Buscar

Aula de Mecanismo do Parto

Prévia do material em texto

Aula de Mecanismo do Parto (e um pouco de estática fetal =p)
Por Ana Jéssica
Fala dos modelos de pelve e das palhaçadas que fez na aula passada. Há 4 tipos de bacia...
falamos sobre anatomia, o músculo transverso superficial, o triangulo, bulbo cavernoso, esfíncter anal, elevador do anus, sobre os planos da bacia, o ilíaco, o sacro atrás, o púbis. Na aula passada falamos sobre a arquitetura/o biótipo que poderia facilitar o nascimento.
A gente defende o mecanismo do parto normal, se for cesariana nada disso aqui falado é válido.
A gente sabe que existe a grande bacia e a pequena bacia, ou bacia obstétrica, ou uma escavação com ângulo antero-posterior. Vou tentar fazer essa aula da forma mais agradável possível e de uma condição que a pessoa possa juntar aquilo que tá no livro com a prática. Se vc não conhecer bem o mecanismo do parto, o que que pode acontecer? Qual é o produto do parto? O RN né!! Quando ele nasce e respira ele não é mais feto, ele é feto enquanto tá dentro do útero, depois que nasce ele já é RN. Quando esse RN nasce ele recebe o Apgar, é uma variação de como que a gente nasce. Se a gente nasce mexendo bem as pernas, os braços, respirando bem, não nasce com mecônio, aquela coisa amarela, não nasce engasgado, com asfixia, ou seja, não nasce em sofrimento fetal, recebe um Apgar bom. O sofrimento pode ser agudo ou crônico. O crônico é aquele que vem por uma alimentação ruim, uma placenta que não tá favorecendo uma boa nutrição para aquele bebê, podendo ser por diversas causas, pode ser que a paciente teve uma gonorreia, ou sífilis ou TB, e aquele útero dela ficou ruim. Vem a nidação, o sítio da região placentária não se desenvolve bem não tem um bom metabolismo e o feto vai ter baixo peso. Todo bebê com <2,5kg é de baixo peso, se >4kg a gente diz que ele está um pouquinho acima do peso esperado. E aí vc tem um RN com sofrimento fetal crônico, ele já tá sofrendo desde o inicio por causa de uma mal formação, por causa de um placenta insuficiente que não terá uma boa troca metabólica da mãe para o feto.
Tem o sofrimento fetal agudo, é aquele que o RN sofre com uma diminuição da capacidade de oxigenação dele dentro do útero, e dentro do útero ele deverá estar dentro da pelve quando em mecanismo de parto.
Bacia ginecóide possui 3 estreitos (superior,médio, inferior):
11cm no estreito superior (ES) que é composta pelo promontório, articulação sacro ilíaca, eminência ilio pectínea, base sup do púbis.
Estreito médio – esse é o nível das espinhas ciáticas, essas espinhas ciáticas possuem a pequena e grande chanfradura. Quando chega entre a grande e a pequena há uma espinha ciática que se projeta pra dentro do canal aqui onde tá as pontas dos meus dedos. Essa distancia entre meus dedos aqui não é a mesma que meus dedos aqui em cima... Isso quer dizer que essa bacia quando chega no seu meio, acontece alguma coisa diferente.
Ele fala depois que essa distância é menor q a outra citada (que tem 13cm, abaixo segue de um documento que encontrei)
A primeira fase do mecanismo de parto é a INSINUAÇÃO ou ENCAIXAMENTO. Os mecanismos são entrelaçados, quando termina um já começa o outro. O feto é um objeto que tem movimentos ativos e bacia é um contingente passivo, pq ela é fixa, não tem muita coisa pra acontecer então o feto que tem que passar por aqueles estreitos e para isso ele tem que reduzir os diâmetros. Conforme vc vai lendo no livro vc vai ver que tem o ovoides, o ovoide cefálico e o gômico (?), este equivale aos MMSS e MMII. A cabeça é formada por 2 parietais, 2 temporais, 1 frontal e 1 occipital. Atrás: pequena fontanela (lambdoide), formada pelos 2 parietais e o occipital. Frente: grande fontanela (bregmática), 2 parietais com o frontal. ‘Aqui’ é a base – o occipito(?) – que é onde eu vou fazer o toque de reconhecimento e dizer que altura esta cabeça se encontra, em qual estreito ela se encontra, quanto tempo vai levar pra descer do sup -> médio -> inferior, quantas contrações. Quantas fases tem o trabalho de parto? Ele tem 2 fases: a fase LATENTE e a fase ATIVA. A fase latente pode demorar até 20h! a mulher então corre para a maternidade, não tá com o colo dilatado, tá tendo contrações de Braxton Hicks constantes e o médico que não sabe a fisiologia admite aquela mulher lá, e a família e o marido todo mundo junto sem conhecimento. “Doutor, a minha mulher tá passando mal, com falta de ar, com dor”, contração não é passar mal.
95-96% dos fetos quando entrarem em trabalho de parto vão estar em apresentação cefálica. Os outros 5-4% estão em apresentação pélvica ou córmica. (Falou que costuma cobrar em prova pra saber se o aluno não tá voando que fala uma porcentagem absurda. LOL =p)
Relembrando (para fixar ao invés de ficar decorando):
- Situação: Qual é a minha situação geográfica? Como estou dando aula para vocês? Estou em pé no meio da sala. Quais as possíveis situações do feto? Longitudinal, transverso, ou oblíqua.
- Apresentação: Se estou numa situação longitudinal, como posso me apresentar pra vocês? (professor abre a porta e põe só a cabeça pra fora. rs). É a maneira/modo de me apresentar pra vcs. Quais as apresentações possíveis do feto? Cefálica, pélvica, acromial (na oblíqua).
Numa situação longitudinal eu tenho 2 formas de apresentação: cefálica(95-96%) e pélvica.
Apresentações (extra):
APRESENTAÇÕES CEFÁLICAS 
• Cefálica fletida: a cabeça encontra-se em grau máximo de flexão, com o mento próximo ao tórax – está é a melhor posição para o favorecer o nascimento.
• Cefálica defletida: a cabeça pode apresentar três graus diferentes de deflexão:
1. De 1°grau ou bregmática; 
2. De 2°grau ou de fronte; 
3. De 3°grau ou de face.
APRESENTAÇÕES PÉLVICAS
•Apresentação pélvica completa ou pelvipodálica: as pernas e as coxas estão fletidas, 
ocupando a bacia materna – o bebê está sentado;
•Apresentação pélvica incompleta ou modo de nádegas: quando as coxas estão fletidas 
contra a bacia e as pernas se acham estendidas sobre a face anterior do tronco.
Voltando para a aula...
Estreito médio -> plano 0 de DeLee ou 3º plano de Hodge
Na apresentação cefálica, quando começarem as contrações, a cabeça vai ser empurrada para baixo, quando digo que está insinuada? Quando o diâmetro biparietal ultrapassarem essa linha aqui (?). Quando insinua não tá mais móvel, quando fizer manobra de Leopold vai perceber que não tá mais móvel. Quando chegar ao estreito médio vai fazer uma rotação interna, quando chegar lá fora a cabeça vai fazer uma rotação externa. Quando a cabeça entra numa determinada posição ela restituir à posição normal – movimento de restituição.
Teoria de Zweifel – a gente tem a coluna as vértebras e aqui as forças e uma alavanca, essa alavanca que tem a face do bebê com o mento, os olhinhos e tal, ela é maior, por isso ela tem uma tendência de subir. E essa alavanca menor tem tendência de descer porque aqui é a coluna. E se eu to colocando forças através do útero, das contrações, a tendência é acontecer isso daqui *prof faz o gesto*.
A chance de acerto é 96% (cefálica), dentro desses 96%, 60% tem chance de ser occipito ou fletido.
Por que a cabeça vai se insinuar no seu diâmetro transverso que é o maior? Por que esse diâmetro da pelve é o maior (acho que é o superior, me confirmem!). Com as forças ela vai se ajustando, as teorias de Zweifel e Schellheim explicam isso.
Lei da acomodação de Schelleim – faz como se fosse um tubo de PVC reto, o polo cefálico vai descendo aqui e vai reduzir seu eixo. Chama-se fenômeno de acomodação
Lembrando: Insinua, desce, roda internamente.
Essa rotação interna -> quando ele vai fazer a rotação vcs acham que essa cabeça vai estar aonde na pelve? Relembrando os planos de DeLee que pra cima é -1, -2, -3, -4,-5 e pra baixo é +1,+2,+3,+4,+5. Na vulva é mais ou menos +4,+5.
Nos planos de Hodge:
Voltando, se a apresentação cefálica tá no estreito médio, a cabeça ainda não rodou... as contrações estão acontecendo...na multípara a dilatação ocorre primeiro e depois que a cabeça desce e roda, na primíparaa cabeça desce e roda ao mesmo tempo. Então, a dilatação tem que estar completa pra depois o bebê descer e tem um tempo para ele descer e ele vai rodar, pra rodar precisa das contrações.
O polo cefálico depois de rodar olha o ombro como fica (!!!), quando chega na vulva olha o que vai acontecer com as espáduas, vai encaixar no estreito superior e vai rodar externamente e vai chegar assim no púbis. Quando as espáduas chegam no estreito médio vai rodar de novo, é o movimento de restituição. O ombro também vai estar no maior diâmetro e basta fazer isso aqui para liberar o ombro anteriormente e depois posteriormente.
Pergunta: Qual o critério pra pegar essa mulher que tá em trabalho de parto mas que supostamente o bebê não (...) e saber encaminhar pra cesarea? Porque tem trabalhos de parto q duram 12h ou mais...
O critério é o domínio da fisiologia (!!!!!) ¬¬
Quando se diz que a paciente tá em faze latente de trabalho de parto? Quando ela perde tampão mucoso.
Aí a contração começa...1 a cada 10min, 2, 3, 4, quase que 5 contrações a cada 10 min quando estiver em período expulsivo. Fazer o exame físico para perceber que aquele abdome está em contração. Tem que ficar indo na sala de pré-parto e ficar avaliando a pct.
A gente sabe que a mulher nulípara tem um TP mais prolongado que uma multípara. Uma fase latente demora +- 20h, já a fase ativa demora 6 a 8h (6 – primípara, 8- multípara).
Professor começa a falar de partograma, que fez um cartaz para levar para a manifestação escrito: INSTITUIÇÃO DO PARTOGRAMA! (hahaha)
Partograma: cada coluna vale 1h, cada dilatação são 10cm nessas abscissas, coordenadas (abscissa ou coordenada?!). O triangulo é dilatação, e a bolinha é a descida da cabeça.
Pra finalizar (extra):
Considera-se a dilatação total do colo e a completa expulsão fetal como o segundo período clínico do trabalho de parto:
1. Ocorrência de 4 ou 5 contrações uterinas em 10 minutos, com duração de 45 a 70 segundos;
2. A apresentação insinua-se no canal de parto, podendo encontrar-se no estreito inferior;
3. Puxo involuntário, porque o saco amniótico ou a apresentação protrui através do colo dilatado, pressionando o reto e, frequentemente, há ruptura espontânea de membranas;
4. Abaulamento do períneo com protrusão do ânus, apagamento dos grandes lábios e a vulva e entreabre e se dilata lentamente.
FIM!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes