Buscar

ativ_28831

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Patrícia Silva dos Santos- 	RGM 053.14715- Escola, Currículo e Avaliação Institucional- Professora Marlene Paula Piovezani.
PORTIFÓLIO 01
Atividade da aula 01.
1 - Através das leituras realizadas, elabore um texto.
Vimos que o currículo é um instrumento importantíssimo para o processo de ensino/aprendizagem e que sofre alterações com as mudanças sociais. Diante disso, descreva sobre o papel do professor em elaborá-lo contando com a participação dos alunos e da comunidade escolar como um todo.
	A educação esta em toda a parte, independente do modelo de ensino, assim percebe-se que a escola não é o único lugar aonde ela acontece. A família é um ou o primeiro elemento onde se origina a educação, sabe-se que algumas famílias encontram dificuldades em cumprir este papel de educar ou sentem-se despreparados para tal, encontrando na escola o auxilio necessário e muitas vezes apresentando meios para assumirem a educação dos filhos.
	Ou seja, a escola é o lugar aonde juntos escola, pais, alunos e educadores se unem em busca do objetivo principal o de transformar de maneira significativa a aprendizagem, observa-se que o interesse de trabalhar de maneira mais sistematizada teve um aumento, surgindo novas literaturas a respeito e assim novos conceitos e a necessidade de adaptar o currículo como instrumento das transformações sociais, cabendo a escola e a educador a tarefa de ensinar valores e hábitos adequados a sociedade.
2- Disserte sobre a função do Conselho Estadual de Educação C.E.E e a Unidade escola.
	O Conselho Estadual de Educação tem como função fazer as adequações necessárias no currículo considerando as peculiaridades locais, como a relação da matéria, estabelecer normas e julgar casos. Cabe a ele deliberar sobre as diretrizes curriculares, que seja capaz de atender as condições sociais, culturais e econômicas de acordo com a demanda das instituições de ensino. Já a Unidade Escolar elabora um currículo pleno, que ira atender as necessidades mais características da clientela, atendendo aos objetivos educacionais, aos conteúdos, os métodos, recursos e avaliação.
	
Atividade da aula 02. (máximo 15 linhas)
1 – Saviani (2007), divide o períodos de 1969 a 2001 em três momentos importantes. Fale sobre cada um deles.
	Primeiro momento de 1969 a 1980, pedagogia tecnicista, que pretende a objetivação do trabalho pedagógico e advoga a reordenação do processo educativo de maneira objetiva e operacional. Segundo momento 1980 a 1991 estuda-se as experiências pedagógicas das pedagogias criticas, neste processo de luta dos educadores surgem algumas entidades e mobilizações de educadores, pela organização do campo educacional. 
No terceiro momento, 1991 a 2001, desagua na pedagogia da exclusão, o Estado busca reorganização das escolas para obter o máximo de resultado dos recursos destinados à educação, que melhoras os mecanismos de inclusão dos estudantes, mas sem a contrapartida da efetiva aprendizagem, melhora as estatísticas educacionais, mas continua excluindo-os do mercado de trabalho.
Atividade da aula 03.
Defina os conceitos:
Cultura.
Poder e 
Ideologia.
Em seguida, formule um texto, demonstrando a finalidade do currículo para cada um.
Cultura tem diversos significados, palavra pode se referir a cultivo da terra, cultivo da mente humana ou até mesmo a ideia de que apenas algumas sociedades atingiam o nível que os caracterizaria cultos, ou estar ligada a cultura de determinadas sociedades, como seus costumes.
Poder é o direito de agir, mandar, ou deliberar sobre algo, exercer autoridade, impor a sua vontade, ter domínio da força ou influencia, o poder se difundi nas relações politicas, sociais, e a diversas formas de poder.
A ideologia é resultado da concepção de ideias, de pensamentos elaborados, é um instrumento de reprodução de status da sociedade.
	O currículo e a cultura estão interligados, já que o currículo seria uma maneira de transmitir cultura, é um terreno de produção cultural, e a cultura é um conjunto de valores e conhecimentos que são transmitidos de forma problematizadora e não homogênea a cada geração. O currículo e a educação estão ligados as relações de poder, já que o currículo expressa estas relações e o poder se mostra na separação dos grupos de acordo com sua classe, gênero, etnia... Assim o currículo define conceitos validos e necessários a estas relações.
 Já as ideologias seriam transmitidas as crianças de acordo com as classes dominantes, que enfatiza a ideia de como os conhecimentos seriam transmitidos, seria um conceito de que a educação seria um dos principais instrumentos para que a classe dominante pudesse expor suas ideias a sociedade, o currículo por sua vez teria relação com a formação das identidades sociais e individuais.
Atividade da aula 04.
1 - Planejar currículo implica em tomar decisões educacionais, compreendendo os conceitos curriculares existentes e que envolvam uma visão da sociedade, da educação e do homem que se pretende formar. Descreva então, como o planejamento curricular deve se fundamentar. 
	O planejamento curricular deve se fundamentar de modo que o aluno seja sujeito no processo de aprendizagem, considerando o conhecimento que o aluno já possui, as atividades devem ser instrumentos de transformação critica e criativa, ou seja, é um processo de equilíbrio entre os recursos e os objetivos, também é um processo de reflexão, da tomada de decisões a ação. Planejar é dar respostas a um problema de modo a atingir os objetivos propostos, dentro do processo educacional visa evitar a improvisação em sala, sendo norteador da ação educativa, visando desenvolver as necessidades do individuo. Planejar é buscar caminhos para a sua atuação dentro das propostas elaboradas.
Para finalizarmos faça um resumo apontando o que você considerou mais importante nas primeiras 04 aulas.
	As primeiras 4 aulas foram todas de muita importância, para nós futuros educadores, aprendemos a ter mais consciência de nosso papel na unidade escolar e da importância de um bom planejamento, adequado e conhecendo as definições de currículo e seu significado. Aprendemos as definições de currículo e discussões a cerca do tema, uma visão mais ampla do planejamento e sua relevância para o currículo e em nosso dia a dia, percebemos e entendemos também que a escola não se faz sozinha, que pais, alunos e educadores tem papeis distintos e importantes para o sucesso da escola e para atingir os objetivos propostos, os pais precisam também estar cientes de seu papel e auxiliar neste processo.

Outros materiais