Buscar

2 Matriz ou Análise SWOT

Prévia do material em texto

Matriz ou Análise SWOT
	Em administração, a análise SWOT é um importante instrumento utilizado para o planejamento estratégico que serve para recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.
	SWOT	 é uma sigla de termos ingleses strenghs (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças) que consiste em uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial.
	É uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças a sua simplicidade pode ser utilizada por qualquer tipo de analise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
	A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de pesquisa na universidade Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, uusando dados da “Fortune 500”, uma revista que compõe o ranking das maiores empresas americanas.
	As Forças referem-se às vantagens que a empresa possui diante seus concorrentes. Pode-se dizer que são as melhores qualidades que a mesma possui. Tais como: as melhores atividades da empresa, os melhores recursos, a diferenciação das demais empresas, as vantagens mais competitivas, o nível de satisfação dos clientes etc.
	As Fraquezas são conceitos que interferem e prejudicam o andamento do negócio. Pode-se dizer que são os piores defeitos que uma empresa possui. Deve-se ter cuidado quanto à mão de obra se é capacitada, por que o cliente prefere a concorrência etc. Deve-se estudar métodos para que as fraquezas encontradas sejam analisadas e minimizadas no menor prazo possível, para assim serem corrigidas.
	As Oportunidades são forças que influenciam positivamente a empresa, pode ser derivado de mudanças políticas no governo, investimentos, ampliação do credito e consumo etc.
	As Ameaças, do contrário das oportunidades, são forças que influenciam de maneira negativa a empresa que devem ser tratadas para não prejudicar e interferir o planejamento estratégico da empresa.
	
Nome: Lucas Gomes
Universidade Luterana do Brasil
Evolução do Pensamento Administrativo I – Prof. Jeferson Cunha
Canoas, 24 de setembro de 2015.

Outros materiais