Buscar

ativ 1 literatura infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pergunta 1 A respeito das Fábulas, Silva (2013, p. 202) afirma que, “ao falarmos de Fábulas como gênero literário, atribuímos a Esopo o mérito de criação, devido ao fato de ser o limite alcançado por nossa história no tocante a tal gênero”. SILVA, M. A. da. La Fontaine: a pretensão moralizante das fábulas. Anais do CENA , v. 1, n. 1, Uberlândia: EDUFU, 2013. p. 202. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdocena/wp-content/uploads/2014/02/cena3_artigo_17.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2019. Considerando o excerto apresentado sobre o gênero fábula, a respeito de sua história, estrutura e função, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I.( ) A fábula está intimamente ligadas à sabedoria popular. II.( ) As fábulas apresentam animais ou criaturas imaginárias como personagens. III.( ) Além de Esopo, Fedro e La Fontaine foram autores de fábulas. IV.( ) As fábulas trazem críticas ao comportamento humano. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Resposta correta. V, V, V, V. As fábulas são de origem popular e apresentam enredo que aborda os problemas dos homens, como a mesquinhez, a ira, a mentira etc., para isso apresentam como personagens animais e seres mágicos. Esopo foi um fabulista grego, Fedro um fabulista latino e La Fontaine atuou no período medieval. 
Pergunta 2 Leia a citação a seguir. “A literatura vista como ‘pilar’, responsável pelo bem-estar do homem presentifica o tema da finalidade da literatura. Uma delas – a da formação – [...] atribui à literatura a função de humanizar o homem [...]. A obra de arte, uma vez em interação com o receptor, se transforma em objeto estético e tem, então, a capacidade de transformá-lo”. MÜGGE, E. A função formadora da literatura. Revista Línguas & Letras , Unioeste, v. 14, n. 27, 2013. p. 9. Assim, no que se refere à formação propiciada pela Literatura Infantil, assinale a alternativa correta. Resposta Selecionada: Apresenta modelos de comportamento à criança, os quais colaboram para sua integração em sociedade. Resposta correta. A literatura destinada às crianças possui uma linguagem didática, que possibilita a transmissão de modelos comportamentais, que contribuem para a sua inserção em sociedade. Os textos para as crianças costumam discutir valores, situações e possíveis problemas, os quais estão ligados ao viver em sociedade. Pergunta 3 Leia a citação a seguir. “A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamente com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutura maniqueísta, a fim de demarcar claramente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado. A maioria dos contos de fadas, fábulas e mesmo muitos textos contemporâneos incluem-se nessa tradição”. SILVA, A. L. da. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM, v. 2, n. 2, jul/dez, 2009. p. 137. Dada a citação e considerando a trajetória do desenvolvimento da Literatura Infantil, analise as afirmativas e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. (V) As Fábulas e As Aventuras de Telêmaco , escritas por Fénelon, marcam a produção literária direcionada às crianças. II. (V ) A produção literária voltada ao público infantil ganhou força no século XVIII, a partir do conceito moderno de infância. III. (F ) Um dos representantes da Literatura Infantil é La Fontaine, produtor de Contos de Fadas. IV. ( V ) As obras de Esopo não eram destinadas a crianças, mas podem ser lidas devido a sua estrutura e função didática.
Pergunta 4 Leia o excerto a seguir: “A literatura infantil, além de oferecer à criança uma prática de leitura saudável e muito produtiva, do ponto de vista cognitivo, já que ao ler ela estará exercitando muitas habilidades, ainda pode contribuir muito para que ela se saia bem igualmente com relação à escrita, já que juntas, leitura e escrita são a base fundamental de todo o processo educacional”. BARBOZA, R. J.; NUCCI, D. R. A literatura infantil como um auxílio no processo de alfabetização. Revista Científica Eletrônica da Pedagogia , a. XV, n. 27, jul. 2016. p. 5. Considerando o excerto apresentado e o conteúdo estudado sobre a promoção de uma leitura significativa e formadora de opinião, analise as afirmativas a seguir. I) Em sala de aula, o docente deve reservar um tempo para leitura, sem interrupções. II) Na escola, deve haver um local físico agradável e estimulante para o processo de leitura. III) O docente deve proporcionar um compartilhamento de interpretações do texto lido. IV) Em sala de aula, deve-se valorizar o momento da leitura, tornando-a prioridade. Resposta correta. Todas as afirmativas estão corretas
Pergunta 5 Segundo Mastroberti (2011, p. 105), “é crescente, contudo, a confusão no que tange a classificação de um texto como adaptativo - qual a diferença entre adaptar e traduzir, sobretudo para o leitor infantil? Ou ainda: não seria todo texto infantil uma tentativa de adaptação, no sentido em que o autor deve traduzir sua voz discursiva de adulto para tornar-se compreensível e agradável à criança?”. MASTROBERTI, P. Adaptação, versão ou recriação? Mediações da leitura literária para jovens e crianças. Revista Semioses , Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, fev. 2011. p. 105. Considerando o exposto sobre adaptação, tradução e recriação e o conteúdo estudado ao longo da disciplina Literatura Infantil, analise as afirmativas a seguir. I. Adaptação é sinônimo de tradução, visto que, ao longo do processo, altera-se o texto. II. Faz parte da adaptação literária adequar o estilo, o assunto e a linguagem. III. Quando se traduz uma obra, realiza-se uma transposição de uma língua estrangeira para uma língua nativa.IV. Cabe ao adaptador atuar sobre um dado objeto, a fim de adequá-lo para uma dada faixa etária. Resposta correta. Estão corretas as afirmativas II, III e IV .
Pergunta 6 Leia o excerto a seguir. “A tradição oral vem de tempos muito remotos e fazia parte das trocas culturais anteriores ao advento da escrita. Assim, a única forma de as sociedades manterem vivas as suas tradições era com a narração de suas histórias”.
PINHEIRO, N. M. L. P. Como você está diferente, vovó! Aspectos sócio-históricos dos contos populares . Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. p. 11. 
Considerando o excerto a respeito da transmissão de histórias por meio da oralidade, analise as afirmativas a seguir. I. Os ensinamentos das histórias de tradição oral são destinados ao público do período de seu surgimento. II. As narrativas orais também são conhecidas como narrativas primordiais. III. As narrativas orais conservam os valores e as ideologias oriundos do local de seu surgimento. IV. As narrativas orais podem abordar os problemas do dia a dia, como trabalho, família, poder, dentre outros. 
Pergunta 7 Leia o excerto a seguir. “A época na qual La Fontaine viveu foi marcada por vários fatos históricos e um período de grande repressão [...] era a transição entre o Renascentismo e o Iluminismo, um período de intensos conflitos políticos, éticos e morais, ou seja, o cenário perfeito para se perceber as mazelas da sociedade francesa e europeia [...]. La Fontaine foi um grande entendedor das fábulas e através delas se consagrou entre os escritores que produziram literaturas universais”. SILVA, M. A. da. La Fontaine: a pretensão moralizante das fábulas. Anais do CENA. v. 1, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2013. p. 204. Disponível em: < http://www.ileel.ufu.br/anaisdocena/wp-content/uploads/2014/02/cena3_artigo_17.pdf >. Acesso em: 10 abr. 2019. A respeito da trajetória de La Fontaine, pessoal e profissional, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. La Fontaine debruçou-se também nas escritas de romances, peças teatrais, parábolas etc. II. Além de escrever suas próprias fábulas, responsabilizou-se por reescrever as fábulas de Esopo. III. Por meio dos Contos de Fadas, Jean de La Fontaine criticou as mazelas da sociedade, apresentando a miséria e as injustiças do período. VI. Nas fábulas de La Fontaine, é possível perceber o tom satírico e, ao mesmo tempo, didático. Resposta correta. Estão corretas as afirmativas I, II e IV. 
Pergunta 8 Leia a seguinte citação: “[...] no início de seu trabalho de redescoberta e recriação da literatura folclórica, Perrault não estava preocupado com a infância, mas buscava, a partir de uma literatura autenticamente francesa e, portanto, moderna, provar a identidade de valores entre a criação dos novos povos e a produção dos antigos (gregos e romanos), tidos como modelos superiores pela cultura oficial”. HILLESHEIME, B.; GUARESCHI, N. M. de F. Contos de Fadas e Infância(s). Educação e Realidade , n. 31, v. 1, p. 107-126, jan./jun., 2006. p. 109. Dada a citação e levando em consideração o contexto de surgimento da Literatura Infantil, em especial, a impulsionada por Charles Perrault, analise as afirmativas a seguir.
I. O trabalho desenvolvido por Perrault consistia na literalização dos contos folclóricos, de tradição popular e oral adulta, reformando-os para as crianças. II. A literatura que antecede Perrault encontra-se ligada às raízes da literatura popular. III. A produção de contos de fadas consistia no recolhimento das histórias populares e em um posterior tratamento literário, adequado ao público infantil. IV. As narrativas de Charles Perrault, como as de Hans Andersen Christian, são frutos de seu labor e imaginação. Resposta Correta: I, II e III, apenas. 
Pergunta 9 Leia o excerto a seguir: “Durante a Idade Média, [...] a escola era uma instituição precária, desorganizada, demasiado subjectiva e instável, vulnerável à transmissão de crendices, superstições e ideias fantasistas variadas. [...] Além das escolas eclesiásticas medievais, estabelecidas inicialmente com o desígnio de formar clérigos, existiam somente certos cursos inconsistentes, assegurados por professores e mestres-escola, livres de determinar os seus próprios curricula arbitrariamente. Nesta época, poucas eram as crianças que iam à escola e as que iam também não permaneciam aí por muito tempo”. FONTES, O. M. Literatura Infantil: Raízes e Definições. Cadernos de Estudo 14 , Escola Superior de Educação de Paula Frassinettil. Disponível em: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/download/134/103.>. Acesso em: 02 abr. 2019. Com base no excerto apresentado e considerando o conteúdo estudado sobre a educação, em especial, a infantil, do período medieval, analise as afirmativas a seguir. I. A criança era vista como um adulto em miniatura. II. Não havia uma literatura destinada, especificamente, para crianças. III. A criança podia participar de todas as esferas da vida adulta. IV. Na Idade Média, a escola era aberta a toda a população. 
Pergunta 10 Alguns gêneros literários destinam-se, principalmente, aos leitores que estão iniciando a sua aprendizagem, visto que apresentam uma linguagem mais simples, prendem a atenção do leitor e mexem com o seu imaginário. Considerando o exposto, leia o seguinte trecho: A natureza do(a) Conto de Fada se apresenta espiritual, ética e existencial, iniciou-se com os celtas; são histórias em que os protagonistas têm ligação com o sobrenatural, com os mistérios da vida e da morte, e objetivam ajudar os seres humanos a resolverem seus .

Outros materiais