Buscar

APS _ EO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
 
DP APS
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
 
MARIANA CHAGAS TEIXEIRA – A47BHJ9
SÃO PAULO
2019
 MARIANA CHAGAS TEIXEIRA – A47BHJ-9
DP APS
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Atividade Prática Supervisionada (APS) apresentada como exigência para a avaliação do curso de Administração da Universidade Paulista.
SÃO PAULO
2019�
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	?
TEMA 1	?
Assunto 1	?
Assunto 2	?
TEMA 2	?
Assunto 1	?
Assunto 2	?
CONSIDERAÇÕES FINAIS	?
�
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar um tema, baseado em uma pesquisa nos materiais de apoio da matéria Estruturas Organizacionais.
A principio temos uma breve explicação do que são estruturas organizacionais, como tipos e a importância delas em uma empresa.
A definição da estrutura utilizada em uma empresa, depende dos níveis estratégicos e podem influenciar diretamente os resultados de uma empresa.
O segundo tema é dedicado ao surgimento de novos segmentos e empresas, e com isso os tipos de estruturas que foram surgindo se adequando as novas necessidades e qual a importância da escolha certa do tipo estrutural para uma organização.
�
A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 
Estrutura organizacional
Podemos chamar de estrutura organizacional, a divisão de uma organização, bem como sua hierarquia, estratégia e atividades divididas de forma a alcançar seus objetivos. Seu conceito não somente na hierarquização ou departamentalização, e sim a relação entre os dois termos.
A definição da estrutura de uma organização é feita através dos organogramas criados e planejados pelos gestores, como uma estrutura formal. As estruturas informais são estabelecidas por meio das relações interpessoais.
A formulação da estrutura de uma organização é fundamental para o alcance dos objetivos da empresa, por isso é criada de acordo com missão, visão, valores e estratégias de mercado.
A estrutura organizacional nada mais que a divisão de cargos, atividades, responsabilidades, autoridades e tomada de decisão diretamente ligada a estratégia da empresa. Essa estrutura também influência diretamente à cultura organizacional.:
Vamos para algumas definições importantes:
Organização é um agrupamento de atividades e recursos, visando alcançar resultados e objetivos pré-definidos;
Estrutura organizacional é um conjunto de responsabilidades, autoridades, hierarquias, comunicações, decisões das unidades de uma organização;
Estrutura formal são planejadas e representadas por um organograma, onde descreve a hierarquia e funções (empresas e estado);
Estrutura informal são organizações por interesses pessoais onde não é estabelecida e não há necessidade de uma relação formal.
A importância
A estrutura organizacional é fundamental para uma empresa foca em seus objetivos. Os níveis das empresas são divididos em estratégico, tático e operacional.
Ela reflete diretamente na capacidade de trabalho, produção e lucro de uma empresa. Aos pesquisarmos, podemos achar exemplos de empresas que ao trabalhar na melhoria de sua estrutura organizacional, cresceram e aumentaram mais de 100% de seu lucro. Com isso, podemos notar que uma estrutura ruim ou fraca, também pode influenciar negativamente uma organização.
O nível estratégico define as ações para o alcance de objetivos, por que e quando, e também metas e prazos. É o nível mais elevado das empresas, como presidentes, vice-presidentes e diretores. Eles analisam o mercado externo (fora da empresa) para definir as ações internas de acordo com uma estratégia montada e estabelecida. Realizam planejamento de ações a longo prazo, que vão se adequando com o andamento do mercado.
O nível tático (ou gerencial) define como serão as realizações das atividades propostas pelo nível estratégico, como essas atividades serão operacionalizadas. Esse nível é como uma integração entre o nível estratégico e o nível operacional. Realiza planejamentos mais limitados, departamentais. É como se fosse a decomposição do planejamento estratégico.
O nível operacional é composto pelas pessoas que realizam as tarefas de acordo com a estratégia traçada, afim de que a organização atinja as metas estabelecidas. Geralmente realizam ações com efeito a curto prazo. 
É importante ressaltar a importância de todos os níveis dentro de uma organização, pois todos são responsáveis pelos resultados:
	
	A estrutura organizacional permite que a organização tenha maior controle sobre seus funcionários, suas atividades, seus avanços, suas necessidades de melhorias. 
	
Tipos de Estruturas Organizacionais
Na Teoria Neoclassica de Chiavenatto, as organizações formais são descritas como níveis hierárquicos estabelecidos pelo organograma como foco nas tarefas. Sendo assim, os principais tipos de estruturas organizacionais são:
Estrutura Linear;
Estrutura Funcional;
Estrutura Linha-Staff;
A estrutura linear é simples e antiga. É baseada na autoridade linear, onde existe um comando (autoridade) sobre os funcionários. É uma estrutura comum de encontrarmos em empresas pequenas, com trabalhos de complexidade pequena.
Nessa estrutura, todas as áreas são subordinadas a mesma chefia (linha de subordinação). Como dito acima, é uma estrutura simples com decisões centralizadas.
Sua vantagem é que seu custo é ser econômica e possui uma delimitação clara de responsabilidades e autoridades. Porém, esse modelo pode sobrecarregar as “chefias encarregadas” pois não divide a responsabilidade com os demais. Os funcionários em geral, pouco participam da tomada de decisão contribuem menos para os processos em geral, apenas com as tarefas pré-estabelecidas.
A seguir, temos um modelo simples de estrutura linear:
A estrutura funcional separa por funções e especialidades. A partir do principio da especialização, procura decompor as funções, facilitando suas execuções. Nesse modelo, um subordinado pode reportar-se a mais de um superior ao mesmo tempo, sendo cada um deles responsável por sua especialidade.
Taylor defendia esse modelo de organização, pois defendia que os operários deveriam se reportar aos supervisores (ou superiores) de acordo com sua especialização, e que isso garantia um melhor desempenho.
Nesse modelo, encontra-se uma chefia por função e os funcionários exercem mais de uma função, sendo assim respondem a mais de uma chefia. É uma estrutura que preza pela especialização dos funcionários, facilita o trabalho em equipe, existe uma flexibilidade de adaptação maior.
A grande vantagem é que os departamentos são formados por pessoas com conhecimentos específicos similares e “falam a mesma língua”. As áreas não se preocupam com a empresa como um todo e sim com a execução de suas atividades.
Porém, seguindo esse modelo, podemos encontrar uma organização com excesso de chefias, o que pode ocasionar alguns conflitos.
Assim podemos observar no modelo de uma organização com estrutura funcional:
	
Conforme a ideia apresentada por Chavenatto, podemos dizer que a estrutura Linha-Staff é uma combinação entre as estruturas vistas anteriormente, utilizando as vantagens de cada uma. Possui um “apoio” (staff) e isso a diferencia das características básicas da estrutura linear.
As atividades do staff estão ligadas indiretamente aos objetivos básicos da empresa, pois andam em paralelo. Os funcionários que exercem atividades ligadas ao “produto final” da empresa, são considerados de linha, e os demais são considerados staffs.
O staff seria como um apoio, assessoria e/ou recomendações, porém não com a autoridade de comando. Concentra problemas específicos, facilita a atuação de especialistas. Ajudam a garantir a melhoria nos processos realizados pelas áreas com atividades diretamente relacionadas ao que chamamos de objetivos básicos da organização.
Assim podemos observarno modelo abaixo, de organização com estrutura de linha-staff:
Os tipos de estruturas organizacionais, definem como a organização divide suas tarefas, faz seu planejamento estratégico, suportes e hierarquização. O que é de suma importância em seus objetivos finais.
�
DIFERENTES ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E APLICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
Diferentes estruturas
Para diferentes segmentos no mercado, temos diferentes tipos de estruturas. Com o aumento da tecnologia e também o crescimento das empresas, surgiram algumas estruturas especificas se adequando ao mercando, mas também baseadas em estruturas antigas.
Nos dias de hoje, contamos com muitas pequenas empresas de diversos segmentos, isso também ajudou a diversificar os tipos de estruturas organizacionais contemporâneas.
Como por exemplo, a estrutura de projetos, é indicada para empresas que trabalham de forma mais dinâmica e criativa, como empresas de desenvolvedores de software, projetos de arquitetura, instalações industriais, empresas de eventos, entre outras empresas que tem como característica funcionários que juntos formam uma equipe de acordo com as demandas.
Os projetos tem diferentes lideres, nos quais os funcionários se reportam até sua conclusão. Após isso o colaborador é alocado em outra equipe de projeto, com outros profissionais e outra liderança.
Podemos observar de forma simplificada no exemplo abaixo:
A organização matricial é usada em empresas que aumentam a quantidade de produtos com rapidez, é como se fosse uma combinação da estrutura funcional e por projeto. Essa estrutura contraria a regra de Fayol, e os colaboradores passam a ter dois chefes, o do projeto como um todo, e também o de sua função específica.
Como exemplo, podemos citar uma empresa que presta consultoria. Cada projeto tem seu responsável, mas também conta com o auxilio dos gerentes de outras áreas, como logística e marketing, por exemplo.
Esse modelo conta com um ambiente mais participativo, pois os colabores inclusive podem participar das tomadas de decisões, porém essa dupla subordinação pode gerar conflitos de interesses pessoais e profissionais.,
No exemplo abaixo, podemos identificar uma organização com estrutura matricial:
Com o surgimento de muitas empresas totalmente voltadas a tecnologia, surgiu também a estrutura em rede. Essa estrutura não conta com uma hierarquia formal, o trabalho é feito por equipe como uma ideia coletiva de trabalho. Os trabalhos muitas vezes podem ser realizados home office, sem a necessidade de os colabores se concentrarem no mesmo local para realizar suas tarefas.
Nessa estrutura, os funcionários trabalham de forma cooperativa, e não com funções individuais. Não possui um líder formal, mas muitas vezes a liderança surge dos iniciadores ou motivadores do projeto.
É comum vermos empresas de publicidade, entidades filantrópicas, projetos ligados á tecnologia, que adotam essa estrutura. A comunicação entre os funcionários nessas organizações, geralmente também é feita por correio eletrônico. 
Podemos citar como exemplo também empresas que trabalham com terceirização contratual, conectadas apenas por uma cede central.
Em resumo, é uma organização onde os integrantes possuem muitas habilidades em comum e trabalham com a mesma finalidade, que podem ou não ter lideranças. A seguir, podemos ver dois modelos simples da aplicação dessa estrutura organizacional:
A escolha da estrutura organizacional
Quando falamos da escolha dos tipos de estruturas organizacionais escolhidos pelas empresas, vale lembrar que hoje em dia tem surgidos diferentes tipos de empresas, e para adequá-las nos modelos de organização, muitas vezes estes são adequados as necessidades dos tempos atuais.
Todas as organizações, antes de funcionarem, devem ter bem definidos seu planejamento estratégico e assim é possível definir qual estrutura organizacional mais adequado, e vale lembrar que isso afetará diretamente à cultura organizacional.
Sendo assim, o primeiro passo é identificar as tarefas, organizar as funções e determinar as responsabilidades. Após o estabelecimento da estrutura organizacional já é possível verificar como o desempenho das áreas se torna compatível com os objetivos da organização.
Com a estrutura adequada é possível gerenciar melhor todas as áreas da empresa, coletas dados e índices, controlar melhor os estoques, e também verificar possibilidades de ganho e evito de desperdício. 
Todas essas ações são necessárias para uma boa gestão da empresa e do planejamento estratégico, sendo possível adequar o planejamento conforme o dia a dia, mercado, e eventuais problemas que podem surgir ao longo do caminho. Como planejamentos orçamentários e forecast.
Nas organizações que optam uma estrutura vertical, a liderança vem de cima para baixo, começando no CEO, aos VPs, diretores, gerentes, coordenadores, supervisores, analistas e assim por diante. As decisões são tomadas de acordo com os níveis hierárquicos.
As organizações com uma estrutura horizontal, o agrupamento das pessoas é feito com base em conhecimentos semelhantes, o que melhora o desempenho e comunicação na equipe, porém dificulta o mesmo com os outros setores.
Todas os modelos de estruturas organizacionais trazem suas vantagens e desvantagens. Portanto, como dito acima, é fundamental que seja escolhida de acordo com o planejamento estratégico e objetivos da organização como um todo. Definindo como será feita a gestão das atividades da empresa, é possível identificar o melhor modelo, e como adaptá-lo e aplica-lo na organização.
Os setores das organizações são divididos de acordo com seus objetivos e competências. 
Basicamente, uma organização deve ser composta pelas áreas de recursos humanos, contábil, administrativo, comercial, financeiro e operacional, que o principal responsável pela execução das tarefas finais da empresa. 
Escolher a estrutura organizacional a ser aplicada na empresa, consiste em compreender as funções dessas áreas, ligadas ao objetivo final da empresa.
Para isso é necessário que o modelo escolhido atenda os principais aspectos:
Definição das estratégias da organização;
Integrar a estratégia as atividades e funções de seus participantes;
Hierarquia é um de seus principais componentes, mas não o único;
Definição da existência e do tipo de liderança a ser exercido;
�
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Uma empresa consiste basicamente em três níveis: estratégico, tático e operacional, sendo o estratégico responsável pelo planejamento a longo prazo dos objetivos da empresa. O tático pela integração entre o estratégico e o operacional, gerenciando as a tarefas executadas pelo nível operacional. O nível operacional, como dito, é responsável pela execução das tarefas finais da empresa, o “produto” que a empresa oferece.
A estrutura organizacional é como a organização realizará as atividades definidas pelo planejamento estratégico.
Existem diversos tipos de estruturas organizacionais que se adequam para diversos tipos de empresas.
�
REFERÊNCIAS
CHILD, John. Organização: princípios e prática contemporâneos. São Paulo: Saraiva, 2012. 
HALL, Richard H. Organizações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. SOBRAL, Filipe & PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
DAFT, Richard L. Organizações – Teoria e Projetos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2008.

Continue navegando