Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Fixação 1- Semântica e Pragmática

Pré-visualização | Página 2 de 2

sintática de um elemento da frase ao que está implícito, descumprindo a regra básica de concordância.
Gabarito: No tópico 4.5 do livro da disciplina vemos que o pleonasmo sintático ocorre pela repetição enfática de um termo oracional, geralmente topicalizado; o anacoluto consiste numa topicalização que não tem sequência sintática concreta; a prolepse é uma topicalização refutadoras e que a silepse se caracteriza pela relação sintática de um elemento da frase ao que está implícito, descumprindo a regra básica de concordância.
e. o hipérbato é uma inversão que ocorre por meio de uma topicalização refutadora.
Feedback
A resposta correta é: A silepse se caracteriza pela relação sintática de um elemento da frase ao que está implícito, descumprindo a regra básica de concordância..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Henriques (2016), quando a construção, o uso e a escolha de palavras da frase sugerem um valor expressivo para o que se pretende comunicar, temos figuras de linguagem. De acordo com o campo da estilística descritiva, analise as assertivas sobre essas figuras e assinale a alternativa correta sobre elas.
I - estilisticamente, a metáfora é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade.
II - a prosopopeia, o eufemismo e a catacrese, são figuras de linguagem que possuem base metafórica.
III - A Metonímia (abrangendo a sinédoque) – atua com as relações de contiguidade.
Escolha uma:
a. I e II estão corretas.
b. Todas estão corretas.
c. Todas estão incorretas.
d. I e III estão corretas.
Gabarito: “Metáfora – estilisticamente, é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade; [...] (prosopopeia) um tipo de metáfora que supre, por semelhança, a ausência de uma palavra própria para representar um significado; Metonímia (abrangendo a sinédoque) – atua com as relações de contiguidade [...] (HENRIQUES, 2016, p.51).
e. Apenas II é correta.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No capítulo 3, de nosso livro didático, vimos que é comum na língua portuguesa a atribuição de novos sentidos a palavras já existentes, as quais podem dizer respeito à construção, ao uso e à escolha das palavras, sugerindo dentro da frase uma expressividade para o que se pretende comunicar, ocorrendo dessa forma a presença de figuras de linguagem. Assinale a alternativa incorreta em relação às figuras da linguagem.
Escolha uma:
a. a catacrese é um tipo de metonímia que supre por semelhança a ausência de uma palavra própria para representar um significado.
Gabarito: De acordo com Henriques (2016, p. 51), a catacrese é um tipo de metáfora que supre, por semelhança, a ausência de uma palavra própria para representar um significado.
b. as metáforas conceituais são uma espécie de denominador comum das metáforas cotidianas sobre um mesmo tema.
c. o eufemismo é um tipo de metáfora que tem por objetivo suavizar uma ideia mais forte ou agressiva.
d. a metonímia apresenta uma relação de contiguidade semântica.
e. a metáfora que consiste em dar vida, ação, movimento ou voz a seres inanimados denomina-se prosopopeia.
Feedback
A resposta correta é: a catacrese é um tipo de metonímia que supre por semelhança a ausência de uma palavra própria para representar um significado..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As metáforas conceituais são baseadas em uma visão cognitivista, a qual compreende que os conceitos abstratos subjacentes ao pensamento humano direcionam a linguagem bem como a forma com que nos referimos as coisas que nos cercam, de acordo com a forma que vemos o mundo (HENRIQUES, 2016). Desta formal, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema.
b. Na expressão linguística “Nosso relacionamento chegou a uma encruzilhada” temos a metáfora conceitual “O amor é um relacionamento”.
“Gabarito:” Igualmente interessante é chamar a atenção para as metáforas conceituais, que se baseiam numa visão cognitivista segundo a qual conceitos abstratos que subjazem ao pensamento humano norteiam a linguagem e a maneira como nos referimos aos objetos que nos cercam (revelando, enfim, de que maneira vemos o mundo). “As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema” (HENRIQUES, 2016, p.51)
c. Em “Economize seu tempo”, temos a presença de uma metáfora conceitual. (economia = tempo)
d. Em “O rato roeu a roupa do rei de Roma”, temos a presença da metáfora conceitual e da metonímia.
e. As metáforas conceituais também são denominadas de ironia.
Feedback
A resposta correta é: As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As definições de Estilística variam conforme o recorte teórico a que pertence o analista, mas não se pode negar que sua existência tem uma conexão histórica e semântica com a Poética e a Retórica. A Estilística se baseia nas três funções primordiais da linguagem depreendidas pelo alemão Karl Bühler (1879-1963): representação, expressão e apelo (BÜHLER, 1934). (HENRIQUES, 2016, p. 9). Baseado no conteúdo relacione o segundo grupo de enunciados que correspondem com os enumerados no primeiro grupo.
1- Poética
2- Retórica
3- Representação
4- Expressão
5- Apelo
(__) exteriorização psíquica de nossos anseios e sentimentos
(__) teoria geral das obras literárias
(__) exercício de influência sobre os interlocutores
(__) teoria do discurso
(__) linguagem referencial
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
Escolha uma:
a. 4, 2, 5, 1, 3
b. 1, 2, 4, 3, 5
c. 3, 2, 4, 1, 5
d. 4, 1, 5, 2, 3
Gabarito comentado: Sequência 4, 1, 5, 2, 3. As definições que seguem foram extraídas do Dicionário Houaiss: - Poética – parte dos estudos literários que se propõe a investigar os processos que dizem respeito às normas versificatórias dos textos, os componentes teóricos de que se revestem, bem como os compêndios de poética que, desde Aristóteles até os nossos dias, abordaram o assunto (POÉTICA, 2004). - Retórica – a arte da eloquência, a arte de bem argumentar; a arte da palavra; conjunto de regras que constituem a arte do bem dizer, a arte da eloquência; oratória (RETÓRICA, 2004). As três funções da linguagem são: representação, expressão e apelo (BÜHLER, 1934). A elas correspondem, respectivamente, as faculdades de inteligência, sensibilidade e desejo ou vontade. REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p.9.
e. 5, 4, 1, 3, 2
Feedback
A resposta correta é: 4, 1, 5, 2, 3.
Parte inferior do formulário
Página12