Buscar

Apol Metodologia para adultos na EJA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere o extrato de texto a seguir:
“No caso particular do currículo isto relaciona-se [...] com uma visão um pouco limitada e simplista do mesmo. Uma visão que ainda percebe o currículo como uma sucessão de disciplinas; como um elenco de conteúdos a serem ministrados; com métodos e procedimentos burocráticos de organização desses temas e/ou assuntos; [... ] com um conjunto de objetivos a serem atingidos ao final de um determinado período [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 31.
De acordo com os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sobre os guias curriculares funcionarem como tecnologia de organização do trabalho pedagógico, analise as seguintes proposições:
I.  ( ) Entender o currículo como guia curricular é uma forma de compreensão que privilegia a dimensão processual do currículo.
II. ( ) Os guias curriculares são normalmente estruturados levando em consideração a periodização do ano escolar e organização do conhecimento em disciplinas.
III.( ) Numerosas são as tentativas de domesticar as potencialidades do cotidiano escolar por meio de materiais curriculares formais.
IV. ( ) Os procedimentos de domesticação são capazes de eliminar a multiplicidade característica dos ambientes socias, entre eles a escola.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	III e IV
	
	C
	II e III
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I, II e IV
Questão 2/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A concepção simplificadora do processo de educação de adultos tende a ver o alfabetizando como alguém que não se desenvolveu culturalmente; essas concepções negativas influenciam nas concepções e estratégias de ação tanto dos alfabetizadores como nas dos próprios aprendizes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013.
De acordo com os conteúdos do texto-base, A escola como espaço de conhecimento especialmente da alfabetização, sabe-se que o professor da EJA tem que desconstruir as concepções antigas para iniciar o processo de alfabetização. Dentre as alternativas abaixo, assinale a afirmativa que corretamente se refere a esse novo olhar do professor.
	
	A
	O professor reconhece que os alunos constroem o conhecimento de forma singular e respeita o tempo de cada um.
	
	B
	O professor sabe que o processo de alfabetização ocorre de forma homogênea e ao mesmo tempo em sala de aula.
	
	C
	O professor utiliza-se da cópia diária para reforçar o aprendizado da escrita.
	
	D
	O professor reconhece que a aula expositiva é a estratégia mais eficaz para o processo de alfabetização de jovens e adultos.
	
	E
	O professor reconhece a importância do conhecimento prévio do aluno, no entanto acredita na alfabetização tradicional.
Questão 3/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere a seguinte afirmação:
“Esses alunos, além de excluídos do processo de escolarização, eram marcados por uma ideia de que a escola não era o ‘lugar deles’, pensamento manifestado por vários. Para esses alunos, retomar os estudos causava sentimentos controversos. Ao passo em que viam nessa retomada a oportunidade de conquistar algo que desejavam desde a infância, assumiam sentir vergonha do fato de irem para escola em idade adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Sérgio. Afetividade e letramento na educação de jovens e adultos EJA. São Paulo: Cortez, 2013.
Conforme os conteúdos do texto-base, A escola como espaço de conhecimento especialmente da alfabetização, sabe-se que a escola possui uma função na vida do aluno de EJA. Sendo assim, observe as sentenças abaixo e assinale a afirmativa que indica essa ideia:
	
	A
	A escola representa a instituição que faz com que os alunos de EJA se sintam inferiorizados.
	
	B
	Os alunos de EJA procuram a escola como forma de participar da vida social e civil.
	
	C
	A escola tem pouca influência na vida dos alunos de EJA.
	
	D
	Na EJA, os alunos percebem que atribuíram demasiada importância à escola no passado.
	
	E
	A influência dos demais colegas da classe reforçava o sentimento de exclusão nos alunos de EJA.
Questão 4/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“[...] ele espera que a escola garanta seu acesso ao que ele entende que sejam conteúdos através da transmissão de informações. Ou seja, o aluno entende como legítima a aplicação do modelo que Freire chama de ‘educação bancária’. O aluno acredita que nada sabe e que deve aprender com o professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, A. M. S.; EITERER, C.L. A didática na EJA: contribuições da epistemologia de Gaston Bachelard. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A. G. de C.; GOMES, N. L. (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4. ed., p. 169-184. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. p. 171,172.
Em conformidade com os conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, sobre a escola idealizada pelo aluno adulto e a sua demanda de informações, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que aborda corretamente a produção de conhecimento:
	
	A
	O professor é capaz de colocar o conhecimento dentro dos alunos.
	
	B
	O professor pode e deve transmitir informações, desafiar e estimular os alunos no estabelecimento das relações.
	
	C
	O papel da escola limita-se a transmissão de informações distintas e curiosas.
	
	D
	Assim como as informações, as relações também podem ser transmitidas.
	
	E
	O exercício de pensar, isto é, de estabelecer relações restringe-se ao que é dito pelo professor.
Questão 5/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“Esses sujeitos chegam à sala de aula com uma representação social simbólica antiga e ultrapassada dos processos de ensino e de aprendizagem, esperando aulas com muita cópia, cadernos cheios, ditados, atividades sem sentido e sem significado, cansativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013.
Partindo dos conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, sabe-se que, ao voltar a estudar, o aluno da EJA traz consigo um ideal de escola e de aula. Sendo assim, a partir dessa premissa, considere as afirmativas abaixo e assinale aquela que corretamente se refere à imagem que o aluno possui ao retornar ao ambiente escolar.
	
	A
	O aluno da EJA espera encontrar na escola as aulas de ler, falar e escrever bem.
	
	B
	O aluno da EJA desiste de frequentar a escola por não preencher as páginas do caderno com longas cópias.
	
	C
	A escola, para o aluno da EJA, é um espaço de construção do conhecimento.
	
	D
	O aluno da EJA percebe a importância de compartilhar o saber com os seus pares em sala de aula.
	
	E
	O aluno da EJA questiona e solicita a mudança de atitude do professor frente às aulas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais