apol 3 - 12 de maio de 2017
4 pág.

apol 3 - 12 de maio de 2017


DisciplinaCompreensão de Texto62 materiais268 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Uma realidade social presente no Brasil e que diz muito sobre seu processo histórico, colonizador e de escravidão, diz respeito à presença da população negra em grande parte dos brasileiros. Por diferentes motivos, de cunho multifatorial, o processo de racismo esteve (e ainda está) presente na sociedade brasileira contemporânea, sendo assumido como uma plataforma de combate do governo, por meio de políticas sociais. Sendo assim, segundo a notícia:
Movimento negro celebra cinco anos de conquistas, publicado no portal Brasil, alguns dados são desvelados e permitem análise. É correto afirmar que:
Link da notícia: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/07/movimento-negro-celebra-cinco-anos-de-conquistas-com-estatuto-da-igualdade-racial
	
	A
	A Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial foi criada para registrar, apurar e acompanhar os casos de racismo e discriminação racial no País; cerca de 1.800 denúncias já foram registradas pela ouvidoria. Isso permite dizer que há uma maior sensibilização e conscientização por parte da população do tratamento digno e respeitoso que toda população deve receber.
	
	B
	Apesar das políticas de combate à miséria adotadas pelo governo federal, estas são excludentes, não gerando resultados satisfatórios à inclusão da população negra em programas de cunho social.
	
	C
	Não houve qualquer benefício da inclusão da população negra em programas sociais, como o bolsa família, por exemplo.
	
	D
	A lei que favorece cotas à população negra não combate o processo de exclusão desta população diretamente, deixando-a à margem de todo o processo de inclusão social.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 2/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
A política social desempenha um papel relevante na sociedade. Deste modo, é importante caracterizar o seu surgimento, como forma de compreender o seu papel na construção da sociedade capitalista.
Com base nesta reflexão, e com o texto: \u201cAs políticas sociais no contexto brasileiro: natureza e desenvolvimento\u201d, de Maria Cristina Piana, assinale a alternativa que indica corretamente o surgimento da política social.
	
	A
	A política social surge no capitalismo com as mobilizações operárias, e é compreendida como estratégia governamental a partir do século XIX, com o surgimento de movimentos populares. 
	
	B
	Não há relação entre o surgimento de políticas sociais e os movimentos de massa socialmente democratas.
	
	C
	O processo de Revolução Industrial da Inglaterra (século XIX) e as crescentes consequências do processo de industrialização como, pobreza, péssimas condições de vida e de trabalho, não guardam relação com a política social.
	
	D
	É possível afirmar que as políticas sociais são descoladas das lutas sociais, já que se trata de uma estratégia governamental.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 3/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
As políticas sociais, dentro do contexto da produção capitalista, servem a determinados objetivos. Enquanto alguns pensadores as defendem como estratégia de processos de enfrentamento de desigualdade social, outros as visualizam como mera estratégia de manutenção das desigualdades. Com relação à definição de políticas sociais ministrada pelo prof. Carlos Montaño, assinale a alternativa correta.
	
	A
	As políticas sociais, apesar de serem compreendidas no âmbito de inter- relação entre diversos atores, não possuem relação direta com a dinâmica social.
	
	B
	Tais políticas surgem como instrumentos que legitimam, efetivamente, a ordem dominante, mas sem qualquer relação com as lutas da classe trabalhadora.
	
	C
	São exemplos de políticas sociais, por exemplo, a previdência social, a saúde como direito do cidadão e dever do Estado, sendo tais políticas permeadas pela participação popular e luta intensa dos trabalhadores.
	
	D
	As políticas sociais, de modo geral, não guardam qualquer relação com alterações e melhorias (garantias de direitos fundamentais, por exemplo) da população como um todo.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 4/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Um dos movimentos sociais importantes na contemporaneidade e construído historicamente, diz respeito aos movimentos feministas. Tais movimentos possuem como característica própria:
	
	A
	A sororidade, entendida como a diferenciação entre as mulheres, é elemento utilizado como processo aglutinador de rotinas.
	
	B
	A sororidade apresenta a ideia de força por meio da unificação das mulheres, considerando os processos desiguais por quais passam em relação aos homens.
	
	C
	As lutas contra os sofrimentos vivenciados pelas mulheres neste processo, não identificam, necessariamente, relação com o movimento feminista.
	
	D
	O poder das mulheres e os direitos sociais a elas relacionados, não constituem demandas atinentes aos movimentos feministas.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 5/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Com relação às ações coletivas presenciadas na América Latina, analise as assertivas abaixo:
I A radicalização dos processos democráticos é elemento totalmente contrário aos processos de lutas sociais, tendo em vista de que, lutas sociais e processos democráticos não possuem relação
II No novo milênio, a retomada de movimento popular urbano de bairros \u2013 articulam-se em redes compostas de movimentos sociais globais ou transnacionais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil.
III Nos dizeres de Touraine (1984), a primeira década do século passado trouxe o retorno do ator social nas ações coletivas que se propagaram na maioria dos países da América Latina.
 As afirmativas corretas são:
	
	A
	I.
	
	B
	I, II.
	
	C
	I, III.
	
	D
	II, III.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)