Buscar

atividadE 1 gestão de projetos

Prévia do material em texto

atividadE 1 gestão de projetos
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As metodologias ágeis estão em crescente destaque em gerenciamento de projetos. Com base nisso, o PMI criou uma certificação específica para essa nova metodologia, tornando-a muito atrativa e concorrida. Esse novo ambiente contempla estratégias relevantes ao gerenciamento ágil e, ainda, por serem intuitivas, aceleram a condução dos projetos. Quando se fala em projetos ágeis, necessitamos ter em mente algumas palavras-chaves, as quais fazem parte desse novo cenário. A atenção a esses termos constrói maior objetividade nesse novo aprendizado.
 
______. Project Management Professional (PMP)®. 2018b. Disponível em: < https://www.pmi.org/certifications/types/project-management-pmp >. Acesso em: 27/11/2018.
 
Assim, examine as afirmativas a seguir e assinale V nos itens que se relacionam diretamente às metodologias ágeis e F quando não se relacionarem.
 
(  ) Agile Certified Practitioner
(  ) Kanban
(  ) Project Management Professional
(  ) Scrum
 
Após sua análise, assinale a sequência correta de respostas verdadeiras (V) e falsas (F).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência assinalada corresponde às palavras-chaves em gerenciamento de projetos ágeis. Você demonstrou conhecer os conceitos e metodologias aplicadas. Como vimos em nosso e-book, a metodologia Lean e TDD também fazem parte da abordagem ágil.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Empresas excelentes são capazes de reconhecer a necessidade de novos processos e de integrá-los rapidamente às estruturas de gerenciamento existentes.” Sabemos que os grupos de processos em gerenciamento de projetos, que são de suma importância, se relacionam com todas as áreas do conhecimento de projetos. Dessa forma, entender seus conceitos e suas correlações faz com que se reconheçam com maior agilidade os processos a eles designados, além de propiciar maior visibilidade e entendimento aprofundado de projetos.
 
KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2011. p. 304.
 
A partir do que foi exposto, correlacione os seguintes conceitos às suas respectivas características.
 
I. Grupo de processos de iniciação
II. Grupo de processos de planejamento
III. Grupo de processos de monitoramento e controle
IV. Grupo de processos de execução
V. Grupo de processo de encerramento
 
( ) Um número elevado de processos são constituídos nesse grupo de processo.
(  ) Tem como saída de seu processo o termo de abertura do projeto.
( ) Termos de aceites do projeto e registro de lições aprendidas são realizados.
(  ) Acompanha todo o ciclo de vida do projeto.
(  ) É a ação do projeto propriamente dita, que reúne processos como o de realizar a garantia da qualidade.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, I, V, III, IV.
	Resposta Correta:
	 
II, I, V, III, IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Você correlacionou corretamente os grupos de processos aos seus processos, bem como as principais saídas oriundas destes. Dessa forma, sua compreensão quanto aos grupos de processos contribuirá para uma maior visibilidade das atividades.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando pensamos em projetos, temos que ter claro sua característica e sua natureza, pois essas especificidades os distinguem de outros conceitos. Sabemos que eles têm começo, meio e fim, e assim estamos falando de sua característica.
“Mesmo que um projeto se prolongue por muitos anos, devido a atrasos e problemas, ele é criado para ter duração finita”.
Quando falamos em projeto, mesmo que já tenha sido implementado em uma outra empresa, porém com outros stakeholders envolvidos, estamos falando de sua natureza.
CAVALCANTI, F. R. P. Fundamentos de gestão de projetos. Rio de Janeiro: Atlas, 2016. p. 6.
 
Dessa forma, quanto à característica e à natureza dos projetos, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
 
(  ) Projetos são temporários e exclusivos.
(  ) Projetos são temporários e inclusivos.
(  ) Projetos são permanentes e exclusivos.
(  ) Projetos são permanentes e inclusivos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. Os projetos são temporários, ou seja, têm início, meio e fim determinados. Eles também são exclusivos, pois, embora possam ter similaridade a outros projetos anteriormente já realizados, mudam-se o ambiente e os atores envolvidos, fazendo com que sua essência seja sempre exclusiva.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Embora seja o último processo a ser concluído, é um dos mais delicados, pois, além de certificar que todos os demais grupos de processos foram atendidos de acordo com o planejamento realizado, ele traz a criticidade da entrega formal do projeto, atestando que o projeto está finalizado. Clientes, por vezes, acabam por prorrogar essa oficialização por se sentirem inseguros. Nesse momento, é importante que o gestor de projetos os deixem confortáveis e demonstre as etapas atendidas corretamente, por meio de documentações que foram traçadas e registradas ao longo do projeto.
 
Avalie as proposições a seguir acerca do grupo de processos de encerramento e a relação entre elas.
 
No grupo de processos de encerramento, documentar as lições aprendidas é fundamental.
 
PORQUE
 
É a oportunidade de reformular os pontos críticos não os repetindo nos próximos projetos ou, ainda, sendo insights para a criação de novos projetos.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. É fundamental documentar as lições aprendidas, tanto para não repeti-las nos próximos projetos, como para utilizá-las como criação de um novo processo no quisto de planejamento, antecipando, assim, falhas que possam comprometer os projetos.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O grupo de processo de iniciação contempla processos de ponto de partida dos projetos. É um processo importante, pois informa que o projeto está confirmado e autoriza o gerente de projetos a aplicar os recursos organizacionais às atividades do projeto. Como entradas, temos: a declaração do trabalho do projeto; o business case, os contratos; os fatores ambientais da empresa e os ativos de processos organizacionais, que são os estímulos iniciais para analisar como se constituirão as saídas desse grupo.
 
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: Guia PMBOK. 6. ed. Filadélfia/EUA: Project Management Institute, 2018.
 
Com as informações prestadas e guiadas pelo PMI, observe os processos a seguir:
 
Encerrar as aquisições.
Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto.
Coletar os requisitos.
Desenvolver o termo de abertura do projeto.
 
Agora, assinale qual ou quais processos são integrantes do grupo de processos de iniciação:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta. O grupo de iniciação compreende desenvolver o termo de abertura do projeto e, para isso, utiliza as entradas supracitadas com o intuito de otimizar e satisfazer às expectativas do projeto.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Projetos são conjuntos de atividades que podem ser subdivididas. Quando nos reportamos à metodologia ágil Scrum, essa subdivisão temuma nomenclatura exclusiva. Essa terminologia é representada em ciclos e nela o “trabalho é priorizado a partir de uma lista de requisitos do cliente, chamada de estórias de usuário – sendo que o conceito de estórias é originário da metodologia de Extreme Programming. Por desenvolver a partir da priorização dos requisitos, garante-se que se trabalha no que tem maior prioridade e valor para o cliente”.
 
PMTECH. Scrum. [s. d.]. Disponível em: < https://www.pmtech.com.br/scrum.html >. Acesso em: 30/11/2018.
 
De acordo com o que foi descrito, quando falamos em “fatiar” o projeto na metodologia ágil Scrum, nos referimos a:
 
I. Agile.
II. Fases.
III. Sprint.
IV. Processos.
 
Agora, assinale a alternativa que traz a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Os sprints são os ciclos de atividades cujo objetivo é o de “fatiar” os projetos, permitindo a otimização das entregas a partir do conhecimento das atividades prioritárias, dadas as últimas atualizações do projeto.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em projetos, as fases possuem distintas características, as quais promovem o comportamento gerencial de cada uma, pois pode haver projetos em que os três tipos de fases são empregadas. Dessa forma, a correta designação e compreensão de suas características são bem representativas em gerenciamento de projetos. O estudo dos tipos de fases oportuniza a representação gráfica do estágio de um projeto, dando visibilidade quanto às suas subsequentes atividades. Entendê-las, então, é o meio de interagirmos e organizarmos os distintos recursos dos projetos.
 
Os tipos de relação entre as fases do projeto são:
 
Relação sequencial
Relação interativa
Relação sobreposta
Relação iterativa
 
Agora, assinale a alternativa que traz a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Três são os tipos de fases em projetos: sequencial, sobreposta e iterativa. É importante, também, sabermos como elas são planejadas e executadas, uma vez que podem se interligar em um único projeto.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os gestores de projetos desempenham papéis de extrema relevância, entretanto, sozinhos, eles não realizam todas as atividades necessárias. Papéis como o do sponsor e o do cliente são complementares a essas atividades. Nesse sentido, todas as responsabilidades devem ser claras e estabelecidas desde o início do projeto, para que a comunicação se torne efetiva. Além das habilidades técnicas, o gestor de projetos precisa desenvolver habilidades pessoais, as quais, inclusive, norteiam o clima do projeto, o que favorece a todos os stakeholders.
 
Com base nessas inferências, podemos considerar as seguintes habilidades pessoais, próprias do gestor de projetos:
 
A empatia, que permite ao gestor de projetos se colocar no lugar de sua equipe.
O engajamento, pelo qual o gestor de projetos faz a equipe observar o valor agregado de suas atribuições e se dispor a fazê-las da melhor forma possível.
Os conhecimentos em grupos de processos, com os quais o gestor de projetos faz a correta interligação nos projetos.
 A liderança, pela qual orienta a equipe e a mantém no trilho certo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, IV.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. As habilidades pessoais de grande valia para o profissional em gerenciamento de projetos são as relacionadas à empatia, ao engajamento e à liderança, pois esses aspectos tornam o trabalho em equipe equilibrado, bem articulado e conduzido de forma mais harmônica.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A análise do ambiente em que o projeto será inserido se torna providencial devido às influências emergidas nesse cenário. Nesse quesito, o diagnóstico organizacional balizará as plataformas de interações entre os stakeholders, as políticas e os métodos estabelecidos. Assim, o fator ambiental que afeta significativamente os projetos é a sua estrutura organizacional. Ela está intimamente relacionada à autoridade do gerente de projetos, à disponibilidade de recursos, ao controle do orçamento, à participação do gerente de projetos e à equipe administrativa de gerenciamento de projetos.
 
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: Guia PMBOK. 6. ed. Filadélfia/EUA: Project Management Institute, 2018.
 
A seguir, apresentamos os tipos de estruturas organizacionais nas quais os projetos podem estar inseridos.
 
I. Estrutura organizacional funcional
II. Estrutura organizacional matricial fraca
III. Estrutura organizacional matricial balanceada
IV. Estrutura organizacional matricial forte
V. Estrutura organizacional projetizada
 
Correlacione as estruturas especificadas acima com as suas respectivas características.
 
(  ) O controle do orçamento é misto e a autoridade do gerente de projetos vai de baixa a limitada. 
(  ) Quem controla o orçamento do projeto é o gerente de projetos, cuja  autoridade é alta.
(  ) Quem controla o orçamento do projeto é o gerente funcional e a autoridade do gerente de projetos é pouca ou nenhuma.
(  ) O controle do orçamento é do gerente funcional e a autoridade do gerente de projetos é limitada.
(  )  O controle do orçamento é responsabilidade do gestor de projetos e a autoridade do gerente de projetos é de moderada a alta.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, V, I, II, IV.
	Resposta Correta:
	 
III, V, I, II, IV.
	Feedback da resposta:
	Muito bem! Você demonstrou compreender corretamente as premissas estabelecidas de cada estrutura organizacional, relacionadas ao controle do orçamento e à autoridade do gerente de projetos.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“O ciclo de vida do produto vai desde a concepção de um novo produto até a sua retirada de circulação, quando ele deixa de ser comercializado. Um mesmo produto pode necessitar de vários projetos ou mesmo de um programa para ser desenvolvido. O produto pode ainda requerer outros projetos ao longo de seu ciclo de vida para atualizações.”
Quando conseguimos visualizar os processos e como eles se comunicam entre si, é oportunizada uma melhor compreensão do todo, e prima por ter maior visibilidade de todas as etapas do projeto.
 
TRENTIM, M. H. Gerenciamento de projetos: guia para as certificações CAPM  e PMP  . São Paulo: Atlas, 2014. p. 45.
 
A figura a seguir é uma representação de como é realizada a interação dos grupos de processos com o ciclo de vida dos projetos.
 
 
Fonte: TRENTIM, 2014, p. 45.
 
Analise a figura e assinale a alternativa que apresenta a correta conclusão a que se pode chegar a respeito dela.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Após iniciado o grupo de iniciação, paralelamente, começa-se o grupo de processos de planejamento.
	Resposta Correta:
	 
Após iniciado o grupo de iniciação, paralelamente, começa-se o grupo de processos de planejamento.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Você tem clareza dos processos e suas interligações e fica claro, à medida que se observa, que, embora haja sobreposições, eles ocorrem de forma que, em sua fase de finalização, todas são completamente atendidas.

Continue navegando