Buscar

I teoria da contabilidade prova-1

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Teoria da Contabilidade (CON28)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:455560) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13349108
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para a contabilidade, o papel de colocar em evidência o ativo, o passivo e a situação líquida das unidades econômicas era a ideia que os neocontistas passavam. As contas eram dividas em três grandes grupos. Com relação a esses fatos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um fato modificativo é a alteração na composição do capital próprio e origina um crédito na conta que sofre uma variação positiva e um débito na conta que sofre uma variação negativa.
(    ) Um fato permutativo é a alteração na composição do ativo ou do passivo e origina um débito na conta que sofre uma variação positiva e um crédito na conta que sofre uma variação negativa.
(    ) Um fato modificativo é todo o aumento do valor do patrimônio com lucro e dará lugar a um débito em uma das contas concretas e a um crédito em uma das contas abstratas.
(    ) Um fato permutativo é toda a diminuição do valor do patrimônio com prejuízo e dará lugar a um crédito em uma das contas concretas e a um débito em uma das contas abstratas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	Mesmo não sendo o inventor do método das partidas dobradas, Frei Luca Pacioli contribuiu para o desenvolvimento da contabilidade, pois a partir de sua e muitas outras obras que foram impressas na Itália e em outros países, provocou e inspirou reflexões e colaborou com a teorização da prática. Com relação a esta metodologia, analise as sentenças a seguir:
I- O método das partidas dobradas surgiu pela necessidade de sistematização da forma como era feito os registros contábeis. Desde seu surgimento, o método em nada evoluiu e até os dias atuais, é utilizado da mesma forma.
II- Apesar do método das partidas dobradas ter aparecido como sistematização definitiva, ainda é a forma como os registros contábeis são feitos até hoje, a operacionalização e a forma de demonstrar isso na escrita foram se alterando com o passar dos anos, em função da evolução da escrita, da imprensa e, principalmente, pela evolução do pensamento contábil.
III- Os registros feitos inicialmente, em partidas dobradas, exigiam que se fizesse um livro-mestre com uma folha dedicada para cada conta, onde se registravam somente os débitos de cada conta específica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	A evolução da contabilidade aconteceu de forma gradativa, quando várias escolas de pensamento contábil surgiram ao longo do tempo. Apesar do aparecimento de várias escolas, nem todas conseguiram avanços consideráveis. Houve escolas que possuíam uma visão voltada mais para o lado científico, mas seu avanço foi somente de natureza empírica. Tratando-se da Escola Administrativa ou Lombarda, analise as sentenças a seguir:
I- A Escola Lombarda, que era originária da Itália, foi muito influenciada pelo domínio político austríaco.
II- Destaca-se nessa escola o grande estudioso contador Francisco Villa.
III- Villa não tinha como principal objetivo ligar o conceito contábil com o econômico, devido aos interesses na época.
IV- A Escola Lombarda também era denominada de logismográfica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	Referindo-se à evolução que ocorreu gradativamente na história da contabilidade, várias escolas de pensamentos contábeis surgiram. No entanto, nem todas obtiveram consideráveis avanços dentro do estudo da contabilidade. Sobre as Escolas Norte-Americana, Alemã e Moderna Escola Francesa, que deixaram seus registros, seus pensadores e suas características para a evolução contábil, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escola Norte-Americana.
II- Escola Alemã.
III- Moderna Escola Francesa.
(    ) A grande característica desta escola, que faz dela uma das mais importantes do mundo, é a construção teórica a partir da realidade prática.
(    ) Nesta escola,  foi editado um plano de contas padrão para ser seguido por todas as empresas, grandes e pequenas, em todo o país, porém este plano foi amplamente criticado.
(    ) Criou a disciplina de Economia Comercial, ou seja, a Faculdade de Economia, Direito e Ciências Sociais. Gomberg foi seu principal estudioso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - III - I.
	5.
	A publicação no Diário Oficial da Instrução Normativa 457 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que ocorreu no ano de 2007, provocou inúmeras mudanças na contabilidade brasileira, sendo que ela definiu:
	 a)
	A obrigatoriedade da adoção de Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos.
	 b)
	A inclusão das notas explicativas como parte integrante da Demonstração de Resultado.
	 c)
	A obrigatoriedade da apresentação das demonstrações contábeis consolidadas com base nos padrões internacionais.
	 d)
	A obrigatoriedade da adoção dos princípios, convenções e postulados no Brasil a partir da sua publicação.
	6.
	A ciência contábil remonta à Nova Idade da Pedra e Idade da Pedra Polida, em que o homem precisava ir à procura da sua caça para poder se alimentar. Neste ambiente hostil, nasceu a necessidade de se criar uma linguagem que permitisse ao homem ir em busca de informações sempre que precisasse saber sobre, por exemplo, em qual momento deveria retomar as caças para que os mantimentos não acabassem. Dentro deste contexto, surge a necessidade de registro. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O homem começou a armazenar objetos e animais, motivado por momentos de escassez.
II- Não havia a necessidade de registrar, pois conseguiu conviver em grupos e seus companheiros poderiam lhe ajudar a lembrar dos seus objetos.
III- Para que conseguisse memorizar o que já havia armazenado, se utilizou das inscrições em paredes de grutas e rochas dos objetos ou animais que encontravam em seu poder.
IV- As informações produzidas por estes homens são importantes para a contabilidade, pois estudiosos encontraram muitas dessas inscrições em grutas e rochas no Brasil, na França e nos Estados Unidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	Nos primórdios não se conhecia a contabilidade enquanto ciência, porém o homem demonstrava que se preocupava com seu patrimônio e precisava de alguma forma, conseguir mensurar sua riqueza. Usava inclusive esta técnica nas paredes das cavernas, onde habitava como forma de manter histórico e posteriormente poder mensurar sua riqueza. Esta técnica é, até hoje, uma das bases da ciência contábil, que permite o controle do patrimônio e comparações entre períodos. Assinale a alternativa CORRETA que contempla essa técnica:
	 a)
	Caçar.
	 b)
	Registrar.
	 c)
	Armazenar.
	 d)
	Comparar.
	8.
	A escola científica é formada pelos mestres que criam bases doutrinárias, e seus adeptos. No período científico, na história, já se tem a noção de que a informação sobre os fatos contábeis é mais importante do que simplesmente a forma de demonstrá-los. Com relação ao período científico na história, classifique V paraas sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nesse período, a conta contábil, que até então era considerada o instrumento mais importante, passa a ser coadjuvante nessa história, obviamente com seu valor, mas não mais como o centro das atenções contábeis.
(    ) Com a invenção da imprensa, não tivemos grandes avanços contábeis provocados por pensadores.
(    ) Todas as fases vividas pela contabilidade até o período científico não representaram grande importância para seu amadurecimento como conhecimento.
(    ) O centro das atenções no período científico é a informação sobre o movimento patrimonial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	A Escola Controlista apresenta Fabio Besta como seu principal estudioso, com relação ao registro de valores em contas. Besta separou as contas em dois grandes grupos. Assinale a alternativa CORRETA que identifica estes dois grandes grupos:
	 a)
	As contas de Capital, que representam os elementos do Ativo e do Passivo, e as contas de Gestão, compostas pelo capital, reservas e resultados.
	 b)
	As contas de Resultado, que representam os elementos de Resultado, e as contas Patrimoniais, compostas pelo Ativo e Passivo.
	 c)
	As contas de Receitas, que representam os elementos do Credores, e as contas de Despesa, compostas pelos elementos Devedores.
	 d)
	As contas de Ativo, que representam os elementos devedores, e as contas de Passivo, compostas pelos elementos credores.
	10.
	No Período da Literatura (século XI), tivemos importantes avanços na literatura contábil. Neste período, o Frei Luca Pacioli publicou uma obra com o título de partidas dobradas. Que fatos subsequentes contribuíram para o avanço da disciplina?
	 a)
	Veio com a publicação de mais obras, úteis e interessantes, como, por exemplo, as receitas e despesas.
	 b)
	Trouxe diversos complementos ao título inicial da obra, pelos mais variados autores e títulos, como contas credoras e devedoras.
	 c)
	Trouxe a disputa pela autoria da obra e que culminou com parte dos autores requerendo para si esta produção.
	 d)
	Veio a imprensa, que ajudou na propagação dos conhecimentos com maior velocidade.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes