Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 4 CIVIL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805215088)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É característica do contrato de compromisso, exceto:
		
	
	Bilateral.
	
	Consensual.
	
	Oneroso.
	 
	Aleatório.
	
	Sinalagmático.
	Respondido em 28/10/2019 17:20:51
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805215103)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O art. 853 do CC prevê a possibilidade do (a) ________________ para resolver divergências mediante juízo arbitral, na forma estabelecida por lei.
		
	 
	Cláusula compromissória
	
	Mediação
	
	Pacto
	
	Transação
	
	Acordo
	Respondido em 28/10/2019 17:21:54
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804371206)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Defensor Público - DPE/PR - 2014- UFPR) Assinale a alternativa correta acerca dos contratos em espécie no direito civil:
		
	
	Se o mútuo é destinado a fins econômicos, presumem-se devidos juros, os quais podem ser estipulados livremente pelas partes, sendo vedada, entretanto, a sua capitalização anual.
	
	É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante, mesmo que casados pelo regime da separação obrigatória de bens, expressamente houverem consentido, não se aplicando tal causa legal de anulabilidade à venda feita de avô a neto.
	
	Na venda de imóvel ad mensuram, caso constatado, em posterior medição, que a área não corresponde às dimensões dadas pelo vendedor, tem o comprador o direito de exigir a sua complementação e, não sendo esta possível, o abatimento proporcional ao preço, não lhe sendo facultado, entretanto, reclamar a resolução do contrato.
	 
	No contrato de comodato de duração indeterminada sem destinação ou finalidade específica, caso pretenda a resilição unilateral, o comodante deve notificar o comodatário para que efetue a devolução no prazo que lhe for assinado. O comodatário constituído em mora, além de por ela responder, pagará, até restituir a coisa, o aluguel que for arbitrado pelo comodante.
	
	A lei civil considera totalmente nula a doação inoficiosa, em que o doador, ao dispor de seus bens, excede à parte que poderia dispor em testamento, não subsistindo a liberalidade, em qualquer proporção.
	Respondido em 28/10/2019 17:22:43
	
Compare com a sua resposta: O mandatário estará assumindo o risco, pois o mandante não responderá e o mandatário não agiu em seu próprio nome, exceto se o mandatário se responsabilizar pessoalmente ou prometer que o mandante irá ratificar. Mas, se o terceiro tiver ciência, não tem ação contra o mandatário, salvo se esse se responsabilizou pessoalmente ou prometeu ratificação do mandante. Segundo o art.673 do CC :¿O terceiro que, depois de conhecer os poderes do mandatário, com ele celebrar negócio jurídico exorbitante do mandato, não tem ação contra o mandatário, salvo se este lhe prometeu ratificação do mandante ou se responsabilizou pessoalmente.¿
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804371008)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Questão 1 10º Exame OAB-RJ) O contrato real é um contrato:
		
	
	Consensual somente
	
	Que tem por objeto coisas corpóreas
	 
	Em que a entrega da res é pressuposto da sua existência
	
	Efetivamente existente
	
	Formal
	Respondido em 28/10/2019 17:23:47
	
Compare com a sua resposta: a) Resposta: não, em razão do art. 556, CC. b) Resposta: Não. A interpretação das hipóteses de ingratidão é restritiva, e o art. 557, III apenas prevê injúria grave ou calúnia.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804371768)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que se refere às cláusulas especiais no contrato de Compra e Venda é correto afirmar:
		
	
	Venda a contento é a cláusula adjeta à Compra e Venda, pela qual o comprador se compromete a oferecer a coisa (móvel ou imóvel) ao vendedor, se algum dia se decidir a vendê-la.
	
	Na reserva de domínio, o vendedor responde por todos os danos que a coisa venha a sofrer, ainda que fortuitos, desde a tradição.
	
	Na preempção, assim como na retrovenda, o direito de preferência pode ser cedido a terceiros e transmitido via sucessão.
	 
	Retrovenda é a cláusula adjeta à Compra e Venda, por meio da qual o vendedor de bem imóvel se reserva o direito de readquirir a coisa do comprador, restituindo-lhe o preço que recebeu pelo bem, mais as despesas do comprador (as que o vendedor autorizou fossem feitas e as benfeitorias necessárias).
	
	A venda sobre documentos consiste na cláusula adjeta à Compra e Venda que garante ao vendedor a propriedade da coisa móvel já entregue ao comprador até que este promova o pagamento integral do preço.
	Respondido em 28/10/2019 17:24:22
	
Compare com a sua resposta: As alegações de Luciano procedem em parte. De fato, tratando-se de obrigação subsidiária, Luciano faz jus ao benefício de ordem, devendo ser acionado primeiramente o locatário. Quanto ao bem imóvel, poderá este ser penhorado tendo em vista a lei 8.009/90 trazer em seu art. 3º a regra da impenhorabilidade do bem de família e excepcionalmente, a penhorabilidade quando se tratar, por exemplo, do bem do fiador.

Outros materiais