A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APS - Saúde do idoso

Pré-visualização | Página 1 de 1

Nome: Carina Ferreira dos Santos
 R.A: 2277569
APS – SAUDE DO IDOSO
1. Marque (V), se a assertiva for verdadeira, ou (F), se a assertiva for falsa, após justifique sua escolha. 
Cabe ao SUS fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação. 
(X) FALSA ( ) VERDADEIRA. 
Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
2. Acerca dos idosos maiores de oitenta anos, analise: 
I. Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos. 
II. Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, mesmo em caso de emergência. 
III. Dentre os processos de idosos, dar-se-á́ prioridade especial aos maiores de oitenta anos. 
Está (ao) correta (s), escolha e após justifique a escolha:
a) I, II e III 
b) I e III 
c) II e III 
d) I, II 
e) II, apenas. 
Em todo os atendimentos de saúde, os maiores de 80 anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.
3. As entidades governamentais de atendimento ao idoso podem sofrer as seguintes penalidades, exceto (explique sua escolha): 
a) Afastamento provisório de seus dirigentes; 
b) Fechamento de unidade ou interdição de programa; 
c) Multa; 
d) Advertência; 
e) Afastamento definitivo de seus dirigentes. 
Pois quem sofre penalidade de multa são as entidades não-governamentais.
4. Complete a lacuna e justifique sua escolha. 
Deixar de cumprir, retardar ou frustrar, sem justo motivo, a execução de ordem judicial expedida nas ações em que for parte ou interveniente o idoso é crime cuja pena é a detenção de ........................................... e multa. 
( ) 6 (seis) meses a 1 (um) ano 
( ) 1 (um) ano a 3 (três) anos 
( ) 1 (um) ano a 4 (quatro) anos 
Exibir ou veicular, por qualquer meio de comunicação, informações ou imagens depreciativas ou injuriosas à pessoa do idoso: Pena - detenção de 1 (um) a 3 (três) anos e multa.
Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento 59 do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade: Pena - reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos e multa.
5. Analise o texto abaixo, conforme descrito no artigo 34o do Estatuto do Idoso. Aos idosos, a partir de .................... anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-lá provida por sua família, é assegurado o benefício ................... De ................. Salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). 
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. 
a) 60 ; mensal ; meio 
b) 60 ; mensal ; um 
c) 65 ; mensal ; meio 
d) 65 ; mensal ; um 
e) 65 ; bimestral ; um 
6. Marque (V), se a assertiva for verdadeira, ou (F), se a assertiva for falsa, após explique sua escolha. 
O Poder Público deve criar a universidade aberta para pessoas idosas e publicar livros e periódicos, de conteúdo e padrão editorial adequados ao idoso, facilitando a leitura, considerada a natural redução da capacidade visual. 
( ) FALSA. ( ) VERDADEIRA. 
O Poder público não vai criar, e sim apoiar a criação de universidades abertas para pessoas idosas e apoio às publicações de livros. 
7. Analise a veracidade das afirmativas a seguir. 
I. É obrigação exclusiva da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis. 
II. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. 
III. O direito à liberdade compreende exclusivamente a faculdade de ir vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários; opinião e expressão; prática de esportes e de diversões e participação na vida familiar e comunitária. 
IV. A assistência integral na modalidade de entidade de longa permanência será́ prestada quando verificada inexistência de grupo familiar, casa-lar, abandono ou carência de recursos financeiros próprios ou da família. Está (ao) correta (s): 
a) I, II e III 
b) I e III 
c) II e III 
d) I, II, III e IV 
e) II e IV 
8. Marque (V), se a assertiva for verdadeira, ou (F), se a assertiva for falsa. Justifique após. 
No caso de entidades filantrópicas, ou casa-lar, é obrigatória a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade. 
(X) FALSA. ( ) VERDADEIRA. 
No caso de entidades filantrópicas, ou casa-lar, é facultada a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade.
9. Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idoso serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde a quaisquer dos seguintes órgãos, exceto: 
a) Ministério público 
b) Conselho Municipal do Idoso 
c) Entidades de atendimento 
d) Autoridade policial 
e) Conselho Estadual do Idoso 
10. Complete a lacuna. 
Decorridos ....................................... do trânsito em julgado da sentença condenatória favorável ao idoso sem que o autor lhe promova a execução, deverá fazê-ló o Ministério Público, facultada, igual iniciativa aos demais legitimados, como assistentes ou assumindo o polo ativo, em caso de inércia desse órgão. 
a) ( ) 30 (trinta) dias 
b) ( ) 45 (quarenta e cinco) dias 
c) (X) 60 (sessenta) dias 
11. Analise a veracidade das afirmativas a seguir: 
I. O Poder Público criará e estimulará programas de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 6 (seis) meses, por meio de estimulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania. 
II. O Dia Mundial do Trabalho, 1o de Maio, é a data-base dos aposentados e pensionistas. 
III. Toda instituição dedicada ao atendimento ao idoso fica obrigada a manter identificação externa visível, sob pena de interdição, além de atender toda a legislação pertinente. 
Está (ao) correta (s): 
a) I, II e III
b) I e III 
c) II e III 
d) II, apenas 
e) III, apenas 
Justifique sua escolha.
A primeira afirmativa está incorreta pois o Poder Público criará e estimulará programas de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 1 (um) ano, e não com mínima de 6 meses como está na questão.