Buscar

AVALIAÇÃO GESTÃO DE PRODUTOS II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

23/10/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/3
Acadêmico: Daniel Gomes da Rocha (1226992)
Disciplina: Gestão de Produtos e Marcas (MKT14)
Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:455963) ( peso.:1,50)
Prova: 12965314
Nota da Prova: 8,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Houve uma expressiva evolução no que diz respeito ao mundo das marcas nesses últimos anos, com a eclosão de novas marcas e a remodelagem das marcas já conhecidas no mercado
consumidor. No entanto, a marca de um produto desenvolvido pelos especialistas de marketing não somente traz bons resultados como também promove vantagens promissoras para a
organização. No que se refere às vantagens para a organização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ter um posicionamento consistente contra a concorrência.
( ) Proporciona benefício competitivo.
( ) Competências geradas em custos nas realizações das campanhas.
( ) Gerenciamento da marca é a característica e a função principal dos profissionais de marketing.
Assinale a alternativa que apresentar a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - F.
 b) F - V - V - V.
 c) V - V - V - F.
 d) V - F - F - V.
2. Como qualquer projeto inicial, a inserção de um novo produto no mercado gera muita incerteza e dúvidas em uma organização, em seus administradores e gestores comerciais e de marketing.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- É neste momento que os gestores sentirão os resultados de aceitação ou rejeição do novo produto pelo mercado e os consumidores.
II- O lançamento de um novo produto contorna vários setores dentro da organização, desde a área de desenvolvimento do produto, produção, vendas até na área de marketing.
III- Neste momento de introdução do produto no mercado, os gestores só precisam colocar em prática as estratégias desenvolvidas na fase de propaganda e fidelização do cliente.
IV- A fase inicial começa com o lançamento do produto e passa por um lento crescimento de vendas e baixos lucros, isso devido aos investimentos altos.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença IV está correta.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) Somente a sentença I está correta.
3. As organizações precisam inovar seus produtos de forma contínua. Um produto que não sofre alteração acaba por ser eliminado pelos demais produtos que estão em constante evolução. A
partir de então, é preciso que se crie um novo produto ou ainda em algumas situações uma nova marca. A reestruturação das marcas ou criação de uma nova não é um processo tão simples.
Para isso, é preciso que os profissionais envolvidos no processo se atentem a alguns itens. Com relação à importância desses itens para o desenvolvimento e remodelagem das marcas, analise
as afirmativas a seguir:
I- Os profissionais devem elaborar opções que despertem o poder de escolha do cliente. A marca deve manter a originalidade em seus traços.
II- A atenção com a marca deve ser constante, pois com o passar do tempo ela se torna obsoleta.
III- A marca deve possuir nomes internacionais, pois, segundo as pesquisas, essas nomenclaturas são as mais lembradas pelos clientes.
IV- Quando se tratar de nomenclaturas internacionais, o profissional deve se atentar à questão de quais países receberão essa marca, pois nem sempre o significado para todos os países é
positivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
4. As organizações se obrigam a trabalhar com estratégias de diferenciação no mercado para obter vantagens competitivas com retorno acima das metas de vendas. Oferecer um produto diferente
no mercado e a do concorrente é ganho muito bom para a empresa, pois o consumidor é cada vez mais exigente e sempre procura algo diferente e que atinge as suas expectativas. Assinale a
alternativa CORRETA que apresenta o significado de "estratégia de diferenciação":
 a) A estratégia visa aprimorar uma série de variações relevantes e expressivas, sendo valorizado pelo consumidor para diferenciar o artigo da concorrência.
 b) A estratégia de conhecer bem o mercado no qual será lançado novos produtos ao alcance do consumidor.
 c) É a estratégia de um novo produto lançado no mercado em que a principal ferramenta é a diferenciação da marca e o alcance dos lucros desejados.
 d) É a estratégia que poderá ser visualizada pelo consumidor através da redução de preços na colocação do produto no mercado.
5. Os atributos da marca na moda vão muito além da identificação de produtos, porque sua marca é incentivadora de desejos, anseios, aspirações e sonhos do consumidor. As organizações se
obrigam a trabalhar com estratégias diferenciadas no mercado muito além do que um "nome". Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Quando as organizações têm a percepção de que o produto ou serviço são diferenciados através de suas características, os profissionais de marketing estão focados na extensão de marca,
como o desenvolvimento de novos produtos.
 b) A marca deve ser sempre muito bem gerenciada, desenvolvida com estratégias de crescimento inovadoras pelo departamento e profissionais qualificados do marketing.
 c) A marca é a composição de elementos físicos, harmoniosos, motivadores, estéticos do produto que serão representados e desenvolvidos ao longo do tempo. Com isso, o estímulo de compra
está associado à necessidade do desejo de cada consumidor.
 d) Os aspectos e as características de cada produto são atributos no processo decisório da aquisição feita pelo consumidor.
23/10/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/3
6. Os gestores, quando olham para o mercado, buscam trabalhar estratégias de produtos. Primeiro podem trabalhar a visão de conceito de setor que o produto deverá satisfazer. O Boston
Consulting Group dividiu o mercado em quatro tipos de setores. Sobre esses setores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Setor de volume.
II- Setor estagnado.
III- Setor fragmentado.
IV- Setor especializado.
( ) Aquelas em que as empresas encontram algumas oportunidades para se diferenciar, mas se comparadas à vantagem competitiva, todas elas são pequenas.
( ) Existem poucas vantagens competitivas, e as que existem são menores.
( ) É aquela em que as empresas podem obter poucas, mas vantagens competitivas maiores. O lucro está voltado ao poder da organização e a sua cooperação de mercado.
( ) As organizações têm várias oportunidades de diferenciação e todas elas têm um retorno excelente. Algumas pequenas organizações podem ter o mesmo lucro como outras de maior porte. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
 a) II - I - IV - III.
 b) III - II - I - IV.
 c) IV - III - II - I.
 d) I - IV - III - II.
7. Quando lançamos um produto novo no mercado, o responsável pelo marketing deve dar prioridade para as variáveis do mix de marketing (qualidade do produto, distribuição, promoção e preço)
e determinar quais serão as melhores estratégias para o mercado. Partindo pelas variáveis que estão relacionadas à promoção e ao preço, podem ser adotadas algumas estratégias inovadoras.
Sobre essa classificação de estratégias inovadoras, analise as sentenças a seguir:
I- O desnatamento (skimming) rápido é uma estratégia indicada quando maior parte do mercado que está no auge não conhece o produto, sendo lançado a um preço alto.II- O desnatamento lento é uma estratégia utilizada com um mercado pouco limitado. A maioria do mercado conhece o produto, e os consumidores estão dispostos a pagar um alto preço.
III- A penetração rápida é indicada para uma estratégia num mercado enorme, tem pouca promoção e lança o produto com um preço muito baixo.
IV- A penetração lenta é indicada para uma estratégia na qual o mercado é enorme e não tem conhecimento sobre o produto. Investe pesado em promoção no lançamento do produto novo.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) Somente a sentença II está correta.
8. O fundamental para o sucesso de um produto e marca é conhecer os atributos, que são muito apreciados pelos consumidores. Clientes satisfeitos compram produtos mais frequentemente e em
maior quantidade. As empresas voltadas para o marketing estão cada vez mais preocupadas com os desejos e necessidades dos clientes. Sobre a classificação dos atributos, analise as opções
a seguir:
I- Salientes.
II- Importantes.
III- Determinantes.
IV- Seguros.
V- Indeterminantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As opções I, III e V estão corretas.
 b) As opções II, IV e V estão corretas.
 c) As opções I, II e III estão corretas.
 d) As opções II, III e IV estão corretas.
9. O setor de marketing possui várias ferramentas, que têm como objetivo auxiliar na elaboração de estratégias adequadas para cada tipo de produto. Uma das ferramentas utilizadas pelo setor
para analisar a gama de produtos da organização é a matriz BCG, ou, ainda, matriz de participação de mercado. Com essa matriz, é possível visualizar onde se encontram os produtos no
mercado, qual o posicionamento, bem como qual deles está no fim do seu ciclo de vida e qual produto é o mais lucrativo. Sobre os estágios apresentados na matriz, analise as sentenças a
seguir:
I- Os produtos que são considerados os mais lucrativos da organização estão no quadrante dos produtos estrelas.
II- Os produtos que ainda são dúvidas para a organização são todos os produtos novos que são lançados no mercado, pois ainda não se sabe como será o desempenho do produto.
III- Os produtos geradores de caixa na matriz BCG são denominados como "vaca leiteira"; normalmente, esses são os produtos que mantêm os negócios.
IV- Na matriz BCG podem ser identificados os produtos "abacaxis", aqueles que já não são mais lucrativos para a organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
10. Em uma organização, o processo de desenvolvimento de novos produtos não é tão simples assim, pois tem todo um trabalho e acompanhamento detalhado pelo responsável do projeto. No
processo de desenvolvimento de novos produtos são apresentadas algumas estratégias fundamentais para a empresa. Sobre essas estratégias, analise as sentenças a seguir:
I- Redução de custos: são os novos produtos desenvolvidos parecidos com os atuais, porém com um custo mais baixo.
II- Reposicionamento é caracterizado pelo desenvolvimento de produtos para um novo mercado ou segmento.
III- A ampliação de linha são os produtos novos desenvolvidos para substituir os antigos e com custo muito baixo.
IV- Já os produtos novos são aqueles que não têm inovação e não envolvem riscos para o mercado.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) Somente a sentença II está correta.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
23/10/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/3

Outros materiais