Buscar

Direito Empresarial - Seminario

Prévia do material em texto

CRÉDITO CAMBIÁRIO E NOTA PROMISSÓRIA
Constituição e exigibilidade
z
ROTEIRO
Introdução
Saque da letra de câmbio
Aceite da letra de câmbio
Endosso da letra de câmbio
Aval da letra de câmbio
Vencimento
Pagamento
Protesto
Ação Cambial
Nota Promissória
z
INTRODUÇÃO
TITUTOS DE CRÉDITO: É um documento que contém um direito de crédito e representa a obrigação desta dívida com as informações nele inscrita. 
z
O SAQUE DA LETRA DE CÂMBIO
Sacador: Pessoa que dá a ordem de pagar. 
Sacado: Pessoa para quem a ordem é dada. 
Tomador: O beneficiário da ordem. 
	
	A letra de câmbio é a ordem que o sacador dá ao sacado no sentido de pagar determinada importância ao tomador.
z
z
REQUISITOS ESSENCIAIS DA LETRA DE CÂMBIO 
A palavra “Letra de Câmbio”;
A quantia que deve ser paga; 
O nome do sacado (quem deve pagar);
O nome do credor; 
A data quando a letra foi sacada; 
A assinatura do sacador.
z
REQUISITOS ESSENCIAIS DA LETRA DE CÂMBIO 
CLÁUSULA CAMBIÁRIA: É a identificação do tipo de título de crédito que se pretende gerar, com a confecção daquele documento escrito, em particular.
CLÁUSULA MANDATO: O saque (assim como os demais atos cambiários) pode ser praticado por um procurador, com poderes especiais. A lei uniforme admite expressamente a hipótese, inclusive para disciplinar a exobirtância de poderes pelo o mandatário (LU, art. 8).
z
TÍTULO EM BRANCO OU INCOMPLETO
A Letra de Câmbio (e qualquer outro título de crédito) pode ser emitida e circular validamente, em branco ou incompleta.
z
ACEITE DA LETRA DE CÂMBIO 
z
ENDOSSO DA LETRA DE CÂMBIO 
O título de crédito é, essencialmente, um documento que facilita a circulação do crédito nele representado. E facilita, na medida em que o ato responsável pela transferência do crédito a outro sujeito de direito é objeto de disciplina jurídica específica, que o resguarda nas hipóteses de insolvência do devedor originário ou de eventuais vícios anteriores, na criação e circulação do documento. Esse ato é o endosso, pelo qual o credor de um título de crédito com a cláusula à ordem transmite os seus direitos a outra pessoa. 
z
ENDOSSO DA LETRA DE CÂMBIO 
O endosso introduz, na letra de cambio, duas novas situações jurídicas: a do Endossante e a do Endossatário.
O endosso normalmente produz dois efeitos: transfere o titilo ao endossatário e vincula o endossante ao se pagamento.
O endosso pode ser em branco, ou em preto.
z
ENDOSSO IMPRÓPRIO
 
	Destina-se a legitimar a posse de certa pessoa sobre um titulo de créditos, sem lhe transferir o direito creditício. Existem modalidades dessa categoria de ato-cambial:
Endosso mandato é o ato apropriado para o endossante imputar a outra pessoa a tarefa de proceder á cobrança do credito representado pelo titulo.
Endosso caução é o instrumento adequado para a instituição de penhor sobre o titulo de credito. 
z
ENDOSSO IMPRÓPRIO
O endossatário, no endosso improprio, pode exercer todos os direitos emergentes da letra de câmbio, exceto o de transferir a titularidade do credito, que remanesce nas mãos do endossante-mandante ou caucionário.
z
ENDOSSO E CESSÃO CIVIL DE CRÉDITO
	Endosso é o ato pelo qual o credor de um título de crédito com a cláusula à ordem transmite os seus direitos à outra pessoa. No endosso, quem transfere o título de crédito responde pela existência do título e também pelo seu pagamento. Todavia, o devedor não pode alegar contra o endossatário de boa-fé exceções pessoais.
	Por outro lado, a cessão civil é o ato pelo qual o credor de um título de crédito com a cláusula não à ordem transmite os seus direitos à outra pessoa. Já, na cessão civil, quem transfere o título de crédito só responde pela existência do título, mas não responde pelo seu pagamento. Entretanto, o devedor pode alegar contra o cessionário de boa-fé exceções pessoais.
z
CIRCULAÇÃO CAMBIAL E O PLANO DE COLLOR 
No conjunto de diplomas normativos relacionados com o combate à inflação, adotado pelo Presidente Collor, já no dia 15 de março de 1990, quando tomou posse, encontrava-se a Medida Provisória n. 165, posteriormente convertida, com pequeníssima alteração, na Lei 8.021/1990. A preocupação era a de evitar a sonegação de tributos. Duas dessas vedações interferiram com a circulação cambial: a) a proibição de emissão de títulos ao portador ou nominativo-endossáveis (art. 2.º) b) a obrigatoriedade de identificação do beneficiário do pagamento dos títulos (art. 1.º). Nasceu, com essas normas, a questão relativa à sua aplicabilidade à letra de câmbio e, em decorrência, por se sujeitarem ao mesmo regime jurídico, à nota promissória e à duplicata. 
z
AVAL DA LETRA DE CÂMBIO 
É um negócio jurídico unilateral, formal e simples; por meio do qual alguém – avalista, assume a posição de garante do pagamento de um título de crédito, equiparando sua responsabilidade a de um dos coobrigados existentes.
Concretiza-se por uma assinatura na parte frontal do título. A obrigação do pagamento é objetiva, ou seja, o avalista não está garantindo que o devedor vai pagar e sim que o título será pago. 
z
AVAL DA LETRA DE CÂMBIO 
z
AVAL DA LETRA DE CÂMBIO 
Avais Simultâneos 
	Avais simultâneos é uma hipótese possível do devedor cambial ter a sua obrigação garantida por mais de um avalista. Este não é regulado por lei. O credor pode acionar todos os avalistas e, em conjunto ou isoladamente. O co-avalista que pagar pode reaver dos demais a cota-parte que lhe cabe na divisão da dívida por todos, em razão da solidariedade existente entre os avalistas.
z
AVAL DA LETRA DE CÂMBIO 
Avais Simultâneos 
z
AVAL DA LETRA DE CÂMBIO 
Aval e Fiança. 
	No aval a responsabilidade é solidária, ou seja, tanto o devedor quanto avalista são responsáveis pelo montante integral da dívida. Já na fiança a responsabilidade é subsidiária, ou seja, o fiador somente será acionado caso o devedor principal não cumpra a obrigação. O aval é ser utilizado no título de crédito, nunca em contratos e a fiança atua no âmbito contratual e não pode ser utilizado nos títulos de crédito.
z
VENCIMENTO DA LETRA DE CÂMBIO 
z
PAGAMENTO DA LETRA DE CÂMBIO 
z
PROTESTO DA LETRA DE CÂMBIO 
z
AÇÃO CAMBIAL
z
NOTA PROMISSÓRIA DA LETRA DE CÂMBIO 
z

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes