Buscar

resenha Desenvolvimento sustentavel

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DA SAÚDE COM ÊNFASE EM ADM HOSPITALAR
Resenha Crítica de Caso
Weverton Henrique Justo da Silva
Trabalho da disciplina Desenvolvimento Sustentável
 	 Tutor: Prof. Renata Ribeiro de Oliveira
Recife-PE
2019
 
CHÁ E SUSTENTABILIDADE NA UNILEVER VIRANDO UMA NOVA PÁGINA (A)
Referências:  CENTRO DE SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA DA IMD.
(caso W94C13 27 de fevereiro de 2015)
O texto mostra uma boa forma de gestão, define e deixa claro as metas e indicadores do desenvolvimento sustentável de acordo com as metas da empresa. A Unilever teve início quando dois concorrentes decidiram se unir, e após ter feito algumas parcerias como por exemplo, com o inglês William Lever, que na época tinha criado um sabonete que espumava mais que os outros.
Por causa da Segunda Guerra Mundial, a Unilever teve seus negócios que estavam se expandindo interrompidos e tiveram que concentrar nas necessidades do mercador local. Em 1950 e Unilever lançou o produto dedos de peixe e em uma década ele passou a representar 10% do peixe mais consumido pelos britânicos, após outros lançamentos e passando por uma reestruturação em 1990, a Unilever focou em alguns produtos que eram mais consumidos e se dividiu em quatro principais negócios, sendo eles: Cuidados pessoais, domiciliares, alimentos e produtos químicos especiais. A empresa continuou crescendo e desde o início a empresa focou em aquisições e a ajudar pessoas como por exemplo o produto ‘’Sunlight Soap’’, que ajudou a criar mudanças em torno da higiene e da limpeza pessoal.
Com o tempo a Unilever entrou no ramo de vendas de chá, o fornecimento global da indústria do chá podia ser separado em três categorias: produção e processamento, comércio e mistura e embalagem, e a Unilever foi integrada em cada uma delas. Em 1890, Sir Thomas Lipton, começou a comprar lotes de chá e vendeu o primeiro Lipton Tea20 e em 1971, a 
Unilever adquiriu a Lipton Internacional.21 Em 2006, Lipton Tea e ela foi a marca mais vendida em 40 países, representando cerca de 10% de vendas globais desse mercado.
A Lipton estava melhorando as condições da produção de chá no Quênia, e tinha percebido que a sociedade exigia um produto mais transparente e confiável e se fosse esse tipo de empresa conseguiria expandir e vender cada vez mais,
Assim como na indústria global do café a indústria do chá também passou por alguns problemas, tanto sociais, que era quando o mercado do chá diminuiu e os salários dos trabalhadores foi ameaçado, as condições de trabalho eram perigosas e os trabalhadores tinham pouca energia pois o sistema de trabalho estava cada vez mais degradado, também tinham os problemas ambientais, pois para a produção de chá era necessário a destruição do habitat, e eram áreas com uma grande biodiversidade do mundo, pesticidas e os fertilizantes sintéticos representaram a perda de até 70% da vida do solo nas plantações de chá, isso complicava cada vez mais a situação do mercado do chá.
Para alguns desses problemas serem sanados foram usados os Selos de certificações, onde as empresas que fossem o tipo de empresa que não destruíam o meio ambiente ou criasse formas de preservação, aderia essa certificação e ficava mais bem visto para os consumidores. Após alguns problemas encontrados a Unilever decidiu se tornar uma empresa 100% sustentável, aos poucos a empresa crescia cada vez mais e tinha retorno de seus investimentos, se tornando depois de alguns anos uma das maiores empresas do mundo.
�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes