Buscar

EMERSON PROCESS MANAGEMENT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMERSON PROCESS MANAGEMENT. Rosemount Analytical. Gas Chromatograph Center of Excellence. BTU Analysis Using a Gas Chromatograph. Houston, 2012.
	O artigo faz uma abordagem sobre o funcionamento de um analisador da quantidade de BTU utilizando a Cromatografia em Fase Gasosa, explicando seu funcionamento de forma didática e bem explicada. Segundo a Emerson Process Management, desde a década 80 o gás natural é comprado e vendido tomando como base a quantidade de energia fornecida pelo mesmo. Para realizar o cálculo desse valor de energia - multiplicação entre o volume de gás por unidade de tempo e o valor de aquecimento/calor (BTU) por unidade de volume – é necessário obter valor do BTU do gás. Os cromatógrafos então foram desenvolvidos e, vale salientar, não fornecem apenas os valores de BTU de um gás, mas também sua densidade relativa e composição, informações necessárias para o cálculo de volume do gás, por exemplo. Por apresentarem resultados de alta qualidade, os cromatógrafos de fase gasosa são amplamente utilizados em processos que envolvem hidrocarbonetos ou quando são necessários padrões rigorosos de transferência de custódia para comércio de gás natural.
A cromatografia gasosa consiste em um método no qual é tomada uma amostra, a qual é separada em seus componentes. Em um cromatógrafo de fase gasosa, uma amostra é injetada, separada e tem seus componentes detectados. Tudo isso ocorre no chamado forno do Cromatógrafo. No controlador, considerado o cérebro do sistema, ocorre a integração dos picos, cálculos e apresentação dos resultados. O artigo ainda salienta que, para um Cromatógrafo de Fase Gasosa (GC) atuar, três parâmetros nunca devem ser mudados, são eles: a temperatura do forno, a vazão do gás de arraste e o tamanho da amostra.
Numa aplicação de gás natural típica há a separação em onze diferentes níveis. Componentes pesados com mais de 6 carbonos são combinados juntos para formar um pico singular conhecido como C6+. Recebe esse nome por conta do corte ser realizado justamente nesses componentes. É uma importante aplicação para o cálculo do poder calorífico do gás (BTU). 
 O forno do GC consiste em um sistema de três válvulas (válvula de amostra, válvula de retro lavagem, válvula de fluxo reverso ou backflush), de quatro colunas, além de um conjunto de detectores de condutividade térmica balanceada. Para a aplicação de C6+, o forno é aquecido a uma temperatura constante (cerca de 80°C) e tem uma vazão também constante de gás de arraste (neste caso, é utilizado o gás Hélio) fluindo através dele para transportar a amostra através de todo o forno durante a separação. 
A separação no cromatógrafo é considerada qualitativa e quantitativa. A primeira porque o mesmo consegue separar e identificar os componentes da amostra e, a segunda, porque consegue quantificar as amostras como, por exemplo, realizar o cálculo do volume molar de cada componente presente.
O artigo referido é destinado a um público-alvo de técnicos, engenheiros e empresas que tenham interesse na tecnologia apresentada. A Emerson Process Management está no ranking das maiores referências e fornecedoras mundiais de produtos, serviços e soluções para melhor qualquer processo voltado para engenharia e setor industrial. É uma multinacional americana situada em Missouri, EUA. 
Resenha produzida por Camila Jailciele Gonzaga

Outros materiais