Buscar

Paper Em Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3
O Papel do Profissional de Recursos Humanos na Inclusão de Pessoas com Deficiência
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O profissional de Recursos Humanos possui um papel muito importante dentro da organização para a atuação e inclusão de pessoas com deficiências. Incluir pessoas com deficiência nas organizações de trabalho não se resume somente ao recrutamento e a seleção, mas, além disso, oferecer oportunidades de trabalho adequadas, em um ambiente de respeito à diversidade, visando garantir ao profissional um crescimento na empresa. 
Conforme Ethos (2002, p.22): "A empresa que contrata deve ter um programa estruturado de recrutamento, seleção, contratação e desenvolvimento de pessoas com deficiência, e não apenas contratar formalmente para cumprir a lei." 
	É importante salientar que esse processo de inclusão pode ser complicado, porém os resultados alcançados são bastante significativos para a empresa.
Embora a implementação de um programa abrangente possa parecer mais complicado, ele garante que os esforços dispendidos na contratação não sejam desperdiçados. Se o profissional portador de deficiência tiver atribuições claras e definidas, e receber treinamento adequado para desenvolvê-las, ele terá responsabilidades e será produtivo como os outros funcionários. Mais que mantê-lo no emprego, o estímulo pode revelar outras habilidades que permitam seu crescimento, sua atuação em outras funções e sua promoção. É um ganho tanto para o empregado quanto para o empregador (ETHOS, 2002, p.22).
	O papel do profissional de Recursos Humanos na empresa é incluir todos os seus funcionários, visando eliminar qualquer preconceito que a pessoa com deficiência possa sofrer, demonstrando a responsabilidade que cada profissional da empresa possui sobre o desenvolvimento dessas pessoas, indiferente do seu nível de cargo na organização. Somente assim será eficaz a empresa o processo de inclusão de pessoas com deficiência. 
Qualquer medida tomada pela empresa para incluir entre seus funcionários pessoas com deficiência só será eficaz se houver um compromisso firme da direção com esse processo. Combater de forma explícita as manifestações de preconceito, interferir em todos os níveis de chefia, acompanhar a adaptação e, principalmente, demonstrar e exigir respeito para com os novos empregados são atitudes que, vindas dos altos escalões, expressam a determinação de que a empresa como um todo seja inclusiva, e não somente o responsável pela área de Recursos Humanos. (ETHOS, 2002, p.21).
O processo de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho deve levar em conta as dificuldades que as pessoas enfrentam no relacionamento com pessoas. Trazendo essa visão para dentro da organização, o profissional de RH pode desenvolver a melhor estratégia para desenvolver a inclusão desses profissionais.
É fundamental que, ao incorporar em seu quadro de funcionários alguém com deficiência, a empresa prepare seu público interno para recebê-las e desenvolve-las, garantindo seu desenvolvimento e adaptação a organização. (FAVERO, 2004).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Figura 1. Acadêmicos na elaboração e pesquisa do Paper.
 
Fonte: Os autores.
Descrição: Este estudo será sobre o papel do profissional de Recursos Humanos na inclusão de pessoas com deficiência. Os acadêmicos se reuniram para elaborar o Paper, pesquisar e desenvolver o trabalho sobre o assunto.
 Figura 2. Diversidade e Inclusão da John Deere
Fonte: <https://www.eaemaquinas.com.br/negocios/john-deere-recebe-premiacao-por-iniciativas-de-diversidade-e-inclusao-no-mercado-de-trabalho/> Acesso em 01 de Outubro de 2019.
Descrição: A empresa John Deere foi premiada como exemplo em inclusão de pessoas com deficiência no trabalho. Sendo reconhecida e premiada na categoria de inclusão e diversidade no ambiente de trabalho.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Esta pesquisa foi importante para mostrar as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam para se inserirem no mercado de trabalho, sendo que esses profissionais ainda encontram resistências e alguns tipos de preconceitos dentro das empresas. Ainda é preciso avançar com alguns aspectos relacionados ao processo inclusivo de pessoas com deficiência, tanto por parte dos profissionais de recursos humanos, como na conscientização e organização de procedimentos e instrumentos de trabalho nas organizações, quanto da parte dos funcionários já inclusos à incorporação da política organizacional.
Para isso é importante valorizar e cumprir uma missão na qual as pessoas com deficiência possam ocupar vagas cujo perfil seja compatível com suas habilidades e com as necessidades da empresa, além disso, que possam ser integradas, desenvolvidas e estimadas dentro do ambiente em que trabalham, não apenas para preencher vagas e cumprir a lei.
Cabe aos profissionais da gestão de Recursos Humanos contribuírem para desenvolver uma organização satisfatória para todos, dando continuidade a esse trabalho tão importante que é a inclusão dos profissionais com deficiência. Foi possível entender o quanto é necessário um programa de treinamento e desenvolvimento contínuo para valorizar todos os colaboradores, sejam eles com deficiência ou não, em um processo de treinar e capacitar, rever métodos de adaptação, direitos e deveres, de forma que todos entendam e adquiram conhecimentos e desenvolvam competências para inclusão e desenvolvimento profissional.
5. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
ETHOS. O que as empresas podem fazer pela inclusão das pessoas com deficiência / coordenação Marta Gil. - São Paulo: Instituto Ethos, 2002.
FÁVERO, Eugênio Augusto Gonzaga. Direito das pessoas com deficiência: Garantia de igualdade na diversidade. Editora WVA, Rio de Janeiro, 2004.
1 Caroline, Dandara, Daniela, Patricia e William.
2  Eliane Beatriz Weide da Silva.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Gestão em Recursos Humanos (RHU1347) – Prática do Módulo I – 08/10/19.

Outros materiais