Buscar

Apol - Plano de Negócio

Prévia do material em texto

Questão 1/12 - Plano de Negócios
Categorizar o orçamento viabiliza o respeito aos valores reservados para cada linha de ação e, caso uma linha seja ultrapassada, podemos reservar o direito de lançarmos o excedente em outra linha quando da revisão de nosso cenário financeiro. O correto gerenciamento financeiro deve considerar também o efeito das decisões sobre o custo de utilização, manutenção e suporte do produto e/ou serviço. Para determinarmos o custo real, Duffy, citado por Wildauer (2013), nos aconselha a subdividirmos o projeto de investimento pensando nas seguintes categorias: 
 I. pessoal;
 II. deslocamento;
 III. treinamento;
 IV. suprimentos; 
V. espaço; 
VI. pesquisa; 
VII. despesas de capital; 
VIII. despesas indiretas. 
Quatro das categorias supramencionadas são apresentadas a seguir, de maneira aleatória. 
 A. De pessoal de outras localidades ou de materiais de fornecedores distantes. 
B. Listar quais equipamentos a empresa possui, quais os materiais adquiridos e a serem adquiridos, inclusive em termos de sistemas computacionais. 
C. Estudo do custo de aquisição dos dados que irão compor o planejamento inicial, o plano de marketing e outras pesquisas necessárias ao correto posicionamento do produto ou serviço da empresa. 
D. Relação de custos fixos planejados e que fazem parte do planejamento da empresa, com definição do respectivo enquadramento percentual. 
Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, as descrições com suas respectivas categorias do projeto de investimento.
Nota: 
	A	A-I / B-III / C-V / D-VII.
	B	A-II / B-IV / C-VI / D-VIII.
C	A-I / B-IV / C-VI / D-VIII.
	D	A-II / B-III / C-V / D-VII.
Questão 2/12 - Plano de Negócios
Leia atentamente o texto abaixo, extraído de Wildauer (2013). Entendemos como __________ a capacidade que uma pessoa possui de formular uma ideia sobre um determinado produto ou serviço em um mercado, seja essa ideia nova ou não. O __________ parte da concepção abstrata para uma concepção prática, na qual se apresentam elementos que possam ser discutidos. Os elementos são os mais diversos e tiveram sua origem em perguntas, dúvidas e respostas encontradas pelo __________, o qual não precisa ser alguém que conte com cursos teóricos ou práticos. 
Assinale a alternativa que contém as expressões que completam, corretamente, as lacunas do texto anterior. Para tanto tenha em mente o contexto de discussões amparado pela disciplina de Plano de Negócios.
Nota: 
A	Empreendedor, Empreendedor, Empreendedor.
B	Empreendedorismo, Empreendedor, Empreendedor.
C	Empreendedorismo, Empreendedorismo, Empreendedor.
D	Empreendedorismo, Empreendedorismo, Empreendedorismo.
Questão 3/12 - Plano de Negócios
Sobre o CONTROLE DE CUSTOS, analise as sentenças abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
I - É fundamental a aquisição de um sistema integrado de controle de custos para as organizações atuais se manterem no mercado, pois só com o auxílio desses softwares elas conseguirão manter suas atividades no mercado com alguma vantagem competitiva. 
II - É importante que todas as ações do sistema de custos estejam em sintonia com a estratégia de liderança da empresa, traçando comparações com seu sistema de informações, a fim de estabelecer medidas e parâmetros. 
III - Faz uma análise de impactos positivos e negativos no projeto, procurando a fonte desses impactos. Esse controle faz parte do gerenciamento de riscos e pode ser dividido em três processos: consideração dos elementos de entrada no processo, conjunto de técnicas e ferramentas que possibilitem seu controle efetivo e as informações de saída. 
IV - As empresas devem basear seu controle de custos em custos-meta e custos-padrão, relacionando os dois quando necessário para que as organizações tenham mais informações do fluxo de custos produzidos.
Nota: 
A	Somente as sentenças I e II estão corretas.
B	Somente as sentenças II e III estão corretas.
C	Somente as sentenças III e IV estão corretas.
D	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
Questão 4/12 - Plano de Negócios
Todo plano de negócios possui componentes, sendo o primeiro deles o sumário executivo. Nele, devemos explicitar os seguintes elementos:
I - enunciado do projeto; apresentação da empresa; Informações dos integrantes da empresa; Visão da empresa; 
II – planejamento, objetivos, missão, estratégias, produtos e tecnologia; 
III - capital e investimentos da empresa, e análise contextual (requisitos e necessidades). 
Analisando as afirmativas acima, assinale a alternativa que expresse a resposta correta.
Nota:
A	Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
B	Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
C	Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
D	Estão corretas as afirmativas I, II e III.
Questão 5/12 - Plano de Negócios
Em um mercado global altamente competitivo, às vezes precisamos reconsiderar as estratégias de negócios para avaliarmos nossa posição e os prospectos de nossa empresa em relação ao mercado. Não podemos ficar à mercê dos fatos, e sim estar à frente deles; devemos ter visão futura do negócio para abordá-lo de forma confiante. Precisamos estar preparados, sob qualquer imposição, para enfrentarmos situações favoráveis ou não, sabendo reconhecer as forças e os pontos fortes do oponente e nos preparamos para elas, fortalecendo nossas vantagens e eliminando nossas fraquezas. Por isso, devemos ter em mente que a descrição do diagnóstico atual aliado à identificação e ao estudo da análise ambiental da empresa facilita a identificação das fraquezas e dos pontos fracos do nosso empreendimento. Parte deste diagnóstico é a análise de mercado, composta pelos seguintes elementos: 
I. análise ambiental e tamanho do mercado; 
II. análise macroambiental; 
III. análise externa; 
IV. análise interna; 
V. público-alvo. 
Os elementos da análise de mercado são descritos, de maneira aleatória, nos enunciados a seguir. 
A. Deve ser identificado quanto aos produtos e serviços que uma organização oferece, pois eles o diferenciação dos ofertados pela concorrência, analisando sob a ótica de serem tangíveis ou intangíveis, em relação à oferta limitada ou ilimitada, sazonal ou não, por uma ótica de estímulos ou vantagens percebidas, que é própria de cada pessoa. 
B. Permite observar que o ambiente externo é muito volúvel, mudando constantemente, neste sentido as dimensões das ameaças e das fraquezas devem ser minimizadas pelas forças e oportunidades nas demais forças do ambiente, interligando os fatores externos aos internos da empresa, concretizando os esforços para combater falhas e perdas de oportunidades. 
C. Utiliza-se de ferramentas que permitem a realização de um diagnóstico e um mapeamento dos principais pontos a serem observados, que podem ser resumidos em identificação, processamento e análise dos pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades e das ameaças que o mercado possibilita e/ou apresenta. 
D. Tem por finalidade apresentar, aos sócios e acionistas, o estado atual da empresa, bem como seus produtos fortes e fracos, suas oportunidades de melhoria e ameaças que sofre internamente. 
E. Depende da identificação e análise das seguintes variáveis: ambiente demográfico, ambiente econômico, ambiente tecnológico, ambiente político e legal, ambiente sociocultural e ambiente geográfico. 
Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, os elementos da análise de mercado com suas respectivas descrições.
Nota: 
A	I-D / II-B / III-C / IV-E / V-A.
B	I-B / II-C / III-E / IV-D / V-A.
C	I-C / II-E / III-B / IV-D / V-A.
D	I-E / II-D / III-C / IV-B / V-A.
Questão 6/12 - Plano de Negócios
Todo plano de negócios possui seus componentes, sendo o primeiro deles o sumário executivo. No sumário executivo, cada elemento possuisuas particularidades, devendo ser apresentado (escrito) da forma mais clara, objetiva e completa possível, pois é nesse momento que o plano de negócios indicará ao leitor o potencial de sucesso, servindo de base para a busca de parceiros, financiamentos, sócios e clientes do empreendimento. Dentre os muitos elementos do sumário executivo, seis são listados: 
I. objetivos; 
II. missão; 
III. estratégias; 
IV. produtos e tecnologia; 
V. capital e investimentos da empresa; 
VI. análise contextual. 
Os elementos expostos acima são descritos de forma, aleatória, a seguir. 
A. É definida a direção que a empresa deve seguir, de modo a tornar realizável a visão e a contribuir com a elaboração de estratégias que garantam o sucesso da empresa.
 B. Ajuda o empreendedor a identificar a cadeia de valores da empresa e a reforçar seus princípios norteadores, pois é por meio dos processos criados pelas táticas, que, por sua vez, foram delineados pelas estratégias que a empresa produzirá valor para seus clientes, fornecedores e acionistas. 
C. Envolve respostas ao que deve ser feito, consistindo na apresentação das maneiras diferenciadas ao real cumprimento da missão proposta e envolvendo a empresa com o meio ambiente no qual está inserida. 
D. Possibilita ter em mãos a investigação dos fabricantes que podem ofertar tecnologia, a existência de registros e patentes quanto ao uso ou aplicação das tecnologias, bem como a preparação do capital intelectual do empreendimento para absorver essas tecnologias. 
E. Apresenta o que já é possuído de capital necessário para o início das atividades de produção e serviços que serão oferecidos em termos de: projeção de vendas, projeção de rentabilidade, fonte de recursos e financiamentos, aplicações financeiras, valores de estoques e capital de giro. 
F. Define o escopo inicial do projeto, apresentando os sistemas, os processos, os materiais, as pessoas, os equipamentos, os investimentos, as responsabilidades, as interações e todo e qualquer elemento envolvido no negócio que possa vir a contribuir para seu funcionamento. 
Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, os elementos do sumário executivo com suas respectivas descrições.
Nota: 
A	I-C / II-E / III-A / IV-B / V-D.
B	I-A / II-B / III-C / IV-D / V-E.
C	I-B / II-E / III-A / IV-C / V-D.
D	I-D / II-E / III-A / IV-C / V-B.
Questão 7/12 - Plano de Negócios
As práticas utilizadas para a realização de estimativas e a aquisição de informações podem ser feitas como práticas de contabilidade societária. O Guia PMBOK apresenta uma série de ferramentas utilizadas e técnicas para a realização de estimativas de custos de projetos que podemos utilizar para melhor definirmos esse contexto em nosso plano de negócios. Leia abaixo. 
Baseia-se em projetos já realizados e concluídos para a construção de estimativas de custos. São considerados, então, custos reais de recursos já utilizados. Geralmente, este tipo de técnica é utilizado nas fases iniciais do projeto, quando ainda não é possível obtermos muitas informações sobre os recursos. Apesar de ter um menor custo de elaboração, esta estimativa proporciona menor precisão nos valores cotados. 
Qual ferramenta ou técnica foi citada acima? Assinale a alternativa correta.
Nota: 
A	Estimativa análoga.
B	Determinar valores de custo de recursos.
C	Estimativa Bottom-up.
D	Paramétrica.
Questão 8/12 - Plano de Negócios
Para se tornar um bom empreendedor, é imprescindível possuir algumas características básicas que o levarão ao sucesso com sua empresa.Os três principais conjuntos distintos de características que o empreendedor deve ter foram agrupados nas características de realização, planejamento e poder. 
 Assinale a alternativa que contenha a característica que represente, corretamente, os comportamentos apresentados abaixo. 
• Estabelece objetivos que são desafiadores e que têm significado pessoal. 
 • Tem visão de longo prazo.
 • Estabelece objetivos de curto prazo mensuráveis.
Nota: 
A	Correr riscos calculados.
B	Estabelecimento de metas.
C	Busca de informações.
D	Planejamento e monitoramento sistemáticos.
Questão 9/12 - Plano de Negócios
Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Não é incomum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento. Os três principais conjuntos distintos de características que o empreendedor deve ter foram agrupados nas características de realização, planejamento e poder. 
Assinale a alternativa que contém a característica que representa os comportamentos apresentados abaixo. 
· Age diante de um obstáculo significativo. 
 · Age repetidamente ou muda para uma estratégia alternativa a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo. 
· Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho ao atingimento de metas.
Nota: 
	A	Busca de oportunidade e iniciativa.
	B	Persistência.
	C	Comprometimento.
	D	Exigência de qualidade e eficiência.
Questão 10/12 - Plano de Negócios
De acordo com a abordagem conceitual a respeito do empreendedorismo, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. 
I - Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa possui de formular uma ideia sobre um determinado produto ou serviço em um mercado, seja essa ideia nova ou não. 
II - O empreendedor parte da concepção prática para uma concepção abstrata, na qual se apresentam elementos abstratos que possam ser recolhidos do mercado a qualquer momento. 
 III - Os elementos são os mais diversos, que tiveram sua origem em perguntas, dúvidas e respostas encontradas pelo empreendedor, que não precisa ser alguém com uma formação superior, com diploma de faculdade ou alguém que conte com cursos teóricos ou práticos.
Nota: 
A	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
B	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
C	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
D	As afirmações I, II e III estão corretas.
Questão 11/12 - Plano de Negócios (questão opcional)
Assinale a alternativa, cujo elemento do sumário executivo do plano de negócios corresponda, corretamente, à afirmação abaixo. 
“Quando a empresa começa a existir na cabeça do empreendedor, ele deve iniciar a estruturação de seus pensamentos de forma planejada para concretizar seu sonho, de modo a torná-lo realizável. Por isso, o plano de negócio é um instrumento teórico, político, intermediador e técnico muito importante para tornar o pensamento humano (a ideia) de negócio em futura realidade. Este elemento pode ser definido como sendo o conjunto de intenções que alinham a direção que a empresa deverá seguir. Externaliza a ideia do empreendedor, ou seja, nada mais é do que a apresentação do sonho, da ideia do empreendedor em uma frase, em um artigo, tornando-se a "estrela guia" para a implementação do negócio. Quando claramente expressa, o empreendedor expressa o seu foco, o ramo no qual sua empresa irá atuar, englobando todos os elementos que compõem seu ambiente, como também expressa, ao mesmo tempo, seu objetivo maior, e é nesse ponto que ela passa a ser a abstração dos objetivos do empreendedor, passando a ser o ideal a ser concretizado, a ser atingido.”
Nota: 
A	Enunciado do projeto.
B	Apresentação da empresa.
C	Informações dos integrantes da empresa.
D	Visão da empresa.
Questão 12/12 - Plano de Negócios (questão opcional)
O plano de negócio deve contemplar um plano financeiro. É nele que devemos detalhar o orçamento e os custos do nosso negócio. Leia abaixo. 
“É um gráfico que representa a situação de todas as rendas da empresa em um eixo e todos os custos em outro, tendo a intersecção dasduas curvas o ponto de equilíbrio, que é útil para a tomada de decisão quanto ao direcionamento de ações para aumentar renda e diminuir custos no futuro funcionamento do empreendimento, representando então o ponto de equilíbrio contábil para a empresa.” 
Sobre PLANO FINANCEIRO, assinale a alternativa que corresponde à descrição citada acima.
Nota: 
A	Ponto de Equilíbrio.
B	Taxa Referencial.
C	Valores Monetários.
D	Taxa Básica Financeira.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes