Buscar

NR15 E NR16 - Insalubridade e Periculosidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NR 15 e NR 16 – Insalubridade e Periculosidade
Insalubridade São atividades que fornecem algum tipo de risco na saúde do trabalhador durante sua vida laboral, e que se desenvolvem acima de uma tolerância máxima permitida para cada caso.
Limite de Tolerância A concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral. 
O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional incidente sobre o salário mínimo.
40% para insalubridade de grau máximo; 
20% - insalubridade de grau médio;
10% - insalubridade de grau mínimo;
No caso de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado, sendo vedada a percepção cumulativa.
Atividades insalubres
Grau máximo mergulhadores, trabalho permanente no subsolo em operações de corte, furação e desmonte; Trabalho em contato permanente com pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas, esgotos, lixo urbano (coleta e industrialização);
Grau médio Demais atividades permanentes do subsolo compreendendo serviços, como: operações de locomotiva, condutores, bombeiros, eletricistas; Trabalhos em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação; laboratórios de análise clínica e histopatologia; gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia; cemitérios (exumação de corpos); estábulos e cavalariças; 
Grau mínimo Atividades permanentes de superfícies nas operações a seco, com britadores, peneiras.
O salário mínimo atual (2019) é de 998 reais. 
A eliminação ou neutralização da insalubridade determina a cessação do pagamento adicional;
Esse processo pode ocorrer:
Com a adoção de medidas que adequem os ambientes de trabalho dentro dos limites de tolerância;
Com a utilização de equipamento de proteção individual (EPI);
Cabe à autoridade competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, fixar adicional devido aos empregados expostos à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização;
A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial;
Periculosidade São consideradas atividades e operações perigosas as constantes dos Anexos desta NR, são eles:
ANEXO 1: com explosivos;
ANEXO 2: com inflamáveis;
ANEXO 3: com exposição a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial;
ANEXO 4: com energia elétrica;
ANEXO 5: em motocicleta;
ANEXO * com radiações ionizantes ou substâncias radioativas.
O exercício do trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido, ou seja, o trabalhador pode ter direito tanto a receber por insalubridade quanto por periculosidade, mas ele terá que escolher apenas um benefício.
É responsabilidade do empregador a caracterização ou não da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho.
O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.
A servidora gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, das operações e locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso.
Art. 12. Os servidores civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais perceberão adicionais de insalubridade e de periculosidade, nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes aos trabalhadores em geral e calculados com base nos seguintes percentuais:
cinco, dez e vinte por cento, no caso de insalubridade nos graus mínimo, médio e máximo, respectivamente;
dez por cento, no de periculosidade.

Outros materiais