Buscar

Sociologia Rural e Urbana- Avaliação II- Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociologia Rural e Urbana (SOC05)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460287) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13760146
	1.
	O MST é o mais famoso entre os cerca de 20 movimentos sociais populares no Brasil na atualidade. Tem como eixo temático central a luta pelo acesso à terra e pelo fim do latifúndio. Atua também com eixos temáticos articulados com as cidades. Sobre quem participa desses eixos temáticos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Desempregados, moradores de rua, mobilizações contra o modelo econômico e as políticas neoliberais, articulação com outros movimentos etc.
	 b)
	Sindicatos patronais.
	 c)
	Grandes empresas do setor de defensivos agrícolas.
	 d)
	Grandes empresas do setor do agronegócio.
	2.
	A reforma agrária possui como objetivo principal a redistribuição das terras, cuja realização implica a solução de várias outras dificuldades do país e da sua população. Considerando a reforma agrária e os benefícios sociais que ela pode alavancar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Diminuir o excesso de oferta de produtos agrícolas.
(    ) Evitar o êxodo rural que causa o inchaço de grandes centros urbanos.
(    ) Reduzir as oportunidades de emprego.
(    ) Transformar a estrutura fundiária do país.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	3.
	Por Reforma Agrária se entende a reorganização da estrutura agrária de um país, realizada normalmente por meio de políticas de Estado. É a tentativa de redistribuição das terras e de acesso aos meios de produção. Dito de outra forma, refere-se ao conjunto das medidas sociais, políticas e econômicas que objetivam qualificar e tornar mais justo o uso da terra. Levando em conta o debate e as ações de Reforma Agrária no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- Os latifúndios são porções de terras improdutivas que podem ser desapropriadas pelos governos para o desenvolvimento da reforma agrária.
II- Os trabalhadores rurais, os boias-frias, os jovens do meio urbano ou rural e as pessoas que estão cadastradas no movimento sem-terra podem ser beneficiadas pela reforma agrária.
III- Para que um lote de terra seja passível de desapropriação, é necessário que esteja cumprindo minimamente sua função social.
IV- A Constituição brasileira prevê que a União pode desapropriar terras quando elas estiverem sendo mal utilizadas, quando seus recursos não estiverem sendo preservados e quando houver exploração de trabalhadores contratados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	A charge a seguir mostra um agricultor observando terras aparentemente improdutivas sem poder trabalhar nelas. Essas terras estariam cumprindo sua função social, ou seja, elas estão sendo utilizadas para oferecer alimentos e abrigo para uma família?
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQf8NnlCGiG9S0o3weEELcY00szlUGUkuDvESW9x_OQoT6zDa-ZsA>. Acesso em: 17 dez. 2013.
	
	 a)
	Sim, pois, de qualquer modo, a terra está sob posse de algum proprietário.
	 b)
	Sim, pois essa terra pode servir às corridas do campo desse proprietário.
	 c)
	Não, pois todas as famílias devem ter a posse de terras segundo a reforma agrária.
	 d)
	Não, pois a função social é de produção de alimentos dessa terra.
	5.
	Quando observamos a realidade brasileira, marcada por um forte atraso estrutural, decorrente de anos de forte exploração colonial pré-capitalista, assim como o de muitos países latino-americanos, podemos perceber que a formação do nosso capitalismo industrial não se dá de forma isolada em relação ao capitalismo global dos países desenvolvidos da Europa ocidental e dos EUA. Ao contrário, o Brasil, assim como diversos países, apresenta desigualdades no desenvolvimento entre os centros metropolitanos e suas colônias, e por esse motivo apresenta esse sistema muitas vezes contraditório, dialeticamente moderno e arcaico. Com relação aos sujeitos que podem ser considerados capitalistas no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os trabalhadores que, vendendo sua força de trabalho, acumulam capital.
	 b)
	Os proprietários das empresas de serviços.
	 c)
	Os proprietários dos meios de produção como as fábricas e as terras.
	 d)
	A classe média que ocupa os melhores cargos nas empresas.
	6.
	O sistema capitalista tem origem a partir da passagem da Idade Média para a Idade Moderna, mas inicialmente ele não apresenta as características que conhecemos hoje. Com o passar do tempo, por conta de sua dinâmica de produção e reprodução do capital, ele foi evoluindo até se tornar hegemônico já em sua fase industrial. Para compreender como ele se desenvolveu, é preciso analisar seus diferentes momentos históricos e, para isso, convencionou-se dividi-lo em três fases distintas: o capitalismo comercial, industrial e financeiro. Considerando essas fases do capitalismo, analise as afirmativas a seguir:
I- O capitalismo industrial surgiu na Europa no século XII, com os primeiros mercadores independentes.
II- O capitalismo de mercado se expressa por meio de uma crescente globalização do capital, em sua forma mais dinâmica: a economia virtual.
III- O capitalismo financeiro desenvolveu-se na Europa entre os séculos XVIII e XIX, especialmente a indústria manufatureira, que evoluiu para a produção mecanizada.
IV- O capitalismo financeiro está atrelado à globalização da cultura de consumo e do capital, fatos que tornaram este tipo de capitalismo conhecido como imperialismo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	7.
	Problemas sociais, como o esvaziamento do campo, inchaço das cidades, poluição ambiental, entre outros, foram comuns no processo de aprofundamento da Revolução Industrial na Europa do século XVIII. Por este motivo é que surge a Sociologia, como um campo de estudos que foi capaz de interpretar essa realidade. Considerando aqueles problemas sociais e os problemas existentes nas sociedades atuais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os problemas sociais podem ser combatidos com o aprofundamento do capitalismo, gerando mais produção, consumo e renda.
	 b)
	Os problemas sociais ocorrem somente para os grupos considerados à margem da sociedade, como as classes sociais inferiores.
	 c)
	Os problemas sociais são provenientes das desigualdades, geradas pelo modo de produção capitalista que concentra renda e exclui segmentos da sociedade.
	 d)
	Os problemas das minorias sociais, como os índios e os negros, não fazem parte do rol de problemas sociais discutidos pela Sociologia.
	8.
	O capitalismo comercial foi a primeira fase do capitalismo. Ela só foi possível pelo avanço das técnicas de navegações marítimas, que possibilita a ida dos europeus a outros continentes. Dessa forma, acontece:
	 a)
	A centralização comercial, com o continente europeu sendo uma única nação.
	 b)
	A pluralização comercial, com o aumento da concorrência entre as empresas.
	 c)
	O declínio comercial, com uma crise profunda dos países.
	 d)
	A expansão comercial, com a busca de produtos de diferentes partes do globo.
	9.
	No Brasil, ao longo de sua história, vários foram os movimentos migratórios ocorridos, especialmente por força de fatores econômicos, de trabalho e renda. Por este motivo, para compreendermos esses movimentos populacionais internos, precisamos considerar que os espaços em processo de crescimento econômico,em geral, costumam receber um maior quantitativo de pessoas. Levando em conta os fluxos migratórios no Brasil e suas características, analise as sentenças a seguir:
I- O primeiro fluxo migratório no Brasil foi estabelecido pelos estados do Nordeste e Sudeste, em busca de emprego, devido à construção da cidade de Brasília.
II- A industrialização foi responsável pela migração de pessoas do Sul para o Estado de São Paulo, considerada a maior de todos os tempos no país.
III- O segundo fluxo migratório ocorreu da Região Nordeste para a Amazônia, em busca de ampliação da agricultura e do garimpo.
IV- O fluxo migratório mais relevante, percebido nos últimos tempos, ocorre dos estados do Sul, São Paulo e Minas Gerais para o Centro-oeste e Amazônia, ocasionando a expansão das fronteiras agrícolas na Amazônia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	A discussão sobre o capitalismo envolve uma série de conceitos que devem ser claramente compreendidos. Noções como a mudança para o trabalho assalariado, a lógica do capital com base no lucro da indústria e a extração da mais-valia do trabalhador e a ideia central de luta de classes. A partir dessa ideia, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Luta de classes.
II- Mais-valia.
III- Trabalho assalariado.
IV- Lucro.
(    ) Retorno econômico ao proprietário dos meios de produção.
(    ) Relação dialética marcada pelas contradições de interesse.
(    ) Recebimento de um pagamento monetário pelo trabalho.
(    ) Parte do trabalho não pago.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	II - I - IV - III.
	 c)
	I - II - IV - III.
	 d)
	IV - III - I - II.

Outros materiais