A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
avaliaçoes

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Linguagem e Compreensão de Texto
Leia a citação apresentada:
 
Ler/escrever com proficiência de leitor/escritor competente, quer dizer, saber utilizar nas práticas sociais de leitura e de escrita as estratégias e procedimentos que conferem maior fluência e eficácia ao processo de produção e atribuição de sentidos aos textos com os quais se interagir.
 
BRÄKLING, K. L. SOBRE LEITURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: QUAL É A CHAVE QUE SE ESPERA?  São Paulo: SEE: Fundação Vanzolini, 2004. Texto parcialmente publicado no portal www.educarede.org.br
 
A partir do conceito apresentado e dos estudos relacionados à leitura e letramento, assinale a alternativa que apresenta a definição adequada para a prática que colabora para a leitura proficiente:
Nota: 20.0
	
	A
	Estratégias de leitura.
Você acertou!
As estratégias de leitura consistem na adoção de práticas que colaboram para a leitura proficiente, fazendo com que o leitor consiga definir porque ler, como ler, para que ler.  Leitura superficial e inicial são níveis de leitura adotados conforme o objetivo que se quer alcançar. O fichamento é a prática utilizada para registro de partes importantes da obra lida para consulta posterior.
	
	B
	Leitura superficial.
	
	C
	Estratégias de fichamento.
	
	D
	Leitura inicial.
Questão 2/5 - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Considerando o conteúdo tratado na Rota de Aprendizagem da Aula 01 sobre a Psicologia do Desenvolvimento, analise as afirmativas abaixo:
 I Esta ciência representa uma abordagem focada na compreensão da criança e do adolescente, por meio do estudo e descrição das mudanças psicológicas que as crianças sofrem ao longo do seu desenvolvimento.
II A Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina da Psicologia, que viabiliza os estudos do desenvolvimento humano na infância, na adolescência, na vida adulta e na velhice. É a área de conhecimento que demonstra as mudanças constituídas ao longo da vida humana e procura explicar os fatores que as produzem, compreendendo como, por que e para que as pessoas mudam.
III É fundamental para profissionais de outras áreas, o conhecimento da Psicologia para a compreensão da essência do ser humano. O assistente social por exemplo, deve se concentrar na criança, no jovem, no adulto ou no idoso com quem está trabalhando e também em seus familiares.
 
É correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III
A Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina da Psicologia, que viabiliza os estudos do desenvolvimento humano na infância, na adolescência, na vida adulta e na velhice. É a área de conhecimento que demonstra as mudanças constituídas ao longo da vida humana e procura explicar os fatores que as produzem, compreendendo como, por que e para que as pessoas mudam e profissionais de outras áreas, é fundamental o conhecimento da psicologia para a compreensão da essência do ser humano. O assistente social por exemplo, deve se concentrar na criança, no jovem, no adulto ou no idoso com quem está trabalhando e também em seus familiares.
	
	D
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	E
	Nenhuma das alternativas está correta.
 
Questão 3/5 - Linguagem e Compreensão de Texto
Leia a citação apresentada:
“Ao ler um texto, a mente da pessoa seleciona o que lhe interessa, o que lhe parece mais relevante para extrair suas próprias inferências do texto.”
GERBER, Regina Márcia; SPONHOLZ, Iria; VOLKER, Taciana B. Propósito de leitura e tipo de texto na geração de inferências. Revista Letra Magna. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura – Ano 03- n.05 -2º Semestre de 2006.
 
 
A citação remete ao processo denominado:
Nota: 20.0
	
	A
	decodificação
	
	B
	fichamento
	
	C
	inferência
Você acertou!
Processo que possibilita relacionar informações do texto com conhecimentos prévios sem que as informações estejam explícitas no texto.  A decodificação, fichamento, interpretação e compreensão são outros níveis do processo de leitura.
	
	D
	interpretação
Questão 4/5 - Psicologia do Desenvolvimento Humano
A Psicologia Social iniciou seu desenvolvimento como estudo científico e sistemático após a Primeira Guerra Mundial, em busca de compreender as crises que afetavam o mundo naquele momento.  Nesta época, Vygotsky fundamentou a sua teoria no desenvolvimento do indivíduo, decorrente de um processo sócio histórico.
Considerando o fragmento de texto da Rota de Aprendizagem da Aula 02, analise a assinale a alternativa correta sobre a teoria de Vygotsky:
Nota: 0.0
	
	A
	A fundamentação da teoria de Vygotsky está na interação do indivíduo com a escola.
	
	B
	Vygotsky dedicou suas pesquisas sobre a personalidade do indivíduo e comprovou que o seu desenvolvimento se dá com o meio familiar onde acontece a sua educação.
	
	C
	A teoria de Vygotsky é a baseada nas teorias da personalidade e comportamental.
	
	D
	A temática central da teoria de Vygotsky, gira em torno da ideia de que o indivíduo adquire conhecimentos em sua inter-relação com o meio em que está inserido.
Está correta a alternativa “d”. A temática central da teoria de Vygotsky, gira em torno da ideia de que o indivíduo adquire conhecimentos em sua inter-relação com o meio em que está inserido.
	
	E
	 É o estudo da compreensão do funcionamento e do desenvolvimento da personalidade, da natureza complexa do indivíduo.
Questão 5/5 - Psicologia do Desenvolvimento Humano
A respeito da Psicanálise, conteúdo tratado na Rota de Aprendizagem da Aula 01, é correto afirmar:
 
Nota: 0.0
	
	A
	Sigmund Freud foi o primeiro psicólogo a aprofundar o estudo do inconsciente e a abordar o tema da sexualidade no estudo do comportamento do indivíduo.
	
	B
	Jung foi o precursor dos estudos sobre a hipnose, catarse e inconsciente coletivo.
	
	C
	A s doenças psicológicas se originavam das doenças nervosas e impediam o inconsciente de atuar.
	
	D
	Na teoria psicanalítica de Freud, os aspectos fantasia e sonhos são conceitos análogos e fazem parte do conteúdo consciente do indivíduo.
	
	E
	O conteúdo inconsciente exerce pressão sobre a mente e se expressa de maneiras disfarçadas, por meio de sonhos, manias lapsos de linguagem e sintomas, pois muitas vezes o indivíduo não é consciente do seu comportamento e por isso nem sempre está no controle de seu pensamento ou de seu comportamento.
A alternativa correta é a “e”.  É correto afirmar sobre a psicanálise que o conteúdo inconsciente exerce pressão sobre a mente e se expressa de maneiras disfarçadas, por meio de sonhos, manias lapsos de linguagem e sintomas, pois muitas vezes o indivíduo não é consciente do seu comportamento e por isso nem sempre está no controle de seu pensamento ou de seu comportamento.  
Questão 1/5 - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Os vários estudos realizados sobre o conflito atualidade, consideram que ele pode produzir resultados positivos e construtivos e não mais o classificam como um aspecto somente negativo e indesejável. Considerando o conteúdo da Rota de Aprendizagem 03, assinale a alternativa correta que a alternativa correta que caracteriza o tipo de conflito positivo:
Nota: 0.0
	
	A
	Os conflitos disfuncionais, embora considerados destrutivos para a relação das pessoas, não atrapalham o desempenho do grupo.
	
	B
	Os conflitos agregadores geram conhecimento, informações e habilidades que contribui para o relacionamento do grupo.
	
	C
	Os conflitos funcionais são aqueles que apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho, caracterizando assim uma oportunidade de desenvolvimento das partes envolvidas já que são considerados construtivos.
Está correta a alternativa “c”. Os conflitos funcionais são aqueles que apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho, caracterizando assim uma oportunidade de desenvolvimento das partes envolvidas já que são