participem e para a qual todos contribuam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DEWEY, John. A concepção democrática de educação. Maringá: Viseu, 2005.
	
	a) V - F - F - F.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	 
	2.
	Diante da proliferação de várias obras sendo impressas e publicadas, muitas destas com temas e ideias que a Igreja Católica considerava subversivas, a instituição religiosa teve que tomar algumas medidas. Para proteger-se dessa ameaça das novas publicações aos dogmas da Igreja Católica, qual foi a medida que ela tomou?
	
	a) Impressão de várias edições do Donato e bulas de indulgências.
	
	b) Publicação do Index Librorum Prohibitorum.
	
	c) Censura da Mesa de Consciência.
	
	d) Impressão em massa da versão Vulgata de São Jerônimo.
	 
	 
	3.
	John Locke, autor de várias obras que marcaram a Modernidade, como o Ensaio sobre o Entendimento Humano, de 1690, Alguns Pensamentos sobre a Educação, de 1693 e A Conduta do Entendimento, de 1706, foi defensor da separação de poderes entre Igreja e Estado, ou seja, defendeu o Estado laico. Sua proposta para a educação e sobre temas que influenciam diretamente a educação, como as questões sobre o conhecimento, são ainda hoje, ao menos parcialmente, influentes. Sobre John Locke e seu pensamento, analise as sentenças a seguir:
I- Foi o estudioso que defendeu o idealismo, ou seja, acreditava que o conhecimento era consequência de ideias inatas, o conhecimento e as habilidades são herdadas, colocando-se a favor das noções de dom artístico.
II- Criticou enfaticamente as ideias medievais, o descaso atribuído às línguas vernáculas e aos cálculos, e dava ênfase ao latim.
III- Apresentou a expressão latina de tábula plenus, que procurava explicar que o ser humano nasce como um papel com registros inatos e biológicos e que vai sendo atualizado ao longo de sua vida.
IV- Locke teoriza sobre uma educação que se destinava tanto a homens como a mulheres e que tinha por objetivo endurecer, regular e moldar a delicadeza e os demasiados cuidados, que seria obtida por meio de uma espécie de "educação do corpo".
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença IV está correta.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	4.
	Dentre as abordagens filosóficas educacionais, prevalecem o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Essas filosofias educacionais fornecem elementos essenciais do que se deve ensinar e são fundamentais no que diz respeito aos componentes curriculares escolares. Sobre o Perenialismo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena, o currículo exigente centra-se na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em disciplinas duradouras.
	
	b) A filosofia da educação perenialista foi estabelecida na América desde meados dos anos de 1920 até meados dos anos 1950, e John Dewey foi seu principal proponente.
	
	c) O objetivo da educação é facilitar um processo crítico de construção do conhecimento e estimular a autonomia e o desenvolvimento pessoal do aluno na cidadania.
	
	d) A aprendizagem está enraizada nas questões dos alunos que surgem ao experimentar o mundo, é ativa, não passiva, e o aluno é um solucionador de problemas e pensador que faz sentido através de sua experiência individual.
	 
	 
	5.
	Existem várias maneiras de conceber a educação com os múltiplos campos e abordagens da filosofia. A filosofia da educação pode ser entendida, em uma de suas concepções, não como uma disciplina acadêmica, mas como uma teoria educacional normativa que unifica a pedagogia, o currículo, a teoria da aprendizagem e o propósito da educação e se baseia em pressupostos metafísicos, epistemológicos e axiológicos específicos. Essas teorias também são chamadas de filosofias educacionais. Entre as diversas abordagens filosóficas educacionais, podemos destacar o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Sobre a abordagem educacional perenialista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Como os detalhes dos fatos mudam constantemente, eles não podem ser os mais importantes, portanto, deve-se ensinar princípios, não fatos; e como as pessoas são humanas, deve-se ensinar primeiro sobre os seres humanos, não sobre máquinas ou técnicas.
PORQUE
II- Os perenialistas acreditam que se deve ensinar as coisas que se considera de eterna importância para todas as pessoas em todos os lugares.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 
	 
	6.
	O século XX foi marcado por inúmeras situações que colocaram em xeque o processo de desenvolvimento que se havia alcançado, entre elas encontram-se as guerras mundiais e as péssimas condições de vida das populações em determinadas regiões do mundo. As dificuldades também alcançaram as instâncias políticas e econômicas, em que diversas crises abalaram governos e sociedades inteiras. Nesse contexto, surgiram vários modelos de política e sociedades autoritários que tiveram também implicações para a educação. Sobre a educação nos países autoritários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) Os modelos de política e sociedade autoritários utilizaram de estratégias que restringiam o acesso às informações, em especial alterando as formas de ensinar e censurando conteúdos de disciplinas que possuíam potencial crítico-reflexivo diante da realidade.
(V    ) O modelo comunista de educação tinha como prioridade a ampliação de vagas no ensino básico, o que conseguiu melhorar os números de analfabetismo que eram registrados naqueles países.
(   F ) No que diz respeito ao Ensino Superior, em algumas universidades dos países, como Cuba e Rússia, os estudos e as pesquisas nas áreas médicas e da saúde decaíram e foram responsáveis por obstruir tratamentos e curas a doenças.
( V   ) Nos países fascistas, professores universitários