3 - FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE
3 pág.

3 - FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE


DisciplinaPsicologia da Saude 2102 materiais243 seguidores
Pré-visualização1 página
1a Questão (Ref.: 201402432406)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	A estratégia que considera o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sócio-cultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável e tem a Saúde da Família como tática prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, denomina-se:
	
	 
	Atenção Familiar
	
	Atenção de Foco
	
	Atenção Secundária
	 
	Atenção Básica
	
	Atenção de Grupo
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402432410)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Vânia é uma psicóloga que se especializou em psicologia hospitalar e atua em um hospital geral, no setor de pediatria. Vânia atua no seguinte nível de atenção em saúde:
	
	
	Quaternário
	 
	Secundário
	 
	Primário
	
	Quinternário
	
	Terciário
	\ufffd
	 3a Questão (Ref.: 201402399140)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	A respeito da Atenção Básica em saúde, leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta: I - A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. II - É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados. III - Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	I e II
	
	III
	 
	I, II e III
	
	II e III
	 
	I e III
	\ufffd
	 4a Questão (Ref.: 201402527828)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Os agentes comunitários de saúde têm como responsabilidade oferecer às famílias orientações e acompanhamento de saúde, fazendo uma conexão entre os profissionais de saúde e a comunidade. Os agentes comunitários de saúde fazem parte do seguinte programa:
	
	
	Erradicação do Trabalho Infantil
	
	Hospitais Gerais Municipais
	
	Bolsa Família
	 
	Estratégia de Saúde da Família
	
	Unidades de Pronto Atendimento ¿ UPAs
	\ufffd
	 5a Questão (Ref.: 201402399139)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	No Brasil, em março de 2006, surge a Portaria 648/GM que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para:
	
	
	Os Hospitais Gerais Estaduais (HGE) e o Programa de Gerenciamento de Verbas (PGV).
	
	Os Hospitais Federais (HF) e o Programa de Menores Infratores (PMI).
	 
	O Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
	
	As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
	
	O Programa de Previdência Pública (PPP) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
	\ufffd
	 6a Questão (Ref.: 201402491099)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A forma como a enfermidade é vivenciada é sempre um acontecimento singular, uma experiência pessoal que é inerente à história de cada um, ao seu modo de se conduzir, de viver e de se relacionar com as demais pessoas. Assim é o indivíduo que atribuirá à doença e as vicissitudes dela consequentes um sentido particular, que só pode ser compreendido dentro do conjunto de sua história. Baseados nisso, as possibilidades de intervenção psicológica no âmbito hospitalar estão na direta dependência de uma série de fatores que incluem:
	
	
	A clientela e as demandas a serem atendidas, não devem pertencer ao contexto institucional. E a orientação do psicólogo na sua ação terapêutica somente será empreendida em situações onde não exista gravidade.
	
	As demandas nunca serão atendidas ou terão uma orientação psicólogo para a doença do paciente.
	 
	A clientela e as demandas serão atendidas no contexto institucional, no qual, a ação terapêutica será empreendida uma orientação e técnica do psicólogo e os objetivos pretendidos na intervenção.
	
	A clientela e as demandas não serão atendidas nos seus objetivos, na intervenção, na doença do paciente e a orientação teórica do psicólogo
	
	O contexto institucional no qual a ação terapêutica será empreendida, não haverá necessidade de orientação teórica e técnica do psicólogo sobre a doença do paciente e os objetivos pretendidos na intervenção.
	\ufffd
	 7a Questão (Ref.: 201402399143)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sr. João mora perto de uma Unidade Básica de Saúde denominada PSF. Sempre que ele tem um problema de saúde ele se dirige ao PSF e, como a equipe de saúde já conhece seu histórico, o atendimento é personalizado e cada vez mais eficiente. Isso se dá porque:
	
	 
	A pessoa atendida mantém seu vínculo com o serviço ao longo do tempo, de forma que quando uma nova demanda surge esta seja atendida de forma mais eficiente.
	
	A equipe do PSF oferece um atendimento descontinuado e desconexo com as necessidades da população.
	 
	O PSF faz parte da rede de serviços do Ministério de Promoção e Ação Social, e está inserido dentro de programas como o PAIF e o CRAS.
	
	O foco do PSF é a saúde mental e, portanto, faz parte de uma rede hierarquizada, onde o CAPS é a porta de entrada da rede
	
	O médico do PSF se tornou seu amigo e dá prioridade para o seu atendimento em detrimento dos outros pacientes.
	\ufffd
	 8a Questão (Ref.: 201402432411)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Visando à operacionalização da Atenção Básica, definem-se como áreas estratégicas para atuação em todo o território nacional a eliminação da hanseníase, o controle da tuberculose, o controle da hipertensão arterial, o controle do diabetes mellitus, a eliminação da desnutrição infantil, a saúde da criança, a saúde da mulher, a saúde do idoso, a saúde bucal e a promoção da saúde. Ao relacionarmos o trabalho do profissional de psicologia com a atenção básica, é correto afirmar que:
	
	
	A atenção básica é feita somente para a atuação médica.
	
	Os programas de atenção básica não comportam o psicólogo nem o desempenho de tarefas relacionadas à psicologia.
	 
	É fundamental a presença do psicólogo nos programas e projetos da atenção básica.
	
	A psicologia caminha na contramão da atenção básica, pois seus valores são opostos.
	
	A psicologia não está inserida em nenhum programa ou projeto de atenção básica no Brasil.