Buscar

avaliação presencial discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Os tempos contemporâneos se apresentam cada vez mais complexos e desafiadores ao pensar e ao agir humano em sociedade. Os estudiosos são unânimes em defender que este contexto é resultante das mudanças e transformações colocadas em curso pelos projetos de modernidade e que, diante disto, subsiste a sensação de "mal-estar na humanidade", tanto que o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (2005, p. 69) fez a seguinte afirmação "não voltaríamos atrás, mas nos sentimos pouco à vontade onde estamos agora". Disserte sobre os projetos de modernidade que podem ser identificados em meio à sociedade e à realidade de alguns países na época contemporânea.
FONTE: BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
	Resposta Esperada:
Os tempos modernos e seus projetos de industrialização, secularização e urbanização encontram-se muito presentes nos tempos contemporâneos e existe a necessidade de retomá-los e mapeá-los, pois não foram esgotados em todas as suas possibilidades. Deverá ser captada a complexidade que estes projetos comportavam, compreendê-los e criticá-los em seu momento e contexto histórico, bem como identificar os pontos de superação aos impasses, que foram por eles e por nós mesmos produzidos. É possível atestar no tempo contemporâneo também, o fato de que os projetos de modernidade se processaram de forma parcial, incompleta, paralela e até desarticulada. Ocorrem situações em que os projetos de modernidade foram interrompidos em seu curso de realização. Países e regiões nem sequer chegaram a conhecer os processos de modernização como são as aldeias e comunidades de populações nativas no interior do Brasil. Conta-se com a experiência de que os projetos foram parciais, caracterizados com grandes avanços em termos de industrialização e urbanização, porém de forma tímida em termos de secularização e racionalização, situação muito presente nos países considerados subdesenvolvidos da América do Sul, da China e da Índia. Países europeus, como a Inglaterra, a França, a Holanda e demais países, tidos como desenvolvidos, apresentam realidades nas quais os projetos modernos quase foram cumpridos e realizados de forma total. Diante deste quadro, perpassa um sentimento que se expressa como mal-estar, e este encontra-se relacionado aos aspectos de que os projetos de modernidade em seu reverso foram responsáveis por subverter valores e práticas essenciais à manutenção e à preservação da vida e do meio ambiente. Os interesses de lucros e ganhos financeiros ultrapassaram as preocupações de bem-estar social e bem comum. As revoluções, as guerras, a fome, a miséria, o descumprimento dos direitos humanos, o terrorismo, a repressão, as ditaduras, entre outros.
�
	2.
	Na concepção de Dussel (1993, p. 28), "os acontecimentos históricos essenciais para a implantação do princípio da subjetividade (moderna) são a Reforma, a Ilustração e a Revolução Francesa". Percebemos uma sequência espacial temporal para a definição do mundo moderno na perspectiva eurocêntrica da história. Nesta perspectiva, nunca houve história mundial até 1492, isto porque na concepção do filósofo, apenas com a expansão portuguesa desde o século XV o extremo Oriente é alcançado no século XVI, e com o descobrimento da América hispânica todo o planeta se torna o "lugar" de "uma só" História Mundial (Magalhães-Elcano realiza a circunavegação da Terra, em 1521). Disserte sobre o debate historiográfico que corresponde à cronologia da Modernidade. 
FONTE: DUSSEL, Enrique. 1492: O Encobrimento do Outro: Conferências de Frankfurt. Tradução de Jaime A. Ciasen. Petrópolis, Vozes, 1993. Disponível em: <http://www.teoriaedebate.org.br/?q=estantes/livros/1492-o-encobrimento-do-outro-origem-do-mito-da-modernidade>. Acesso em: 20 nov. 2017.
	Resposta Esperada:
Essa periodização vai depender da matriz teórica em que o historiador se fundamenta (positivismo, marxismo, Escola de Analles) e do seu ponto de vista sobre o mundo e a realidade. Assim, não há como precisar uma data de quando esse processo inicia e se finda. Na perspectiva da historiografia francesa mais aceita nas culturas ocidentais, tem-se como evento que marca o início da modernidade o ano de 1453, quando ocorreu a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos otamanos e o término em 1798, quando a Bastilha foi tomada. Entretanto, há divergência entre estudiosos, pois se amparam em diferentes vertentes historiográficas e os eventos que marcam esse período histórico. A título de organização para os estudos, consideraremos o processo de constituição da modernidade a partir do século XVI, quando ocorre a experimentação e a ambientação da vida moderna e o tempo transcorrido entre os anos de 1820 (ondas revolucionárias, Revolução Industrial e urbanização) como o auge da modernidade e as primeiras décadas do século XX, como o declínio da modernidade.

Outros materiais