Buscar

ajudar o site

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Gabriele
	
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454427) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12144230
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para Lakatos e Marconi (1991), o método científico cumpre algumas etapas na investigação. A hipótese é a explicação provisória que temos para um problema, a coleta de dados são as informações coletadas em torno do problema, a experimentação está associada à realização de experiências e, por fim, a conclusão que irá comprovar ou não a hipótese. Com relação à metodologia ou material e métodos, estes servem como uma espinha dorsal para os pesquisadores entenderem de que forma podem e devem executar a proposta. Sobre a metodologia, o material e os métodos, analise as sentenças a seguir:
I- A escolha da metodologia precisa ser fixa ao longo da carreira do pesquisador que almeje credibilidade. 
II- Os materiais e os métodos permitem definir os encaminhamento conclusivos do artigo.
III- A metodologia está relacionada diretamente com os objetivos da proposta de pesquisa.
IV- Os métodos permitem ao pesquisador decidir acerca do alcance da pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	De acordo com Lakatos e Marconi (1991), todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam esses métodos são ciências. Dessas afirmações, podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Com relação ao método científico, analise as sentenças a seguir:
I- Método é um conjunto de atividades sistemáticas e racionais.
II- Alcança conhecimentos válidos e verdadeiros.
III- Indica o caminho a ser seguido.
IV- O método precisa, indubitavelmente, ser testável e quantificável.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	Hoje ao contemplarmos tudo o que conseguimos realizar através do uso de nosso conhecimento, como espécie, podemos perceber a nossa evolução. Neste contexto, Mithen (2002 apud EBERT; POSSAMAI; SIMON, 2017, p. 9) afirma que "a capacidade de pensar cientificamente se origina na mente humana a partir do momento em que três propriedades críticas aparecem e interagem". Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma destas três propriedades críticas:
FONTE: EBERT, Luis A.; POSSAMAI, Cleide T. N.; SIMON, Vanessa S. P. Perspectivas Profissionais. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
	 a)
	Aprimoramento dos instintos adaptativos primários.
	 b)
	Capacidade para desenvolver apego e relacionamentos.
	 c)
	Uso de metáforas e analogias comparativas.
	 d)
	Habilidade de gerar e regular emoções.
	4.
	De acordo com Martins (2000), o projeto de pesquisa tem a finalidade de ajudar o pesquisador a esclarecer as estratégias que ele pretende utilizar no desenvolvimento da pesquisa. O projeto define e mostra o caminho a ser seguido no momento em que se está construindo um trabalho científico. Sobre o projeto de pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O cronograma é um forte aliado no projeto de pesquisa, ele define os prazos de entrega de cada etapa.
(    ) A introdução de um projeto fornece uma visão mais ampla da área e do tema pesquisado.
(    ) Os objetivos gerais e específicos devem estar alinhados, tendo em vista seus entrelaçamentos. 
(    ) Utilizar outras fontes e autores não é importante no desenvolvimento do projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	Há uma classificação das Instituições de Ensino Superior que é proposta pelo Ministério da Educação e Cultura que parte da perspectiva de organização das mesmas. Podemos, deste ponto de vista, classificar as IES como Instituições Universitárias e Instituições não Universitárias. Comparando estes dois tipos de IES, podemos identificar diversas características que lhe são próprias e que esclarecem sua organização. Sobre estes dois tipos de IES, universitárias e não universitárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Universidades especializadas, como um tipo de Instituição Universitária, atua em área específica do conhecimento com excelência em seu serviço de ensino e qualificação do seu corpo docente.
(    ) Os Centros Federais de Educação Tecnológica são um tipo de Instituição Universitária que foca na formação de cunho mais técnico, oferecendo cursos especializados em educação tecnológica.
(    ) As Faculdades Integradas, um tipo de Instituição Não Universitária, possuem regimento unificado e compreendem vários cursos, sem a obrigatoriedade da pesquisa e extensão.
(    ) Uma Faculdade Isolada se diferencia das outras faculdades, pois é híbrida no quesito de ser tanto Universitária quanto Não Universitária, em termos de organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	No Brasil, as instituições de Ensino Superior podem ser tanto públicas como privadas. O Brasil no ano de 2016 apresentava em seus cadastros um total de 2.407 instituições de educação superior cadastradas, destas, 2.111 são instituições privadas, um número bem expressivo se comparado às instituições públicas. Acerca das instituições de ensino privadas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Todas elas possuem finalidade de lucro e são administradas por pessoas da comunidade.
	 b)
	As comunitárias, com finalidade de lucro, compensam a sua atividade através de atividades de extensão.
	 c)
	As confessionais, apesar de terem ideologia cristã, possuem finalidade de lucro através do recolhimento de mensalidades.
	 d)
	Aquelas que não têm finalidade de lucro podem ser confessionais, comunitárias ou ainda, filantrópicas.
	7.
	As universidades no seu marco inicial tinham um cunho filosófico, pensamento crítico e envolvimento com a pesquisa, estando alinhados com a ideia de proporcionar um Ensino Superior como o próprio nome menciona. Esse entendimento de universidade estava associado
à ideia de atender à sociedade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No modelo de universidade francês temos uma formação profissionalizante e técnica, voltada para o mercado de trabalho.
(    ) O modelo brasileiro nasceu de uma combinação entre o modelo russo e chileno e estava direcionado para a gestão de empresas.
(    ) No modelo de universidade alemão tinha-se a pretensão de estimular uma formação humanística e de caráter geral. 
(    ) O modelo francês de universidade foi relevante para a estruturação do ensino superior e baseia-se no tripé filosófico, científico e da área linguística.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	As pesquisas científicas envolvem métodos. Por sua vez, o método pode ser compreendido como um caminho ordenado e sistemático quese percorre na busca do conhecimento. Com relação à escolha adequada do método, durante o processo de pesquisa, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre esses métodos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma vez selecionado o método de pesquisa, ele poderá ser constantemente replicado na carreira do pesquisador, considerando que se trata de uma etapa desvinculada dos objetivos.
	 b)
	Métodos de pesquisa possuem um caráter subjetivo nos trabalhos acadêmicos e não precisam necessariamente ser expressos no corpo do trabalho.
	 c)
	É prerrogativa do pesquisador, no exercício de sua liberdade intelectual, optar ou não por um método de pesquisa,  dependendo de seu posicionamento teórico.
	 d)
	Quando escolhido adequadamente, o método apropriado deve ser capaz de responder aos objetivos propostos no projeto de pesquisa.
	9.
	Na elaboração de um projeto de pesquisa, o acadêmico deve-se atentar para os itens obrigatórios, tanto do processo quanto do que vai no papel. A obrigatoriedade destes itens está vinculada à necessidade de clareza, objetividade, organização, sistematização, entre outras coisas, que devem estar presentes no fazer pesquisa. Entretanto, há também certos itens que são opcionais, e dependerá da escolha do pesquisador, se irá ou não utilizar. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um item que é opcional no projeto de pesquisa:
	 a)
	A metodologia.
	 b)
	A revisão bibliográfica.
	 c)
	As referências.
	 d)
	A hipótese.
	10.
	No decorrer da história, temos vários pensadores que influenciaram o campo educacional. Como exemplo menciona-se Renê Descartes, filósofo, físico e matemático, considerado importante pensador da história. Foucault também compõem o quadro de filósofos da contemporaneidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A história do pensamento filosófico encontra-se dissociada das teorias do conhecimento, tendo como escopo de análise o estudo da história das religiões.
	 b)
	Segundo a perspectiva de René Descartes, o conhecimento é construído de maneira pacífica e homogênea, dispensando o uso de procedimentos como análise e verificação.
	 c)
	Para Foucault, o conjunto de crenças que se conhece hoje são, antes de tudo, efeitos de muitas disputas ao longo da história, daquilo que pudesse ser validado como conhecimento.
	 d)
	Pensadores famosos do século XXI, Foucault e René Descartes compartilham de uma mesma linha de pensamento, apoiada nas premissas da neurociência e dos estudos sociais.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando