Buscar

Avaliação II - Individual FLEX Tópicos Especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Cada vez mais as individualidades dos povos se afloram nos momentos de crises, pois as empresas e as pessoas buscam a sobrevivência perante as dificuldades que o país apresenta através da fragilidade do crescimento econômico. É nesse momento que as empresas buscam recursos financeiros e estratégias inovadoras para se manterem no mercado competitivo. Não diferente das pessoas, que se integram às mudanças de acordo com o que o momento propõe. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As pessoas e as empresas são totalmente indiferentes às crises mundiais.
	b)
	O individualismo é um fator de regressão para o crescimento profissional.
	c)
	O crescimento econômico não depende da boa administração do governo.
	d)
	É apenas nos momentos de crise que existe o individualismo profissional.
	2.
	Nossa necessidade de comunicação vem desde nossos ancestrais. Com os meios de comunicação cada vez mais tecnológicos, essa comunicação vem se tornando cada vez mais fácil. Um dos pontos que podemos ressaltar é a formação de comunidades virtuais entre alunos e professores, a fim de tirar dúvidas e compartilhar conhecimento. Para que essas comunidades sejam um ambiente em que é possível a troca de conhecimento, é preciso dar atenção para alguns pontos. Com relação a esses pontos, analise as sentenças a seguir:
I- É preciso que o professor utilize atividades que estimulem o raciocínio e a discussão dos alunos envolvidos. 
II- É preciso que o professor utilize todos os tipos de tecnologias, principalmente as mais sofisticadas.
III- São os alunos envolvidos no grupo que devem decidir os prazos de entrega dos projetos e atividades propostas pelo professor.
IV- É preciso que o professor esclareça todas as normas tanto de comunicação do grupo como de postura dos alunos no grupo ao qual pertencem.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	A globalização está amparada, principalmente, nos avanços tecnológicos, assim como nas relações sociais e econômicas, no mercado da conectividade e da virtualidade. É abordada como sendo a responsável por alterar a forma de comunicação entre as pessoas. No entanto, também pode proporcionar tanto a inclusão como a desigualdade social. Sobre a globalização, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A globalização é capaz de favorecer a intercomunicação entre povos e as pessoas das mais diferentes e inusitadas regiões do planeta.
	 b)
	A globalização favorece a formação de grupos regionais, como o MERCOSUL, sendo capaz de conferir aos seus membros uma melhor possibilidade de negociação e barganhas no jogo das relações que se dão no cenário mundial.
	 c)
	A globalização contribui para resgatar os processos de produção tradicionais, humanizando os desejos de consumo, os estilos de vida e as culturas, valorizando cada vez mais as diferenças, identidades, as especificidades e as tradições locais e regionais.
	 d)
	A globalização pode diminuir as fronteiras no campo dos transportes e promover intercâmbios nas atividades de comunicação e informações.
	4.
	Com o surgimento da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) nas mais diversas áreas da humanidade, é possível perceber o quanto o ser humano evoluiu com essa nova ferramenta. Com a TIC foi possível otimizar pesquisas, além de facilitar a comunicação com pessoas nos pontos mais distantes. Sem essa tecnologia seria quase impossível realizar a educação a distância como temos hoje. Com relação às consequências do surgimento da TIC, analise as sentenças a seguir:
I- A chegada da TIC possibilitou a revolução da informação e da comunicação.
II- Com a TIC, iniciaram as grandes mudanças econômicas.
III- A TIC teve pouca interferência no que diz respeito ao desenvolvimento da sociedade.
IV- Com a revolução na área de comunicação e tecnologia, diminuíram os movimentos sociais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	A ciência apresenta características que a fazem singular. O conhecimento gerado pela ciência distingue-se por um alto grau de certeza, sendo dotado de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. As teorias, os métodos e as técnicas, bem como os produtos, contam com ampla aprovação quando considerados científicos. A ciência, como forma de explicar a realidade, apresenta determinadas características. Sobre essas características, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Apresenta linguagem imprópria.
	 b)
	Apresenta conhecimento acumulável.
	 c)
	É baseada em fundamentos epistemológicos e observações.
	 d)
	É registrável e acumula dados.
	6.
	Teoria e prática deveriam caminhar juntas, especialmente no campo da educação. Essa premissa contribui para o aprendizado da ciência ao apresentar conteúdos teóricos e testá-los na prática. Importante ressaltar que a produção do conhecimento científico não é restrita ao ambiente acadêmico, pois também pode ser gerado no trabalho do dia a dia. Sobre o conceito de ciência e método científico, analise as sentenças a seguir:
I- O método científico consiste, basicamente, de etapas organizadas de observação e análise dos fatos, percepção e apropriação dos conceitos e elaboração de princípios/hipóteses com a comprovação ou não das hipóteses propostas.
II- Ciência é o ramo da biologia capaz de explicar os fenômenos naturais e artificiais, de modo a concluir com precisão algo que antes não pudera ser explicado, pois a prática sempre confirma a teoria.
III- Pensar cientificamente consiste em explicar a realidade a partir de princípios filosóficos, em que o mundo imaginário prevalece sobre os fatos reais e a ciência se torna estática.
IV- A ciência procura ao máximo aproveitar as informações ou dados obtidos, é computável e permite o devido registro de tais informações ou dados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	A contratação de uma ou mais empresas para executar, dentro da "empresa-mãe", tarefas anteriormente realizadas por trabalhadores contratados diretamente por ela, bem como o processo pelo qual uma empresa deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por trabalhadores diretamente contratados e as transferem para outra empresa. Sobre como é chamado esse processo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quarteirização.
	 b)
	Terceirização.
	 c)
	Trabalho ilegal.
	 d)
	Trabalho informal.
	8.
	Foi apresentada como alternativa frente às crises que emergem das políticas neoliberais, propondo uma espécie de humanização do capitalismo, nos aspectos do malefício do Estado neoliberal e da sociedade de livre mercado. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Mundialização.
	 b)
	Democracia.
	 c)
	Terceira via.
	 d)
	Globalização.
	9.
	Mesmo tendo uma relação de emprego, a atividade informal é preocupante. O trabalhador não conta com benefícios importantes quando sofre um acidente ou adquire uma doença ocupacional. A falta de emprego e o excesso de burocracia para consolidar o próprio negócio levam empregador e empregado a procurarem a informalidade. Sobre o trabalho informal, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Geralmente apresenta elevado montante de capital envolvido.
	 b)
	Inclui as atividades que ocorrem de forma coletivae em estruturas suprafamiliares, a chamada economia solidária.
	 c)
	Ocorre nas experiências de trabalho artesanal e prestação de serviços.
	 d)
	Envolve intensa dedicação de mão de obra, de caráter temporário.
	10.
	Na comunicação de massa temos a disseminação de informações por meio da TV, jornais, rádio, cinema e internet, os quais formam o que chamamos de mídia, chegando a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. Sobre a comunicação de massa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A comunicação de massa engendra um tipo de comunicabilidade do "entre nós", que se reporta aos telespectadores, ouvintes e aos brasileiros, em geral, gerando a ilusão de pertencerem a uma comunidade.
(    ) A comunicação de massa caracteriza-se pela divisão entre a figura do emissor e a do receptor autorizado e pela negligência do monopólio comunicativo e do cerceamento de práticas populares.
(    ) A comunicação de massa fundamenta-se na premissa de que tudo pode ser mostrado e dito, não estabelecendo critérios sobre quem pode dizer e quem pode ouvir.
(    ) O receptor autorizado tem um espaço da fala para opinar e contradizer, não sendo necessário que suas funções sejam definidas na estrutura do campo comunicativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais