Buscar

relatório de estágio

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
_________________________________________________
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
ATANILZA CAZUZA DA COSTA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL
Cuiabá - MT
2018
ATANILZA CAZUZA DA COSTA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil. 6º semestre.
Tutor de sala: Graziele Fernanda Rocha
Tutor eletrônico: Patricia Cindy Milleo Christofoli de Oliveira
Cuiabá - MT
2018	
sumário
1.	INTRODUÇÃO	3
2. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO	5
2.1 Caracterização do Campo de Estágio	5
2.2 Diário de observação	6
2.	PROJETO DE INTERVENÇÃO	9
2.1	Dados Gerais do Projeto	10
5. REFERENCIAL TEÓRICO	12
5.5 PLANOS DE AULA DA INTERVENÇÃO	13
PLANO DE AULA 1	13
PLANO DE AULA 2	14
PLANO DE AULA 3	16
PLANO DE AULA 4	17
PLANO DE AULA 5	18
PLANO DE AULA 6	20
5. DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS	22
6. CONCLUSÃO	24
6.	REFERÊNCIAS	25
 INTRODUÇÃO 
Neste relatório possui informações referentes ao Estágio Curricular Obrigatório I no Centro Educacional Sebastião Albernaz situada em Chapada dos Guimarães MT. O presente relatório de estágio contém informações a respeito de observações e regências realizadas na durante o estágio. A intervenção foi realizada no turno vespertino nos dias 03 de agosto a 13 de setembro de 2018.
	O presente estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos, aperfeiçoar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em ocasiões reais do trabalho. Nesse período foi possível vivenciar a rotina escolar da turma de educação infantil jardim II, turma escolhida para realizar a regência, assim como também foi possível observar a rotina das turmas da educação infantil. 
	O tema escolhido do Projeto para a Educação Infantil foi educação no transito, pois é preciso destacar os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais. O aprendizado já na educação infantil faz com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes. A proposta deste trabalho é apontar possibilidades de se trabalhar a Educação para o Trânsito nas séries iniciais afim de propor resgatar valores morais e éticos, que acabam se perdendo. A escola deve ser um canal de informação para a criança, esclarecendo dúvidas e principalmente focando quais são os comportamentos corretos para que uma criança possa se torna um cidadão consciente, compromissado e responsável por seus atos de hoje e de sempre.
O estágio supervisionado, como componente curricular, é fundamental para a nossa carreira como professores. Por meio dele, podemos vivenciar as diferentes situações que envolvem a rotina escolar, em sala de aula e na escola como um todo. A experiência como professora estágiária exigiu bastante empenho, pois foi realizada com a pré-escola. Essa fase pode ser considerada como o ponto de partida para a aprendizagem, ou seja, ela servirá de base para o aprendizado futuro da criança. Além disso, é nesse momento em que ocorre o processo de sociabilização da criança, o que será extremamente importante para a sua interação com outras crianças e pessoas a sua volta.
 Posto que a educação é um instrumento primordial para minimizar as estatísticas negativas em relação à incidência de pessoas lesionadas ou mortas diariamente nas grandes cidades, a abordagem sobre o Trânsito necessita ser amplamente difundida nas escolas. Educar para o trânsito é primordial para a sociedade atual, que vive um quadro brutal representado por variadas formas de agressões ao homem em seu cotidiano. A escola necessita acompanhar as mudanças sociais preparando o educando para saber transitar no espaço público, além de refletir sobre a questão da ética, ou seja, repensar sobre as diversas faces de conduta do ser relacionadas ao ato de transitar.
2. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 
2.1 Caracterização do Campo de Estágio
A Escola Espaço Ativo – LIDA foi criada no dia 26 de fevereiro de 2002 atraves do CNPJ 049714452/001-71 com a atividade pré escolar. O objetivo primeiro era atender a clientela de crianças de nove meses que no momento não era atendidas por nenhuma onstituição de Chamada dos Guimarães MT. No inicio contavam com 28 alunos, funcionando as salas de maternal I e II e hoje contam com 250 alunos. No periodo matutino funcionam o ensino fundamental, desdo o 4ª ano ate o 9ª ano. No periodo verpertino funciona a educação infantil dividido em jardim I e II, maternal I e mini maternal. 
	Fazem parte das instalações se seu espaço físico: Uma secretária, e funciona a direção escolar, uma sala dos professores e coordenação pedagógica, está sendo construída a sala da direção, pátio interno com jardim, uma quadra, e um espaço bem amplo esterno com muitas arvores frutifera para as crianças brincar e realizar as atividades, dois banheiros um feminino e um masculino sendo que cada um é repartido em três sanitários e com dois chuveiros para a higienização das crianças pequenas. Uma lavanderia, uma conzinha e uma despensa.
	Fazem parte do quadro de funcionários: 09 professores formados em Pedagogia,02 de Artes,01 de Ed,Física,07 TDIS,08 ADI´S,01 auxiliar da escola,01 diretora.01 coordenadora,01 secretaria,07 serviços gerais e 05 vigilantes. Ao realizar o estagio no período vespertino das 11:00 as 17:00, pude observar que os professores e os demais funcionários que trabalham na unidade colaboram para que as crianças convivam num ambiente agradável e social.
A escola reconhece e valoriza as distintas constituições familiares, fazendo com que as famílias também estejam junto desse mesmo processo, orientando, informando e incentivando a participar cada vez mais. A escola foca em datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais, folclore, dia da criança e fera de ciências, fazendo assim a junção de pais e filhos no âmbito escolar, mas há um grande problema encontrado pois há diferenças culturais e sociais existente, considerando que uma grande parte de nossos alunos não tem acesso a cultural ao lazer ,famílias desestruturadas com pais presidiários ,viciados família de baixa renda Esta diversidade gera uma série de dificuldades: dificuldade de relacionamento, acompanhamento da família na vida escolar e dificuldade de aprendizagem interferindo no desempenho das atividades políticos-pedagógicos. 
A escola tem os seguintes projetos: Projeto Sala de Apoio: A proposta da efetivação de um projeto de Sala de Apoio na Educação Básica de nossa escola se deve há um número significativo de crianças nas séries iniciais da sua escolarização que apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. Projeto de Leitura, as histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e assim contar e ouvir história sempre teve grandes significados para cada um de nós, assim torna-se de fundamental importância na formação do leitor. 
2.2 Diário de observação 
O portão da escola abre 12:45hrs. No ínicio da aula, os alunos juntamente com a professora cantam músicas, cantigas de roda. A professora conduz a aula com organização e promove atividades que favorecem o aprendizado, busca formas diferenciadas de ensinar os educandos, tornando prazeroso o ingresso diário escolar.
Nas paredes da sala estão expostas as produções de desenhos realizados pelos alunos, painel de aniversáriantes e de presença com figuras de meninos e meninas, feitos de E.V.A, com os nomes de cada aluno. Também existe um alfabeto colorido, figuras geométricas, normas de como devem se comportar na sala e na escola e os números de 1 a 10, eles fazem leitura diariamente.
O intervalo tem duraçãode 20 minutos, onde as crianças saem para brincar e lanchar, sendo organizados em filas. A organização do pátio e do intervalo é feita pelos funcionários da escola, onde buscam cuidam das criançãs e dos banheiros. Após o termino do intervalo, eles fazem uma nova fila para irem juntos para a sala de aula. A professora continua com a aula com uma história, neste momento percebi o grande interesse que o grupo demonstrou.
Vai chegando a hora de ir embora, a professora explica o dever de casa e os alunos vão brincar com jogos e brinquedos no cantinho da sala a espera de seus pais. A professora valoriza muito o brincar, permitindo que os alunos contribuam e os professores se renovem e inovem. Na sala dos professores há variedades de livros, uma mesa de reuniões, um sófa para descanso e computadores para aprimorar seus conhecimentos. A sala é usada para realizaçao de planejamentos de aulas, reuniões pedagogicas, etc. Ás aulas terminam as 17:00hrs, crianças de até 6 anos, ficam na sala com a professora aguardam a chegada de seu responsável.
A professora faz um planejamento semanal, e antes de aplicar a coordenadora pedagógica acompanha e faz as observações necessárias. O ambiente escolar tem a preocupação com prevenção de acidentes, por isso é um ambiente limpo e atendimento multifuncional. O principal ponto positivo observado na escola em geral e também na classe acompanhada é a autonomia oferecida às crianças. Tudo é proposto para elas próprias realizarem, por isso são crianças alegres falantes e seguras de si mesmas. As crianças da escola geralmente não são tímidas para falar em público ou realizar apresentações para o público.
A professora desenvolve o trabalho com clareza, socializando e interagindo com os alunos. Ela segue uma rotina, onde primeiramente faz as leituras dos cartazes pedindo para que cada aluno mostre a letra inicial do seu nome no alfabeto. Retoma o conteúdo da aula passada, para que os alunos absorva o máximo o conteúdo. Segue um planejamento feito em quinzenas. Os recursos materiais utilizados são quadro, giz, caderno, livro e impressos. Ela mostra domínio do assunto, dando oportunidade aos alunos para tirarem dúvidas. São trabalhadas gravuras para um melhor entendimento.
RELATO DA OBSERVAÇÃO JARDIM I
Não a uma rotina de sala, os alunos já chegam e se direcionam ao seus lugares. A professora retoma os conteúdos da aula passada, lembrando os tópicos mais importantes. A professora segue um planejamento, mas com um pouco de dificuldade, pois não a muita interação dos alunos com o professor. A professora mostra domínio do assunto e tenta se socializar com os alunos levando o conteúdo para a realidade dos dias de hoje, mas não são todos que mostram interesse. São trabalhados interpretações de textos do livro didático de português, mas muitos precisam do auxílio da professora para a realização das atividades. 
RELATO DA OBSERVAÇÃO JARDIM II
Há uma rotina de sala, onde iniciam com uma oração. A professora começa retomando os assuntos da aula passada. Segue o planejamento de aula, feito por quinzena. Desenvolve o trabalho de acordo com o planejamento, utilizando impressos, livro didático, e materiais didáticos. A professora demonstra muita afinidade com os alunos, estabelece um diálogo harmonioso com os mesmos, obtendo atenção e respeito de todos. É motivadora, questiona e incentiva a participação dos alunos. Durante a aula busca estabelecer relações com outras áreas de conhecimento, e com a realidade em que vivemos. Os alunos mostram interesse na aula, e buscam absorver total conhecimento. Ao analisar a turma pude perceber que a professora tem muita paciência e prazer pelo que faz, dando liberdade e atenção para os alunos, fazendo com que eles se sintam à vontade para perguntar e questionar.
 PROJETO DE INTERVENÇÃO 
Nota-se que a atual Educação Infantil trilha a procura de estratégias capazes de garantir o cuidar e o educar da infância, tendo em vista atender as necessidades do corpo e mediar o desenvolvimento sociocultural das crianças desde o nascimento, assegurando-lhes o tripé de direitos que se esboça para esta etapa da educação, o direito a brincar, criar e aprender. Neste tocante, faz-se necessário a intervenção da ação lúdica, ou seja, o brincar é uma forma de linguagem a partir da qual a criança atua, desenvolve-se e cria seu próprio conhecimento. Pois observamos que a mesma não tem recebido a atenção adequada dentro das instituições de Educação Infantil, que ainda não se deu conta que é por meio da brincadeira que a criança envolve-se em jogos, em danças e sente a necessidade de partilhar com o outro. Ainda que em postura de adversário, a parceria é um estabelecimento de relação. 
O projeto interdisciplinar de educação para o trânsito tem a proposta pedagógica para a educação infantil foi elaborado a partir da preocupação que tínhamos enquanto Instituição de ensino, especificamente em educação infantil, em desenvolver atividades de ensino-aprendizagem voltadas para a conscientização da educação para o trânsito, que possibilitassem a criança adquirir o respeito às regras e leis percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e  coletiva.   
 Busca contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços da cidade. Também tem como meta levar ao entendimento dos educando, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas. Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionada ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado enquanto que a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescem em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há uma tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas.
Dados Gerais do Projeto
Carga Horário: 24horas (6 aulas/4horas) Educação Infantil – 4 anos. Vespertino) 
Temática: Projeto Transporte na Educação Infantil
Objetivo geral: 
Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa;
Objetivos específicos: 
Criar situações de aprendizagem que favoreçam e estimulem o pensamento e ação das práticas de boas maneiras no trânsito;
Construir brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao trânsito;
Estimular as percepções visual e auditiva através de brinquedos;
Metodologia: 
A prática pedagógica na educação infantil deve favorecer o desenvolvimento integral da criança, sua cognição, linguagem, possibilidades motoras, características sociais e afetivas, contemplando o princípio do educar e cuidar em todas as suas atividades. As atividades pedagógicas se realizam através da Pedagogia de Projetos com o intuito de favorecer um melhor aprendizado e uma melhor integração entre crianças e a dinâmica dos conteúdos. A pedagogia de projetos apresenta-se como uma concepção de posturas pedagógicas e não meramente como uma técnica de ensino mais atrativa.
Os conteúdo a serem trabalhados serão:
Coordenação motora grossa e fina;
Percepção visual e auditiva;
Noções de quantidade e escrita 
Sequência lógica;
Relação espaço – temporal;
Avaliação: 
A avaliação será contínua, sendo que por meio de obervação expressivas e dos registro diário, o educador pode documentar, contextualmente, os métodos de aprendizagem das crianças, a quantidade das interações constítuidas com seus pares, obtendo informações importantes sobre as experiências vivenciadas pelas crianças.
.
5. REFERENCIAL TEÓRICO 
A necessidade de uma proposta pedagógicapara a Educação Infantil surgiu diante dos conhecimentos dos alunos em suas múltiplas dimensões e quanto ao processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a preocupação dos educadores da Educação Infantil priorizou “o que ensinar”, “para que ensinar”, “como ensinar” e “quando ensinar”, buscando uma programação adequada, planejamento, que atenda de forma mais abrangente, o que atualmente pode ser definido como proposta pedagógica.
Tendo em vista, que os conceitos foram apresentados separadamente, faz-se necessário relaciona-lo, visto que essa é a proposta deste trabalho. Compreende-se, pelo que foi apresentado, que educar para o trânsito pressupõe a formação e construção de saberes e ações que favoreçam a circulação das pessoas, enquanto sujeitos de sua vida, em diferentes espaços, seja de forma individual ou coletiva. 
Dessa forma, segundo SIMIONI
A educação tem o desígnio de levar o homem a atingir um estado de maturidade que o capacite a se encontrar com a realidade de maneira consciente e assim agir de modo responsável. Além disso, o fato do homem ser um ser social e viver em constante relacionamento com as pessoas, é que faz pensar que a educação que cada indivíduo recebe pode ser a chave para os sentimentos e decisões na mudança e amadurecimento constante do comportamento humano. Essa vivência em sociedade é altamente complexa no mundo moderno onde as relações são mediadas por inúmeros objetos provenientes do trabalho humano para melhorar sua existência. (SIMIONI, s/d, p.2) 
Nessa perspectiva, a formação para o trânsito requer ações iniciais desde a Educação Infantil, formando um ser humano que se tornará, no futuro, além de pedestre, um motorista consciente. Assim, a aprendizagem que se inicia, provavelmente, no lar deve continuar com os primeiros educadores por meio de exemplos, e não apenas discursos. É necessário enfatizar que as crianças fazem parte de um dos grupos de risco e, nesse sentido, educar para o trânsito é imprescindível para que, além de uma formação cidadã as crianças possam sobreviver cotidianamente, desenvolvendo sua independência e autonomia.
Dessa forma, entender a educação para o trânsito sob esse prisma, é compreender que ela não é apenas aquisição de informações que dizem “respeito às mudanças na legislação, sinalização, alteração de fluxo, orientação de percurso etc” (REDE, p.3). A criança desenvolve-se por meio da atividade lúdica e usa sua liberdade de criação no brincar. A brincadeira expressa a forma como uma criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo à sua maneira. E isso se torna visível ao adulto no decorrer da atividade lúdica diante das “ações da criança num tempo e espaço determinados, com ou sem parceiros, com ou sem objetos de brincar” (FRIEDMANN, 2001, p. 18).
Compreende-se, nesse sentido, que o conhecimento das normas e as regras que regem a circulação das pessoas nos espaços públicos não é suficiente para a formação de um cidadão responsável. A educação para o trânsito perpassa por discussões relacionadas à ética, solidariedade e respeito a si e ao próximo, favorecendo uma convivência pacífica e harmônica entre as pessoas e/ou grupos sociais. Desse modo, “o aluno tem de aprender a construir uma visão de mundo que lhe permita orientar-se teórica e praticamente no seu contexto e na sociedade” (HOFFMANN, 2003, p.109).
5.5 PLANOS DE AULA DA INTERVENÇÃO 
PLANO DE AULA 1
CONTEÚDO: Conhecendo o trânsito.
Acolhida – Balões de bom dia.
OBJETIVOS 
Identificar nomes dos coleguinhas;
Desenvolver a concentração e a atenção;
Conhecer os meios de transportes;
DURAÇÃO: 4 horas 
METODOLOGIA: 
LOCAL: Sala de aula
1º momento: Fazer a rotina de sala
2º momento: Reuniar as crianças na sala, com balões
A professora iá dar um balão para cada criança com o nome do coleguinha dentro.
3º momento: Irá ser feito brincadeiras com o balão 
4º momento: Reunir as crianças em círculo para descobrir qual o nome do coleguinha que esta dentro do balão.
Depois do intervalo: 2º Atividade
Roda de conversa
1º momento: Reunir as crianças em uma roda interativa para conversamos sobre o que é trânsito?
Perguntas: Vocês sabem o que é trânsito? Quem já andou de ônibus? Quais são os meios de transportes que existem em nossa cidade?
RECURSOS METODOLÓGICOS 
Balões
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
Será acordo com o desenvolvimento do aluno, atendendo às diferenças individuais, através da observação, assimilação e aprendizagem de cada criança respeitando a individualidae de cada uma.
PLANO DE AULA 2
CONTEÚDO : Semáfaro 
OBJETIVOS 
Identificar as cores do semáfaro ;
Estimular a curiosidade a imaginação;
Proporcionar momentos de descontração;
DURAÇÃO: 4 horas 
METODOLOGIA 
LOCAL: Sala de aula
1º momento: Reunir as crianças na sala em círculo para dialogar sobre o trânsito. 
2º momento: Irei fazer a apresentação do cartaz com o semáfaro, representando as cores
Vermelho Pare
Amarelo Atenção
Verde Siga em frente
3º momento: Após termino da apresentação, pedir para as criançaa repetir as cores.
4º momento: Explicar a importância do semafáro no trânsito
Depois do intervalo: 2º Atividade
Figuras do semáfaro
1º momento: Será dado uma folha A4 para cada aluno
2º momento: As crianças irão fazer um círculo com as 3 cores estudadas, irão pintar.
3º Atividade
Local: Àrea externa
Brincadeira das cores
1º momento: Irei pegar várias bolinhas coloridas e colocarei dentro de uma caixa
2º momento: Cada aluno com o olho vendado, irá pegar um bolinha e dizer qual é a cor certa
RECURSOS METODOLÓGICOS 
Folha A4
Cartaz
Figuras
Lápis de cor
Caixa
Bolas
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
Será acordo com o desenvolvimento do aluno, atendendo às diferenças individuais, através da observação, assimilação e aprendizagem de cada criança respeitando a individualidae de cada uma.
PLANO DE AULA 3
CONTEÚDO: Faixa de Pedreste
OBJETIVOS 
Promover a socialização entre as crianças
Conhecer a importância da faixa de pedreste
Respeitar as sinalizações
DURAÇÃO: 4 horas 
METODOLOGIA 
LOCAL: Sala de aula
1º momento: Reunir as crianças na sala em círculo e explicar que iremos estudar sobre a faixa de pedreste
2º momento: Explicar sobre a importância de se usar a faixa de pedreste
Perguntas: Porque devemos ter cuidado quando formos atravessar a rua? Pode se atravessar a rua sozinhos? E porque não pode? Quando estão com o papai, ou a mamãe ou a vovó, vocês atravessam pela faixa?
3º momento: Pintar a faixa de pedreste
Será distribuido um desenho para cada criança, onde será mostrado a faixa de pedrestre.
4º momento: As crianças irão pintar, assim obtendo mais conhecimento
Depois do intervalo: 2º Atividade
Cobra cega
1º momento: Irá ser escolhido uma criança para ser a cobra cega
2º momento: A criança escolhida estará com o olhos vendados e irá pegar uns de seus coleguinhas, assim prosseguindo até ir todas as crianças
RECURSOS METODOLÓGICOS 
Venda para os olhos
Papel A4
Lápis de cor
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
Será acordo com o desenvolvimento do aluno, atendendo às diferenças individuais, através da observação, assimilação e aprendizagem de cada criança respeitando a individualidae de cada uma.
PLANO DE AULA 4
CONTEÚDO: Placas de Trânsito
OBJETIVOS 
Conhecer a função da senalização no dia-a-dia
Desenvolver a coordenação motora
Promover a socialização e a descontração através de atividades
DURAÇÃO: 4 horas 
METODOLOGIA
Roda de conversa sobre placas de trânsito
1º momento: Colocar as crianças em círculo na sala de aula, para expor o livro sobre paz no trânsito
2º momento: Será explicado a importância das placas e o significado de cada uma
Exemplo: Placas de ônibus escolar,bicicleta,criança atravessando a faixa de pedreste, placa de pare, semáfaro, etc...
3º momento: Pinturas das placas
4º momento: Depois da pintura, cada aluno irá fazer a apresentação de seu desenho, dizendo qual placa pintou e para que serve.
Depois do intervalo: Cantigas de roda
Irão fazer um círculo, e todos juntos irão cantar
Tango, Tarango,Tango
Pé de carrapicho
Joga (nome da criança)
Na lata de lixo
Logo depois será feita um leitura de leite, usando a história dos três porquinhos
 RECURSOS METODOLÓGICOS:
Livros
Folha A4
Lápis de cor
Ilustrações de placas de trânsito
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
Será de acordo com o desenvolvimento do aluno, atendendo às diferenças individuais, através da observação, assimilação e aprendizagem de cada criança respeitando a individualidae de cada uma.
PLANO DE AULA 5
CONTEÚDO: Atravessar com cuidado
OBJETIVOS 
Organizar e desenvolver atividades que permitem a construção da representação da escrita.
Desenvolver as artes visuais
DURAÇÃO: 4 horas 
METODOLOGIA:
1º momento: Iremos cantar uma musica:
Ao atravessar a rua
Preste muita atenção:
Se o sinal estiver Verde,
siga em frente, amigão
Ao atravessar a rua
Preste muita atenção:
Se o sinal estiver Vermelho,
pare e espere, amigão.
Pare, atenção!
2º Atividade: Vídeo
Local: Sala de vídeo
Filme: Pateta no trânsito
Sobrando tempo: Brincar de corre cotia. Será feito na área externa ou na quadra. Cada criança irá correr a bola na mão, atrás da roda e escolherá um amigo e colocará a bola atrás do escolhido, assim sucessivamente.
RECURSOS METODOLÓGICOS 
Dvd
Televisão
Bola
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
Será acordo com o desenvolvimento do aluno, atendendo às diferenças individuais, através da observação, assimilação e aprendizagem de cada criança respeitando a individualidae de cada uma.
PLANO DE AULA 6
CONTEÚDO: Confecção de cartazes 
OBJETIVOS 
Conhecer e identificar meios de transportes
Aprimorar os conhecimentos
Resgatar conhecimentos das aulas passadas
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA
Local: Sala de aula 
1º momento: Espalhar desenhos de meio de transportes (carro, moto, ônibus) para que os alunos escolham o qual mais se identificam.
2º momento: Realizar a pintura dos desenhos com lápis de cor e giz de cera. 
3º momento: Após a pintura dos desenhos, ir para a montagem do cartez.
2º Atividade: Incenação, respeitando a sinalização
Local: Quadra
1º momento: 2 alunos irão se vestir carro.
2º momento: Será feito uma faixa de pedrestre usando giz branco.
3º momento: Será feito uma rua usando giz branco.
4º momento: Na rua, será colocado crianças com placas na mão, cada uma em um certo pedaço da rua. 
5º momento: Será feito um linha de partida, onde será posicionado os 2 alunos que estarão vestidos de carro. A professora regente de sala será o semáfaro e irá fica no no meio da rua. 
6º momento: Será dado a partida e os alunos vestidos de carros deverão seguir andando seguindo e respeitando cada placa de sinalização, irei fazendo perguntas para os alunos. Será feito com todos os alunos.
Finalizando, iremos fazer um confraternização, com bolo, suco, doces e no final será destribuidos uma lembrançinha com plaquinhas de transito e pirulito.
RECURSOS METODOLÓGICOS 
Caixas de papelão
Lápis de cor
Cartazes
Folha A4
EVA
Cartolina
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
Será de acordo com o desenvolvimento do aluno, atendendo às diferenças individuais, através da observação, assimilação e aprendizagem de cada criança respeitando a individualidae de cada uma.
5. DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS
RELATÓRIO DE REGÊNCIA 1
Fui apresentada pela professora aos alunos. Fui muito bem recebida pela professora e os alunos da sala. Na sala havia 25 alunos e sentavam-se em grupos de 4 alunos. A professora começou a fazer as atividades de rotinas de sala e me deixou conduzir a aula.No momento que fui apresentada, vi muito sorrisos, e me senti muito bem acolhida pelos alunos e professora. No momento em que pedi para fazerem o círculo, fizeram de uma forma organizada. Os orientei sobre as atividades a se realizar, organizando-os para que a mesma acontecesse da melhor maneira possível. Os alunos estavam entusiasmados e todos queriam participar dando sua opinião sobre o assunto. A participação de todos foi excelente, ativa e criativa, sempre em cooperação mútua. Foi um período de significativa troca de experiência.
RELATÓRIO DE REGÊNCIA 2
Antes de iniciar as atividades do dia, retomei o assunto da aula passada, lembrando os pontos mais importantes. Segundo dia em sala de aula, e eu já estava menos nervosa. A atividade de hoje era mais divertida e com isso consegui mais um ponto com os alunos. Aprender é maravilhoso, ainda mais através de brincadeiras que é o que eles mais gostam de fazer. Assim levamos vários conhecimentos, principalmente matemáticos através de brincadeiras que são comuns em nosso meio, que são as brincadeiras de roda, amarelinha e pular corda. As crianças participaram e gostaram muito, além de se divertir bastante aprenderam sem que percebam. É uma aprendizagem livre, realizada de uma maneira prazerosa, construindo grandes significados na vida da criança.
RELATÓRIO DE REGÊNCIA 3
Eu já estava mais tranquila. Iniciamos o terceiro plano de aula de uma maneira um pouco diferente. O mesmo aconteceu dentro de sala de aula com o intuito de trabalhar a faixa de pedrestem, além de trabalhar em conjunto. Com a apresentação da faixa de pedreste os alunos ficaram eufóricos e curiosos. Assim expliquei as regras da brincadeira para que podessemos iniciar. A cada aluno que chamava os outros ficavam torcendo para que chegasse logo a sua vez. Na divisão dos grupos eles se embaralharam um pouco no início, mas no final conseguiram construir as suas frases com êxito. Esta foi uma experiência muito válida que contribuiu para o crescimento educacional dos alunos e meu crescimento profissional.
RELATÓRIO DE REGÊNCIA 4
A aula de hoje foi para aprenderem vogais e trabalhar coordenação motora. Percebi que alguns tinham dificuldade e não queriam participar da atividade, já outros com muita espontaniedade queriam estar sempre a frente. A atividade foi realizada de maneira prazerosa, os alunos se dedicaram e deram o melhor de si. A mesma foi realizada com sucesso. No momento de colorir as placas pedi para que pintassem todos de acordo com suas cores. Alguns alunos ficaram irritados, pois queriam usar os lápis de cor que já estavam ocupados pelos seus colegas. E isso atrasou um pouco o desenvolvimento da atividade. Então pedi para que usassem os giz de cera também como uma forma de colorir os desenhos.
RELATÓRIO DE REGÊNCIA 5
Foi uma aula bem divertida, todos se interagiram.No momento do vídeo todos prestaram atenção e em alguns momentos faziam perguntas. Ao terminar o vídeo fizemos um circulo para falar da brincadeira e brincamos com o jogo da memoria e massinhas que a professora forneceu. Foi um dia bem alegre e cheio de conhecimentos, meu objetivo foi alcançado.
RELATÓRIO DE REGÊNCIA 6
Foi uma aula bem divertida, pois todos se interragiram. Confeccionamos cartazes de altomóveis e fizemos uma encenação. Ao final fizemos um confraternização, com bolo, suco, doces onde destribui uma lembrançinha com plaquinhas de transito e pirulito. Os planos de aula desenvolvidos me trouxeram grande experiência e tenho certeza que para os alunos também. Os mesmos realizaram com bastante interesse e prazer e assim terminamos com a participação ativa dos alunos.
6. CONCLUSÃO 
A compreensão dos valores é eficaz para o ampliação do conhecimento absoluto da pessoa. Por meio desse enredo, será possivel ensinar os valores introduzidos na história, bem como estudar os aliementos saudáveis e criar um "Ambiente Alfabetizador", acarretando estímulos que gerem nos educandos atos de leitura e de escrita, permitindo-lhes compreender o funcionamento da língua escrita e a assimilação de seu uso social. Durante toda a prática do estágio, pude compreender que todos os educandos se interessaram pelas atividades aplicadas, com isso, apoio a questão de que “criança tem que ser criança”. 
Tive a oportunidade de trabalhar com uma turma boa e fazer o melhor possível e dar o melhor de mim, através de um bom planejamento. Procurei sempre ministrar aulas vivas e alegres, onde também houvesse espaço para brincar e ser feliz, para aprender e mudar seu mundo, melhorar suas vidas ese tornar, ao menos naqueles momentos a qual dividimos pessoas felizes e realizadas. Mas acredito que é nos anos iniciais que a sala de aula pode tornar-se um ponto de partida, onde as crianças sejam envolvidas na construção de uma sociedade mais justa e digna para todos.
A satisfação com que as crianças admiram o que para eIas é novidade, é impressionante. As brincadeiras não são somente passatempos, mas possibilidades de construir-se como sujeito que tem direitos e potencialidades. A partir do exposto pudemos concluir que a maioria dos professores obtém certo conhecimento sobre o tema, porém observamos ainda que é necessário tanto nas escolas públicas quanto privadas, uma maior conscientização no sentido de desmistificar o papel do brincar, que não é apenas um mero passatempo, mas sim um objeto de grande valia na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.
Conclui-se que o aspecto lúdico voltado para as crianças facilita a aprendizagem e o desenvolvimento integral nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo. Enfim, desenvolve o indivíduo como um todo, sendo assim, a educação infantil e ensino fundamental deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Autonomia da Escola – Princípios e Propostas. São Paulo: Cortez, 1977
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995. 
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena Lima. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SILVA, Ana Célia Bahia. Projeto Pedagógico: Instrumento de gestão e mudança. UNAMA. Belém. 2000.
RODRIGUES, Juciara. Livro do Professor. Educação de Trânsito no Ensino Fundamental: caminho aberto à cidadania; Brasília: ABDETRAN - Associação Brasileira dos Departamentos de Trânsito, 1999. 
RODRIGUES, Juciara. Livro do Professor; Colaboração de Maria Cristina Hoffman; Ilustração de Josafá da Silva Santos. Educação de Trânsito no ensino fundamental; Coleção Rumo à Cidadania, Brasília: Gráfica Brasil, 2007.

Outros materiais

Perguntas Recentes