Buscar

AULA DE BOTÂNICA COLÊNQUIMA E ESCLERÊNQUIMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Colênquima
Colênquima é uma palavra derivada do grego colla, que significa cola. O nome desse tecido remete ao fato de que ele apresenta células com paredes primárias que, ao microscópio, apresentam-se brilhantes.
Esse tecido vegetal tem como função principal garantir a sustentação de partes do vegetal que estão em crescimento primário e estão, portanto, sujeitas a constante movimentação. Esse tecido é encontrado, por exemplo, em nervuras de folhas e em caule de plantas herbáceas. Geralmente, o colênquima tem o formato de um cilindro contínuo e localiza-se logo abaixo da epiderme. Pode ainda ocorrer como cordões isolados.
O colênquima é um tecido cujas células possuem parede celular primária espessada que são vivas na maturidade. Essa última característica é observada também no parênquima. O formato das células do colênquima é bastante variado, sendo observadas células curtas, longas e isodiamétricas. As células do colênquima são capazes de retomar a atividade meristemática.
Esclerênquima
Esclerênquima é uma palavra derivada do grego skleros, que significa duro. Logo, a rigidez é uma importante característica desse tecido. O esclerênquima é um tecido de sustentação que pode ocorrer em vários órgãos de um vegetal, sendo encontrado tanto em partes do corpo em crescimento primário quanto em partes em crescimento secundário.
Em alguns casos, por criarem uma camada protetora em volta de caules, frutos e sementes, as células do esclerênquima atuam também na proteção contra herbívoros.
As células do esclerênquima apresentam parede celular secundária espessada e, geralmente, são compostas por lignina, uma molécula orgânica fortalecedora e indigestível. Diferentemente do colênquima, o espessamento apresentado pelas células do esclerênquima é regular. De uma maneira geral, as células do esclerênquima são mortas na maturidade e, diferentemente das células colenquimáticas, não podem alongar-se.
	Colênquima
	Esclerênquima
	Células vivas na maturidade
	Células geralmente mortas na maturidade
	Células com espessamento da parede primária
	Células com espessamento da parede secundária
	Ausência de lignina nas paredes
	Presença de lignina nas paredes (ausência de lignina é uma situação rara nas células do esclerênquima)
	Espessamento irregular da parede
	Espessamento regular da parede
	
	
	Suas células podem alongar-se na maturidade.
	Suas células não podem alongar-se na maturidade.
Tecidos de revestimento
Os tecidos de revestimento vegetal revestem os órgãos das plantas, atuando na proteção contra diversos agentes, como organismos patogênicos e luz solar. Esses tecidos são classificados em:
Epiderme: tecido que reveste os órgãos que apresentam crescimento primário. Caracteriza-se por ter células bastante unidas, vivas na maturidade e que, geralmente, não apresentam cloroplastos. Na epiderme, encontramos células-guarda dos estômatos e tricomas, além das células epidérmicas comuns.
Periderme: conjunto de tecidos de revestimento de órgãos que apresentam crescimento secundário. A periderme é formada pelo súber, felogênio e pela feloderme. O felogênio é um tecido meristemático  responsável, principalmente, pela formação de novas células, e que produz o súber e a feloderme. O súber é a porção mais externa e apresenta células mortas na maturidade e ricas em suberina. A feloderme é produzida mais internamente e assemelha-se ao parênquima cortical. Em algumas áreas da periderme, observamos as lenticelas, regiões ricas em espaços intercelulares, os quais garantem a passagem de ar.

Outros materiais