Buscar

Avaliação II Ética, Política e Sociedade Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Avaliação II Ética, Política e Sociedade Ética
	
	
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A mudança de pensamento político ocorrida na modernidade teve influência de diversos aspectos históricos. Estes aspectos históricos interferiram diretamente nas questões epistemológicas e científicas que facilitaram estas mudanças. Acerca destes aspectos históricos, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao longo da modernidade, o feudalismo decaiu como modelo econômico, enquanto que a classe burguesa ampliou seus domínios socioeconômicos.
II- As atividades artesanais cresceram neste período, e o comércio com o Oriente se ampliou, o que favoreceu as grandes navegações.
III- As famílias aristocráticas perderam muitas fortunas e muitas terras foram relegadas ao abandono, em virtude das cruzadas.
IV- O feudalismo se consolidou como modelo econômico, pelo domínio da exploração da mineração e do desenvolvimento industrial. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	2.
	O pensador medieval chamado de São Tomás de Aquino desenvolveu uma maneira característica de pensar a sociedade, o espiritual, a ética e o ser humano. O termo "ética tomista" é a referência ao pensamento de Tomás de Aquino. A partir das reflexões de São Tomás de Aquino, a teologia da Igreja passou a ser fundamentada na revelação e a filosofia baseada no exercício da razão humana. Acerca da ética tomista, analise as afirmativas a seguir:
I- O homem não possui capacidade para distinguir o bem e o mal, portanto, deve entregar a Deus suas escolhas éticas.
II- Do ponto de vista da ética, o homem deve agir de acordo com sua natureza racional, pois esta o permite apreender a ordem moral. 
III- O homem apresenta capacidade de discernimento diante das decisões a serem tomadas, por isso ele possui responsabilidades nestas decisões.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	3.
	A Grécia antiga foi um ícone do surgimento da democracia, mesmo que, em sua história, a realização dela tenha sido fragmentada e reducionista a ponto de excluir das decisões públicas as mulheres e jovens atenienses. Na democracia contemporânea, o povo determina suas relações de poder sobre os demais integrantes da sociedade. Sobre as formas de democracia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A democracia indireta é aquela na qual o povo participa diretamente por meio do voto na escolha de seus representantes.
	 b)
	A democracia direta permite ao povo escolher seus representantes para que estes votem posteriormente em seus interesses.
	 c)
	Na democracia indireta, resolvem-se apenas questões de interesse das políticas sociais, e não políticas de um modo geral.
	 d)
	Na democracia direta, o povo decide diretamente, por meio de referendos e plebiscitos, as questões políticas de sua localidade.
	4.
	Os valores éticos são constituídos na sociedade como um todo, respaldados na coletividade e, como tal, a liberdade individual está relacionada e vinculada a estes valores coletivos. Esta liberdade se realiza de forma concreta nas instituições históricas e sociais como a família, a sociedade civil e o Estado. Baseado nisso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Família.
II- Sociedade civil.
III- Estado.
(    ) Instituição que regula o relacionamento íntimo, geralmente restrito à esfera do lar, baseando-se nas doutrinas éticas destes relacionamentos.
(    ) É o espaço social em que é discutida e ampliada a discussão ética sobre os problemas que o mundo enfrenta.
(    ) Deve garantir a propriedade privada através de leis ou pelo uso da violência, no caso da existência do exército e da polícia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	5.
	O autor Maslow desenvolve uma teoria sobre as dimensões das necessidades individuais e sociais que envolvem segurança, autorrealização, autoestima, afetividade, necessidades biológicas. O autor criou uma pirâmide que indica a hierarquia das necessidades humanas. Dentre as necessidades indicadas nesta pirâmide, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a necessidade mais básica, ou seja, a mais importante e que é a base da pirâmide:
	 a)
	Respeito, aceitação e interação social.
	 b)
	Alimentação, moradia, conforto físico e lazer.
	 c)
	Trabalho criativo, autonomia, lucratividade.
	 d)
	Segurança no trabalho, estabilidade e remuneração.
	6.
	Quando utilizarmos o termo política no cotidiano, estamos nos referindo à administração de aspectos de nossa vida particular e coletiva. Entretanto, a dimensão política da sociedade envolve, além de aspectos mais individualizados da pessoa, questões mais amplas de Estado e de Governo. Sobre as características do conceito de política, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os ideólogos da democracia concordam com o governo do povo, desde que os interesses individuais dos governantes sejam mantidos.
	 b)
	Na democracia, o poder é exercido por um pequeno grupo de forma direta ou por meio de seus representantes, ou seja, o povo não participa.
	 c)
	O governo é composto por programas e projetos que são propostos pela sociedade, enquanto que o Estado é formado pelas instituições que permitem as ações dos governos.
	 d)
	A democracia apresenta eleições regulares, no entanto, estas são sempre indiretas, com votos apenas de representantes.
	7.
	A cultura ocidental resultou da articulação entre dois sistemas de pensamento: a cultura grega e a cultura judaico-cristã. Ambas foram fundamentais para a elaboração da ideia de política no período medieval, influenciada, sobretudo, pelo cristianismo. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A teoria política cristã baseia-se na teocracia, ou seja, o poder divino conduzia as leis, uma vez que os hebreus receberam o livro das leis do próprio Deus.
(    ) O formato político dos cristãos consolidou-se apenas no Império Romano, pois este foi o único que possuiu o cristianismo como religião oficial.
(    ) Uma das influências da política cristã foi o formato pensado por Platão, baseado na ideia de uma comunidade hierárquica governada por filósofos.
(    ) A ideia de Direito Natural constituiu uma das bases da política pensada pelo cristianismo, uma vez que a hierarquia social seria definida pela ordem divina.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	8.
	Ao propor uma ética que leve em conta instituições como empresas e a necessidade de superar obstáculos, burocracias e erros administrativos, Srour se torna um autor que reflete sobre a moral e define a chamada moral da parcialidade, uma reflexão sobre o relativismo moral da sociedade dos negócios. Assinale a alternativa CORRETA sobre o conceito de moral da parcialidade:
	 a)
	A moral da parcialidade defende que existem erros na sociedade e, portanto, todos devem seguir a lei para mostrar o que é certo.
	 b)
	A moral da parcialidade exige lealdade entre as pessoas internas a uma empresa, enquanto que permite a malícia nas relações com o mundo externo.
	 c)
	Esta moral compreende que é apenas a honestidade que faz com que as coisas aconteçam na sociedade, nada mais.
	 d)
	Esta moral entende que a falta de caráter das autoridades é geral e deve ser compreendida como inerenteà sociedade.
	9.
	A Grécia antiga é considerada pelo conhecimento popular como o berço da democracia e da política, em especial, através dos exemplos das cidades-Estado de Atenas e Esparta. Ao mesmo tempo, na cultura helenística (grega), florescia a cultura clássica antiga. Os filósofos gregos refletiram sobre a política e buscaram compreender suas origens. Sobre as análises destes filósofos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Platão utiliza um mito para indicar que a política nasceu para provocar a discórdia entre os homens, a partir da intervenção de deuses.
	 b)
	Para Aristóteles, o homem já nasce um ser político e, portanto, a política está intrínseca na natureza humana.
	 c)
	Para os sofistas, foram os humanos que criaram a política, sem o auxílio dos deuses, para organizar a vida social.
	 d)
	Para Platão, a política é muito positiva, porque auxilia os homens a resolver os problemas que criaram.
	10.
	Liderar é influenciar e modificar comportamentos para além da simples adesão de ideias, rotinas e atitudes. Historicamente, a liderança influenciou exemplos positivos e catastróficos na humanidade, a exemplo das guerras mundiais. Nesse sentido, existem diferentes tipos de liderança que podemos observar diariamente nas organizações. Sobre os diferentes tipos de liderança, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os modelos de liderança valem apenas para o ambiente das relações de trabalho, nas quais o líder é claramente identificado, e não para outras áreas.
	 b)
	A liderança autocrática é marcada pela dominação de uma pessoa, que utiliza o diálogo como ferramenta principal para liderar.
	 c)
	Na liderança democrática, o comprometimento com as decisões é de todos, pois a participação do grupo é efetiva.
	 d)
	Na liderança liberal, as pessoas não possuem liberdade e quase não participam das tomadas de decisão.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes