Buscar

desafio colaborativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNAMA 
Ana Paula Knupp dos Santos Barbosa 
Curso: Gestão Hospitalar 
Disciplina:  Bioética e Biossegurança
Professor(a): Fernanda Carolina Gomes Barbosa;  
Tutor(a): Jussara Pessôa
 
 ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
Caro(a) aluno(a), como vai? Chegamos à última atividade avaliativa, seja muito bem-vindo(a)! 
 
Você deverá elaborar seu relatório utilizando o limite máximo de 30 linhas. Caso tenha alguma dúvida, envie uma mensagem para a tutoria, pois a mesma está apta para quaisquer tipos de esclarecimentos.  
 
1. A partir de agora, leia o estudo de caso e, em seguida, elabore sua resposta! 
 
Estudo de caso 
	Imagine que você recebeu uma nova proposta de emprego em que você deverá fornecer os Equipamentos de Proteção Individual para os trabalhadores de um hospital público da cidade de Limoeiro – PE. Para realizar essa missão, você deverá considerar todos os aspectos clínicos e todas as necessidades o hospital, além dos custos que isso trará. 
	Os Equipamentos de Proteção Individual podem ser entendido como um dispositivo ou conjunto de dispositivos que deve ser utilizado pelo trabalhador junto ao seu corpo e que tem como objetivo protegê-lo de um ou mais riscos que ameacem sua segurança e sua saúde no trabalho. 
	Na sua primeira reunião com a diretoria, você foi encarregado de fazer uma avaliação no hospital inteiro, e realizar um diagnóstico para saber quais são os riscos que os profissionais estão expostos. Para isso, você irá compor uma equipe para que juntamente com você (e sob sua supervisão) realizem esse levantamento e entreguem a direção. Durante essa reunião, você foi informado que esse é um hospital vinculado à rede estadual, de médio porte (70 leitos), pavilhonar, multibloco, que atende todas as faixas etárias, localizado no bairro José Fernandes Salsa, zona sul da cidade. Em virtude disso, atende uma comunidade carente que mora nas proximidades do hospital, além de ser um hospital de referência para aproximadamente 30 cidades circunvizinhas.  
	É um hospital de referência em obstetrícia, cirurgia geral, traumato – ortopedia e pediatria, e também Clínica Médica. Além disso, conta também com um serviço de ambulatório, para atender as demandas externas, e com uma Central de Material de Esterilização, para dar suporte às cirurgias que acontecem.   
	No térreo, estão os serviços de Emergência Pediátrica e Obstétrica, Endoscopia, Serviço de Educação Continuada e Ambulatório, que atende o público externo para consultas pontuais com as mais diversas especialidades clínicas. No primeiro andar, estão localizados serviços de Imagem e Radiologia, a Farmácia Central, além dos serviços administrativos do hospital. É nesse andar também que estão localizadas as enfermarias, além do bloco cirúrgico.  
 
2. Siga as instruções a seguir para que você desenvolva seu relatório: 
	A diretoria solicitou que você estruture o serviço, indicando as necessidades para o desenvolvimento adequado dos processos de trabalho, sempre focando a segurança dos profissionais e dos pacientes. Solicitou também que estas informações fossem entregues em forma de relatório.  
	Sabendo disso, você precisará fazê-lo com o máximo de detalhes possíveis, para que o corpo técnico e a direção do hospital se aproprie das informações e possa ter mais clareza no conteúdo. A diretoria costuma ser bastante exigente, mas se você detalhar quais são as suas propostas, eles poderão avaliar melhor. 
 
3. Elabore sua resposta: 
	Neste documento, você precisa listar quais são os riscos que os profissionais estão expostos, e elencar quais serão os EPI’s fornecidos pelo hospital para aquele tipo de atividade. Porém, antes da determinação do uso do EPI, deverão ser listadas quais medidas devem ser adotadas para que se possa eliminar ou minimizar tais risco, e o que deverá ser feito após a entrega de tais Equipamentos.  
 
Bons estudos!
	O risco em ambientes hospitalares ou naqueles em que o profissional de Enfermagem está atuando é algo que faz parte do dia a dia destes profissionais. Para cuidar da saúde dos pacientes, é preciso incluir mais do que a formação certa para área: a proteção é fundamental. Por isso, os EPIs são obrigatórios e tão importantes para o exercício da atividade.
	NR 32 – o que você precisa saber sobre a regulamentação
	Profissionais de enfermagem estão em contato direto com diversos pacientes, prestando os mais diferentes cuidados. O uso dos Equipamentos de Proteção Individual certos na área de enfermagem são tão importantes que constam na NR-32, específica para trabalhadores da área da saúde.
	Os EPIs de Enfermagem protegem o profissional dos riscos de contaminação e proporcionam ainda mais qualidade no atendimento. Além de proteger os pacientes com alguma sensibilidade que não podem contrair nenhum tipo de vírus com risco de ir à óbito.
	A norma regulamentadora 32 tem o objetivo de definir as diretrizes básicas para o trabalho na saúde, evitando acidentes com objetos perfurantes – como seringas – e até infecção por vírus ou bactérias, determinando os EPIs para Enfermagem que promovem a segurança do trabalhador.
	A NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde abrange as situações de exposição aos diversos agentes de risco presentes no ambiente de trabalho, como os agentes de risco biológico; os agentes de risco químico; os agentes de risco físico com destaque para as radiações ionizantes; os agentes de risco ergonômico.
	O texto ainda prevê que todos os trabalhadores sujeitos ao risco de exposição por agentes biológicos devem utilizar vestimenta adequada, incluindo o traje na lista de EPIs para enfermeiros e outros profissionais.
Descarte dos EPIs para Enfermagem
	O descarte, manipulação e fracionamento de produtos químicos, desde a retirada de sangue até a divisão de medicamentos, deve ser feita em local apropriado para este fim, com sinalização visual e uso obrigatório de EPIs.
	E é sempre importante lembrar o que diz a NR 6: é obrigação do empregador oferecer gratuitamente a proteção completa contra os acidentes de trabalho. É importante estar atento à disponibilidade destes materiais.
	O que diz a NR-32 sobre EPIs de Enfermagem:
Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, descartáveis ou não, deverão estar à disposição, em número suficiente, nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição; 
Além do cumprimento do disposto na legislação vigente, os Equipamentos de Proteção Individual– EPI devem atender às seguintes exigências: ser avaliados diariamente quanto ao estado de conservação e segurança; estar armazenados em locais de fácil acesso e em quantidade sufi ciente para imediata substituição; segundo as exigências do procedimento ou em caso de contaminação ou dano; 
Com relação aos quimioterápicos antineoplásicos é vedado: iniciar qualquer atividade na falta de EPI; 
É proibido movimentação de cilindros de gases sem EPIs adequados; 
Devem ser elaborados manuais de procedimentos relativos à limpeza, descontaminação e desinfecção de todas as áreas, incluindo superfícies, instalações, equipamentos, mobiliário, vestimentas, EPI e materiais. 
	Sabendo destas informações, chegou a hora de conferir a lista dos EPIs essenciais para a Enfermagem, preservando a saúde do trabalhador.
	O uso é mais que obrigatório dos EPIs na Enfermagem, ele é o responsável por minimizar danos no ambiente e oferecendo as melhor condições para o exercício da atividade.
A lista básica de itens de EPIs de Enfermagem
Luva: EPI básico para proteção contra riscos biológicos e químicos, sendo os tipos mais resistentes adequados para manipulação de produtos mais contaminantes. 
Touca: protege de forma dupla, tanto contra partículas que possam contaminar os profissionais quanto da queda de cabelos ou outros componentes em materiais do trabalho. 
Avental: também chamado como ‘capote’, é um EPI muito usado em centro cirúrgico e ajuda na barreira contra substâncias e deve ser sempre descartável. 
Sapatos fechados: o empregador deve fornecer a opçãode um EPI para profissionais de enfermagem que atenda a NR-32, a qual impede uso de sapatos abertos. 
Máscaras: junto com a luva, funcionam como a combinação básica de EPI para enfermeiros, combatendo acidentes de risco biológico e a contaminação respiratória. 
Óculos: impede exposição dos olhos aos componentes radioativos, químicos e outros componentes. 
	Quanto mais proteção, mais qualidade e segurança!
Bibliografia:
www.prometalepis.com.br/blog/epis-para-enfermagem/

Outros materiais

Outros materiais