Buscar

Modelo - Contextualizada - BIOSSEGURANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
NUTRIÇÃO
BIOSSEGURANÇA
NOME DO TUTOR: JUSSARA PESSÔA
NOME DO ALUNO: RENATA GOMES DE SOUZA
A importância do uso de equipamentos de proteção na área da saúde
“Um enfermeiro, de 30 anos, morreu após contrair uma infecção generalizada ao se ferir com uma agulha, enquanto cuidava de um paciente que estava internado em um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) de um hospital localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Segundo familiares da vítima, Maurício Vargas contraiu um abscesso no local em que se feriu com a agulha e começou a passar mal, com dores de cabeça e febre.
A família acusa o hospital de negligência por não ter alertado que o enfermeiro deveria ter tomando um antibiótico imediatamente, após o acidente com a agulha, já que o paciente que o enfermeiro cuidava no momento do acidente também morreu de infecção generalizada.
O hospital informou em nota que todos os cuidados foram feitos para a recuperação do colaborador. “Infelizmente, mesmo com todos os esforços, ele não respondeu aos tratamentos empregados e faleceu, causando comoção em toda a equipe e instituição, que estão em luto pelo colega de trabalho”, lamentou.”
Há muito tempo que casos de acidentes de trabalho na área de saúde vem sendo mostrados na mídia, isso é decorrente a falta de cuidados com uso de EPIs e higienização correta de materiais de trabalho. O conjunto de procedimentos necessários para prevenir e controlar os riscos que pessoas podem correr em certas situações é denominado Biossegurança. A exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos pode oferecer riscos aos seres humanos, tudo depende da situação e do ambiente em que se encontram.
Leal, M. P. L.; et al. Adesão às medidas de biossegurança por profissionais de saúde em situações de urgência e emergência. Revista Interdisciplinar NOVAFAPI, Teresina. v.4, n.3, p.66-70, Jul-Ago-Set. 2011.
https://exame.abril.com.br/negocios/dino/biosseguranca-esta-entre-os-itens-mais-importantes-para-manter-clinicas-de-saude-dentro-dos-padroes-de-mercado/ (21/maio/2018)
http://varelanoticias.com.br/enfermeiro-morre-apos-ser-infectado-com-agulha-contaminada-em-hospital/ (08/agosto/2018)
https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/06/05/internas_economia,874113/brasil-tem-700-mil-acidentes-de-trabalho-por-ano.shtml (05/junho/2017)
Meu caro(a), gostaria que você elaborasse um texto dissertativo com aproximadamente 30 linhas, descrevendo algumas doenças que possam ser adquiridas pelos profissionais de saúde pelo não uso e pelo uso incorreto dos equipamentos de proteção individual ou coletiva. Fale também sobre as formas de como adquirir doenças pelo mal ou não uso dos equipamentos de proteção.
A Biossegurança é um conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização e eliminação de riscos para a saúde, os quais ajudam na proteção do meio ambiente e na conscientização do profissional da saúde. O fato da biossegurança ser tão discutida e valorizada em dias atuais, não condiz com o número de acidentes que ainda continua bastante elevado. Acredita-se que o problema não está nas tecnologias disponíveis para eliminar e minimizar os riscos e sim no comportamento inadequado dos profissionais.
Todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção. Esses acessórios são indispensáveis em fábricas e processos industriais em geral.
Problemas de saúde desenvolvidos no trabalho
	Antracose
Lesão pulmonar ocasionada por diferentes agentes que são adquiridos nas áreas de carvoarias. A doença pode ser o ponto de partida para outros problemas ainda mais graves e afeta, principalmente, os trabalhadores que têm contato direto com a fumaça do carvão.
	Bissinose
Doença causada pela poeira das fibras de algodão, que afeta principalmente as pessoas que trabalham na indústria algodoeira.
	
Surdez temporária ou definitiva
Quando o trabalhador está exposto em uma área ruídos constantes, ele começa a perder a sensibilidade auditiva e isso pode se tornar irreversível. A perda auditiva se torna definitiva de forma lenta, silenciosa e prolongada. É mais comum entre operários de obras de construção que utilizam equipamentos que emitem ruídos e operadores de telemarketing.
	Dermatose ocupacional
Pessoas que trabalham com graxa ou óleo mecânico podem desenvolver reações alérgicas crônicas, de forma que a pele cria placas.
	Câncer de pele
Pessoas que trabalham, por exemplo, em lavouras, têm grandes chances de desenvolver o câncer de pele devido à excessiva exposição ao sol. A doença é bastante comum no Brasil, mas só pode ser considerada ocupacional se estiver relacionada à atividade profissional desenvolvida. Uma pessoa que trabalha em um escritório, sem se expor ao sol, por exemplo, pode ter o câncer de pele por outros e não terá assistência do INSS.
	Siderose
Pessoas que trabalham nas minas de ferro acabam inalando partículas microscópicas de ferro. Estas partículas acabam se alojando nos bronquíolos, provocando falta de ar constante.
	Catarata
Quem trabalha em lugares de altas temperaturas pode desenvolver a perda do cristalino, ocasionando a cegueira. Assim como o câncer de pele, a doença atinge uma parcela significativa da população brasileira, principalmente os idosos, e precisa ter relação direta com o trabalho para ser considerada ocupacional.
	Doenças por função
Pessoas que trabalham com alimentos, por exemplo, podem se contaminar pelos produtos orgânicos que são utilizados.
Os agentes ambientais são os grandes causadores das doenças ocupacionais. Por isso, combater essas ameaças é de extrema importância para proporcionar um local de trabalho mais seguro e protegido. Assim, o trabalhador terá a tranquilidade de exercer as suas atividades profissionais com qualidade, proteção e prevenção.
Os principais riscos existentes são:
Risco Biológico
Riscos Químicos
Radiações Ionizantes
Resíduos
Condições de Conforto por Ocasião das Refeições
Lavanderias
Limpeza e Conservação
Manutenção de Máquinas e Equipamentos
Os EPIs para serviços de saúde
Os EPIs e EPCs devem ser implantados em todos os ambientes que não é possível eliminar o risco. Portanto, é dever do empregado utilizar o equipamento. Assim como, é dever do empregador fornecer o EPI adequado, dar o treinamento e apresentar todas as informações necessárias para que o trabalhador esteja ciente das zonas de riscos e como utilizar corretamente o Equipamento de Proteção Individual.
Vamos listar alguns dos principais EPIs para os serviços em saúde. Lembrando que para fazer a escolha, devemos consultar o profissional da segurança do trabalho para que ele estabeleça os equipamentos ideais para garantir a proteção do trabalhador em cada tipo de ambiente.
Avental descartável
Toucas
Luvas de segurança
Máscaras respiratórias
Óculos de segurança
Sapato de segurança
Cumprir as normas de segurança é o dever de todos, por isso, a implantação das medidas de proteção irão proporcionar mais qualidade de vida para os colaboradores, prevenindo acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ao longo do tempo. Tenha a consciência da importância dos profissionais da segurança do trabalho aliados a utilização dos EPIs adequados!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
Revista proteção

Outros materiais