Buscar

Glicose e Fermentação Alcoólica (5)

Prévia do material em texto

Glicose e Fermentação Alcoólica
Metabolismo, Catabolismo e Anabolismo
O Que é Catabolismo?
Catabolismo é o conjunto de reações envolvidas na degradação ou quebra de moléculas complexas em moléculas menores.
O que é anabolismo?
O anabolismo é o conjunto de reações envolvidas na síntese de moléculas complexas, a partir de moléculas simples. Esse processo requer energia, e pode ser estimulado pela prática de exercícios e por uma alimentação rica em proteínas.
O anabolismo refere-se ao processo que constrói moléculas complexas a partir de moléculas simples, consumindo energia para isso.. Esse processo geralmente fornece energia para o organismo.
Alguns dos hormônios envolvidos no processo de anabolismo são:
Insulina;
Estrogênio;
Testosterona;
Hormônio de crescimento
Esteroides.
A glicose é um carboidrato (açúcar) do tipo monossacarídeo. Ele é um dos mais importantes carboidratos, sendo usado como fonte de energia primária pela maior parte dos organismos, de bactérias ao ser humano, além de fazer parte de importantes vias metabólicas.
Sua cadeia apresenta 6 carbonos e contém um grupamento aldeído (–CHO), sendo sua fórmula geral C6H12O6. A molécula de glicose se apresenta em forma de cadeia aberta (acíclica) ou de anel (cíclica). Esse monossacarídeo pode existir em sua forma livre ou combinado com outros carboidratos.
Onde é produzida a glicose no corpo humano?
O organismo humano utiliza apenas a quantidade necessária de glicose. A parte excessiva é armazenada no fígado e transformada em glicogênio. O excedente de glicogênio é enviado para a corrente sanguínea. ... A insulina produzida pelo pâncreas tem a função de transformar glicose em energia.

Continue navegando