Buscar

ativ_32933

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

VOCÊS DEVERÃO RESPONDER ÀS QUESTÕES ABAIXO E ENVIÁ-LAS ATRAVÉS DO PORTFÓLIO - FERRAMENTA DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM UNIGRAN VIRTUAL. 
ATIVIDADES DA AULA 1
 
01. Sobre conceitos e nomenclaturas na prática do marketing, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, após assinale a opção correta: (0,25)
(V) O produto é o primeiro elemento do composto mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto.
(F) O conceito de cliente deve ser distinguido também do conceito de consumidor, o cliente é quem efetivamente consome o bem oferecido, o consumidor é alguém que compra.
(V) Os preços estabelecidos no mercado funcionam como verdadeiros sinais para toda a economia: se, por exemplo, os consumidores aumentarem o seu desejo por determinado bem, o preço desse bem tem tendência a aumentar.
(F) Segmentação de mercado é o grupo de consumidores a quem determinada empresa decide dirigir seus produtos, serviços ou ideias, com uma estratégia destinada a satisfazer as suas necessidades e preferências específicas.
(V) A demanda consiste na quantidade de bens ou serviços que a totalidade dos consumidores deseja e está disposta a adquirir em determinado período de tempo e por determinado preço.
(F) O ambiente de marketing inclui o estudo dos consumidores como fontes de influência nas organizações.
Assinale a sequência correta. 
a ( ) F-V-F-V-F-V
b (X) V-F-V-F-V-F
c ( ) V-F-V-V-F-V
d ( ) F-V-F-F-V-F
e ( ) F-V-F-V-V-F
02. No Brasil, o setor de brinquedos cresce continuamente, já que, altamente influenciadas por campanhas publicitárias, as crianças iniciam cada dia mais cedo suas vidas de consumidores, tornando esse setor um dos mais lucrativos. Apesar desse cenário favorável, concorre com os produtos chineses. Além disso, o mercado brasileiro de brinquedos ficou estático por décadas e o varejo carece de uma diversidade que a indústria nacional não tem. 
Tendo como referência o texto acima, posicionando-se como profissional de marketing de determinada empresa de brinquedos, responda a questão abaixo baseando no material de estudo:
a) Qual a importância da análise do microambiente e macroambiente relacionados ao setor de brinquedos no Brasil? (mínimo 4 linhas e máximo 10 linhas) (0,35)
O microambiente envolve as variáveis externas (não controláveis), como a política interna do negócio, a concorrência, o público alvo, os fornecedores e os prestadores de serviços, e variáveis internas (controláveis), como a produção, o financeiro, o comercial, os Recursos Humanos e as estratégias de marketing.
O macroambiente de uma empresa, por sua vez, é composto por variáveis externas mais complexas, como questões sociais (demográfico/cultural), econômicas, naturais e políticas/legais, que têm capacidade para interferir em seu funcionamento, seja de forma positiva ou negativa. Nesse sentido, vale ressaltar que essas variáveis, também, são capazes de afetar o conjunto da sociedade e suas atividades, já que envolvem matérias relativas à população.
b) Qual o papel do profissional de marketing para as empresas do setor de brinquedo obter lucratividade? (mínimo 4 linhas e máximo 10 linhas) (0,35)
A principal função do especialista em marketing é usar seus conhecimentos para aumentar as vendas de uma marca ou uma empresa. Ele é o responsável por criar estratégias que tornarão um produto ou um serviço mais atraente para o seu público-alvo, isso de uma maneira inteligente para atrair e não repelir os consumidores. Além disso, fica como responsabilidade do profissional de marketing solidificar o nome da empresa, levando seu nome diretamente para pessoas que precisam de seus serviços.
Entre as funções desse profissional está também a de analisar o mercado e seu cenário socioeconômico, estudar seu público e o comportamento dos consumidores da marca.
04. Explique o que é Mix de marketing? Como ele pode ser dividido? (0,3)
O Marketing Mix é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado. e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto, visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo.
O Marketing Mix é dividido em 4 seções chamados de 4Ps que são: Produto cliente, Preço custo, Praça conveniência, Promoção comunicação. 
 Bom Trabalho! Prof. Marcelo Koche

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais