Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
portfolio tridimensional novo

Pré-visualização | Página 1 de 1

Centro Universitário Internacional - UNINTER
Miriam Graziela Martins de Souza – 1810314 - 2017/04
PORTFÓLIO
UTA – LABORATÓRIO E MATERIAL DIDÁTICO – MÓDULO B - FASE I
Rio Negrinho
2019
Centro Universitário Internacional - UNINTER
Miriam Graziela Martins de Souza – 1810314 - 2017/04
PORTFÓLIO
UTA – LABORATÓRIO E MATERIAL DIDÁTICO – MÓDULO B - FASE I
Portfólio da UTA Laboratório e Material Didático – Módulo B Fase I. Apresentado ao Curso de Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
Tutor Local: Vanessa de Abreu Silva 
Centro Associado: PAP Rio Negrinho
Rio Negrinho
2019
PORTFÓLIO
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 	
NOME COMPLETO: Miriam Graziela Martins de Souza
RU: 1810314 
POLO: PAP Rio Negrinho
EXERCÍCIO 01 
 	Atualmente o uso de jogos e brincadeiras vem ganhando um espaço significativo no ensino, tornando-se um facilitador de aprendizagem. O professor cria um desafio/problema na qual os alunos brincam e exploram o conhecimento.
Exemplos de jogos pedagógicos;
	O jogo dos 30 segundos, é uma trilha com perguntas onde quem acertar vai seguindo sua “trilha no jogo” Ate chegar ao destino.
	
Montando palavras é um jogo de sílabas onde quem formar mais palavras corretas ganha o jogo.
	Jogo dos sinônimos e antônimos, onde e feito um círculo de alunos e a frente deles um círculo de palavras e uma garrafa ao centro. Os alunos giram a garrafa e onde a garrafa parar o aluno que girou tem que falar um antonino ou sinônimo da palavra . 
EXERCÍCIO 02
	Os jogos e brinquedos são feitos para diversão e entretenimento para crianças e adultos, sendo assim, poderá ser, inserido em salas de aula, onde o professor torna possível a aprendizagem de forma divertida.
	O jogo escolhido baseia-se no jogo dos 30 segundos e pode-se aproveitar de um momento das aulas para se memorizar os conteúdos de forma descontraída, estabelecendo uma relação como que foi estudado com brincadeiras. Pensando dessa forma o jogo escolhido foi o da 1° figura – jogo de garrafa onde de maneira fácil de entender, os alunos guiam a garrafa e tentam formar frases com as palavras sinônimos e antônimos, de maneira a aprender a sua diferença e a escrita das palavras, já que a fase deveria ser escrita no quadro. Os alunos que mais acertaram ganharam o jogo.
 Os jogos educativos são uma eficiente estratégia pedagógica favorecem o aprendizado, a criatividade e o processo de socialização dos discentes, contribuindo também para a formação de sua personalidade.
EXERCÍCIO 03
 
	A arte minimalista consiste em elaborar obras com a utilização do mínimo de recursos, pensando nisso o jogo escolhido foi confeccionado com caneta e retalhos de papéis diversos. Podendo ser confeccionado por eles mesmos, com base nos estudos do minimalismo os alunos acompanhados de um professor montam as perguntas e passam para outro colega de sala.
EXERCÍCIO 04
 Materiais utilizados: cola, fita adesiva, retalhos de papéis diversos, tesoura, régua e canetas.
 
 
 Confecção dos cartões pergunta.
FIGURA 3 – CARTÕES PRONTOS PARA SEREM JOGADOS.
Figura 4.
PRONTO! 
Um jogo rápido e fácil de jogar, que promove muita diversao.
EXERCÍCIO 05
	 De acordo com o site BRASIL ESCOLA As obras minimalistas possuem um mínimo de recursos e elementos. A pintura minimalista usa um número limitado de cores e privilegia formas geométricas simples, repetidas simetricamente. 
	Podendo ser confeccionado pelos próprios alunos pode-se referir em qualquer matéria ou tema, estimulando a atenção e os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante as aulas.
	As regras do jogo são simples,o nome diz tudo, os alunos escolhem um cartão e tem 30 segundos para responder, o jogo na verdade e um quizz de perguntas e respostas sobre a arte minimalista, pode ser jogado em equipe, onde um aluno tira um cartão, a equipe que mais acertar ganha o jogo.
	Dessa forma estudar fica divertido, misturando o lúdico e o educativo de maneira correta e um ótimo aliado na transmissão do conhecimento.
REFERENCIAS
https://brasilescola.uol.com.br/artes/minimalismo.htm (Acesso em 07/07/2019)
https://m.suapesquisa.com/artesliteratura/minimalismo.htm (Acesso em 07/07/2019)