Buscar

raciocínio lógico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A) O racionalismo é a doutrina que afirma que tudo existente em nosso redor tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrado de fato como a origem do universo. Privilegia a razão como via de acesso ao conhecimento em detrimento da experiência do mundo sensível. Considera a dedução como método superior de investigação filosófica tendo como a única autoridade: a razão. O pioneiro do racionalismo foi René Descartes que contra argumentos da fé medieval a filosofia moderna recupera o conceito de razão, exaltando a à supremacia da apreensão do mundo, o racionalismo teve como principais autores René Descartes, Baruch Spinoza e Gottfried Wilhelm Leibniz que introduzem o racionalismo na filosofia moderna e o que eu trago para o meu dia a dia e a dúvida como forma de compreender o mundo, ter dúvida querer saber os motivos e porquê tras sentido pro meu cotidiano .
B) O empirismo é a posição filosófica que aceita a experiência como base para a análise da natureza, procurando rejeitar as doutrinas dogmáticas. Usado pela primeira vez pela Escola Empírica, uma escola de praticantes da medicina na antiga Grécia, o termo empirismo deriva da palavra grega empeiría (ἐμπειρία), que designa conhecimento ou habilidade obtida por meio da prática.
 Empiristas defendem que o conhecimento é primariamente obtido pela experiência sensorial, alguns empiristas radicais vão além afirmando que o conhecimento só é obtido pela experiência sensorial e por nenhuma outra forma, e os principais filósofos do Empirismo Britânico foram John Locke, George Berkeley e David Hume. Locke é famoso por sua comparação da mente humana com uma folha em branco, tabula rasa, na qual as experiências derivadas das impressões dos sentidos são impressas. Desta forma, haveriam duas formas de surgimento de ideias, pela sensação e pela reflexão, com ideias podendo ser simples ou complexas,e o que eu trado para o meu dia a dia sobre esse tema é praticamente tudo o que eu faço ao acordar de manhar ouvindo o despertador, sei que aquela hora tenho que me levantar, ao saber que tenho que botar o casaco por estar um pouco frio. 
C) O Racionalista são bastante pé no chão, normalmente, em torno da valorização da razão, o que permitiu posteriormente uma exaltação da ciência, da experimentação, da análise da natureza e da crítica à sociedade, à Igreja e aos governo. Já os aspectos negativos são mais dificeis de precisar. 
Um deles pode ser associado justamente a esta valorização excessiva da razão 
a valorização do racionalismo e a crítica ao misticismo religioso das igrejas, impuseram a ausência de valores espirituais e atemporais, numa sociedade dominada cada vez mais por valores temporais e patrimoniais.
O Empirismo é o fato de fazer os experimentos para ter a certeza absoluta do fato, que é utilizado até hoje na ciência moderna. Não temos nenhuma certeza sem antes fazer um teste experimental prático para comprovar a veracidade, já o ponto negativo é considera os sentidos superioes a razão, logo levaria ao conceito de agir antes de pensar, o que pode gerar vários problemas relacionados com a falta de interpretação dos fatos e acontecimentos, além de reações exagerados.
D) Acredito que um pouco dessas duas terorias ja estão inclusas na carreira de cada proficional, na questão de qualificação proficional em relação a experiencia no ramo, aprendizagem com novas experiencias cada dia, onde somos obrigados a pensar em cada detalhe de nossas obrigaçoes profissionais, onde pensar, aprender, reconhecer e aprimorar estaram sempre relacionados a uma carreira de seu interesse. 
bibliografia:
 https://www.webartigos.com/artigos/racionalismo-a-filosofia-da-razao/65273/#ixzz5I51opzJf 
https://www.infoescola.com/filosofia/empirismo/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/empirismo.htm
https://www.significados.com.br/racionalismo/

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes