Buscar

ativ_34817 historia da educação portfolio 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso de Pedagogia EAD
	NOTAS
ATV 5:
	Atividade: ATV 5 
	Data: novembro de 2018
	
	Disciplina: História da Educação
	Semestre: 2º
	
	
PROFESSORA/Dra: Claunice Maria Dorneles
COORDENADORA: Profa./Me Natacya
	Acadêmico (a): Lécia Pereira de Oliveira Justino
	RGM:053.17539
	
ATENÇÃO:
1) Preencha todos os campos em branco do cabeçalho (exceto o campo “nota”). 
2) Questões descritivas; erros ortográficos/gramaticais poderão ser considerados na correção.
3) Caso tenha interesse em receber a devolutiva de suas atividades antes das provas, deve encaminhá-las até no máximo dia 16/11/2018. As atividades postadas posteriormente a data de 16/11, pode não ter os resultados antes das provas.
 
BOA SORTE!
Olá acadêmica e acadêmicos,
 Esse é o terceiro bloco de atividades, denominada de atividade 5 – (Enviar no portfólio 5 a partir dos dia 04/11 até o dia 23/11/2018. 
Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos, pois o sistema pode estar congestionado. Leia com atenção as aulas 10, 11 e 12, para responder os seguintes questionamentos, assinale a opção correta:
- O movimento dos renovadores ganha corpo com a fundação da Associação Brasileira de Educação (ABE), se expande com a realização de Conferencias Nacional de Educação a partir de 1927, e atinge visibilidade com o lançamento do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” em 1932. Podemos dizer que a educação brasileira após os anos 30 com a participação dos renovadores da escola nova, principalmente as conquistas que temos hoje, resultado do trabalho deixado por eles, porque: 
( X ) Foi na ocupação dos principais postos da burocracia educacional e pela criação de órgãos de divulgação, buscando deliberadamente hegemonizar o campo educacional. A fundação da CAPES (Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em 1951, e do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, em 1955, articulando os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais. Nesse movimento foi fundada, em 1969 e a influencia na aprovação da Constituição de 1934 e a educação pública e gratuita como um direito de todas as crianças, jovens e adultos, a escola laica (sem vinculo com a religião), e a promulgação da Lei de Diretrizes e base da Educação Nacional n. 4024/61.
( ) Pouca foi a influência no campo educacional. A fundação da CAPES (Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em 1951, e do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, em 1955, articulando os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais, foi fruto da luta dos povos indígenas com o movimento de mulheres, nesse movimento foi fundada, em 1969, estavam os homo afetivos e a influencia na aprovação da Constituição de 1934 e a educação pública e gratuita como um direito de todas as crianças, jovens e adultos, sem perder o vinculo com a religião.
2 - A perspectiva da Educação no século XXI, o professor deve buscar a autonomia pedagógica, tendo como ponto norteador os quatro pilares orientadores da educação, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Existem também outras categorias nascidas ao mesmo tempo da prática da educação e da reflexão sobre o contexto do mundo da educação atual, nas quais destacamos as principais: cidadania, planetaridade, sustentabilidade, virtualidade, globalização e transdisciplinaridade. Explique os 4 pilares e as categorias elencadas abaixo.
Os Pilares são:
 Aprender a conhecer – curiosidade pelo conhecimento, construir, reconstruir e descobrir novos conhecimentos é preciso pensar também no novo, reinventar o pensar, pensar e reinventar o futuro.
Aprender a fazer – é o saber do fazer, do coletivo, do saber lidar com o outro, resolver conflitos, saber sair das situações difíceis, saber comunicar -se.
 
Aprender a viver juntos – é a compreensão do outro, de viver com o outro, aprender a ser participativo e cooperativo.
Aprender a ser – é aprender a integralidade do ser: inteligência, sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa. Não se deve negligenciar nenhuma potencialidade de cada indivíduo.
Interligados com as seguintes categorias temos a Cidadania, Planetaridade, Sustentabilidade e globalização. 
Explica cada uma:
Cidadania: questão da participação, da educação para a cidadania, escola cidadã e de suas diferentes práticas.
 
Planetaridade: é o conhecimento ou visão do mundo, nos questionar sobre o mundo e tudo nele. 
 Sustentabilidade: originou -se na economia (desenvolvimento sustentável), na ecologia e na educação sintetizada no lema “uma educação sustentável para a sobrevivência do planeta.”
 Globalização: o conhecimento do sobre o todo, refletir o papel de cada um dentro da sociedade, começando pelo município, estado, país, mundo, na economia, cultura e comunicação . 
- As concepções de educação na atual conjuntura preconiza que o acesso a diferentes graus de escolaridade amplia as condições de empregabilidade do indivíduo, entretanto, não lhe garante emprego, pelo simples fato de que, na forma atual do desenvolvimento capitalista, não há emprego para todos, haja vista que a economia pode crescer convivendo com altas taxas de desemprego e com grandes contingentes populacionais excluídos do processo. Sendo assim podemos explicitar da seguinte maneira:
( X) Por que não basta uma reforma educacional, não será possível mudar o quadro de desigualdades sociais, desarticulada de políticas que envolvam questões sociais como a melhoria de emprego, moradia, alimentação, saúde e outras que objetivem avanços significativos na justiça social.
( ) Por que com uma boa reforma educacional, não será haverá desigualdades sociais, pois só a educação é capaz de envolver e resolver as questões sociais como a melhoria de emprego, moradia, alimentação, saúde e outras que objetivem avanços significativos na justiça social.
Parabéns por mais uma etapa conquistada!

Outros materiais