A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
apol 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Fundamentos de Antropologia
. Com relação ao conceito de Cultura, este foi analisado e estudado, por vários anos, por diferentes pensadores da antropologia. Os próprios antropólogos apresentaram, em seus estudos, conceitos que revelavam o que compreendiam como cultura. Com base em seus estudos, preencha corretamente a coluna abaixo, relacionando o autor do conceito ao seu pensamento.
Edward Tylor
Franz Boas
Bronsilaw Malinowski
 
        Conceitos de Cultura:
 (   ) Cultura é “a totalidade das reações e atividades mentais e físicas que caracterizam o comportamento dos indivíduos que compõem um grupo social”.
 
(   ) Cultura é todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
(   ) O todo global consistente e implementos e bens de consumo, de cartas constitucionais para vários agrupamentos sociais, de ideias e ofícios humanos, de crenças e costumes”.
 
A relação correta entre autor e pensamento sobre o conceito de cultura é:
Nota: 20.0
	
	A
	1-2-3
	
	B
	3-2-1
	
	C
	2- 1- 3
Você acertou!
R.: Os antropólogos apresentaram diferentes visões acerca da cultura- e sua definição. Não se trata aqui, de hierarquia do conceito ou de qual conceito está correto ou incorreto, mas sim das distintas compreensões apresentadas. Este conteúdo está disponível na Rota de Estudos da Aula 01.
	
	D
	1-3-2
	
	E
	2-3-1
Questão 2/5 - Fundamentos de Sociologia
Com relação ao atributo científico destinado à Sociologia, três fatores são importantes, sendo eles: o conjunto de teorias próprias; a organização de um saber rigoroso e sistemático e métodos elaborados de investigação e análise. Além disso, há três conjuntos de ferramentas presentes nas pesquisas sociológicas que precisam ser considerados. Sobre estes conjuntos, leia as assertivas:
I - As teorias fazem parte deste conjunto, pois formam um conjunto sistematicamente organizado de ideias onde, respeitando o viés e as diferentes perspectivas dos autores, indicam o que é relevante investigar e as possíveis relações entre diferentes aspectos de uma realidade social.
II As hipóteses, representam uma possível resposta conjectural ao problema pesquisado.
III. Os dados, os quais constituem o conjunto das informações previamente selecionados e organizados coerentemente em relação ao objeto a ser investigado.
 
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I está correta.
	
	B
	I, II, III estão corretas.
Você acertou!
R.: Todas elas fazem parte do conjunto de ferramentas presentes nas pesquisas sociológicas, com as descrições corretamente apresentadas. Este conteúdo está disponível na Rota de Estudos da Aula 01.
	
	C
	I, III estão corretas.
	
	D
	III está correta.
	
	E
	II está correta.
Questão 3/5 - Fundamentos de Sociologia
Na Sociologia, um dos estudos relacionados à explicação dos fenômenos sociais, diz respeito à Teoria da Perspectiva Funcionalista. Teoria esta, desenvolvida principalmente por Emile Durkheim (1858-1917), apresenta características específicas na sua forma de compreensão da sociedade. Deste modo, leia a frase abaixo:
 
“ Assim como o corpo humano possui membros, órgãos e partes especializadas, tudo funcionando para bem do __________, a sociedade é comparada a um organismo _________em evolução, onde os grupos, classes e instituições atuam de modo ________, cada qual desempenhando suas funções de modo a promover a integração da sociedade. ”
 
Com base em seus estudos e leituras, assinale a única alternativa que preenche corretamente as lacunas indicadas acima.
 
Nota: 20.0
	
	A
	indivíduo; vivo; semelhante.
	
	B
	todo; morto; semelhante.
	
	C
	todo; vivo; semelhante.
Você acertou!
R.: De acordo com os estudos desta disciplina, essa compreensão acerca da sociedade, a partir da leitura de Durkheim, promove a explicação do funcionamento dos fenômenos sociais. Este conteúdo está disponível na Rota de Estudos da Aula 01.
	
	D
	indivíduo; morto; distinto.
	
	E
	todo; vivo; distinto.
Questão 4/5 - Fundamentos de Antropologia
. Na disciplina de Antropologia, estudamos o conceito de cultura, tendo em vista tratar-se de objeto de estudo referencial da Antropologia.  O termo cultura vem das palavras colare, que significa cultivar ou instruir e cultus, que significa cultivo e instrução. Com base no conceito de cultura, leia a frase abaixo:
 
“ Cultura engloba os modos __________e aprendidos durante a vida, que são transmitidos pelos __________e grupos em sociedade. Mas seu conceito vai muito além disso. Para Edward Tylor, cultura é todo complexo que inclui _________, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Conforme seus estudos sobre cultura e o que foi aprendido na aula, assinale a alternativa que possui as palavras que preenchem corretamente as lacunas acima indicadas:
Nota: 20.0
	
	A
	heterogêneos; indivíduos; conhecimento.
	
	B
	comuns; pais; conhecimento.
	
	C
	heterogêneos; pais; justiça.
	
	D
	comuns; indivíduos; conhecimento.
Você acertou!
R.: Conforme os estudos da Aula 01, a cultura é apreendida por meio de modos comuns vivenciados em sociedade. Ela pode ser repassada, tanto por indivíduos (não necessariamente os pais) como pela sociedade em geral. O conhecimento, para Edward Tylor, é um dos elementos que compõe o conceito de cultura.
	
	E
	heterogêneos; indivíduos; justiça.
Questão 5/5 - Fundamentos de Antropologia
Conforme tem sido apresentado nesta disciplina, a cultura pode ser identificada em alguns atos e aspectos da vida cotidiana. Como já foi relatado, na própria rota de estudos, o comportamento humano pode ser determinado pela cultura de um povo, já que “nós agimos de acordo com o que aprendemos”. Sendo assim e de acordo com o estudado, leia as afirmações abaixo:
I O comportamento humano independe da cultura de um povo.
II A cultura de um povo não impacta, nas ações particulares dos indivíduos que por ela foram influenciados, sob nenhuma hipótese.
III O termo cultura real é utilizado para identificar o que concretamente praticam ou pensam nas atividades de uma sociedade no seu cotidiano.
IV A denominada cultura ideal é normativa, pois comportamentos que são expressos verbalmente como bons, mas nem sempre são praticados.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II.
	
	B
	I, III, IV.
	
	C
	II, III.
	
	D
	I, IV.
	
	E
	III, IV.
Você acertou!
R.: Está correto, pois conforme os estudos desta disciplina, a cultura de um povo influencia o comportamento e o agir humano (o que está contraditório nas afirmativas I e II). As concepções de cultura real e cultura ideal estão de acordo com o apreendido na disciplina. Este conteúdo está disponível na Rota de Estudos da Aula 01.