A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação gestão de produtos e marcas objetiva

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460632) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13053643
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Como qualquer projeto inicial, a inserção de um novo produto no mercado gera muita incerteza e dúvidas em uma organização, em seus administradores e gestores comerciais e de marketing. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- É neste momento que os gestores sentirão os resultados de aceitação ou rejeição do novo produto pelo mercado e os consumidores.
II- O lançamento de um novo produto contorna vários setores dentro da organização, desde a área de desenvolvimento do produto, produção, vendas até na área de marketing.
III- Neste momento de introdução do produto no mercado, os gestores só precisam colocar em prática as estratégias desenvolvidas na fase de propaganda e fidelização do cliente.
IV- A fase inicial começa com o lançamento do produto e passa por um lento crescimento de vendas e baixos lucros, isso devido aos investimentos altos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	O processo de desenvolvimento do produto na organização é formado por um processo que tem início, meio e fim. Para uma organização se sair bem no processo de desenvolvimento dos produtos, geralmente constitui um grupo que tem as etapas claras e métodos consagrados para resolver os problemas. Esse processo leva em consideração algumas regras básicas. Sobre essas regras básicas do processo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deve estabelecer metas para desenvolver produtos novos, que devem ser precisas e claras.
(    ) De acordo com as metas estabelecidas, não é preciso acompanhar o processo do produto novo no percurso das etapas.
(    ) Não é preciso eliminar o produto tão cedo, se este não estiver no caminho certo.
(    ) Gere bastante ideias e seja criativo, para fazer uma melhor seleção no seu processo do produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	A fase de desenvolvimento de um novo produto envolve a empresa como um todo, desde o setor de compras até o setor logístico. O desenvolvimento dos produtos é realizado em etapas que envolvem o projeto informacional, o detalhamento deste projeto, os estudos dos métodos de produção, bem como os estudos relacionados ao lançamento do produto, cada uma dessas fases apresentam características específicas. Com relação ao estudo para o lançamento do produto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O setor de marketing, para o lançamento do produto, elabora um plano de marketing. Neste plano devem estar descritas todas as estratégias que serão utilizadas.
	 b)
	O plano de marketing para o lançamento de um novo produto é composto por quatro itens, sendo eles: análise das oportunidades, objetivos, estratégias de marketing e controles.
	 c)
	Para o desenvolvimento do plano de marketing, é preciso que os profissionais da área conheçam bem o produto; o mercado de lançamento do produto pode ficar em segundo plano.
	 d)
	Nesta etapa entra o setor de logística, responsável por todas as estratégias relacionadas ao lançamento deste novo produto no mercado.
	4.
	As organizações precisam inovar seus produtos de forma contínua. Um produto que não sofre alteração acaba por ser eliminado pelos demais produtos que estão em constante evolução. A partir de então, é preciso que se crie um novo produto ou ainda em algumas situações uma nova marca. A reestruturação das marcas ou criação de uma nova não é um processo tão simples. Para isso, é preciso que os profissionais envolvidos no processo se atentem a alguns itens. Com relação à importância desses itens para o desenvolvimento e remodelagem das marcas, analise as afirmativas a seguir:
I- Os profissionais devem elaborar opções que despertem o poder de escolha do cliente. A marca deve manter a originalidade em seus traços.
II- A atenção com a marca deve ser constante, pois com o passar do tempo ela se torna obsoleta.
III- A marca deve possuir nomes internacionais, pois, segundo as pesquisas, essas nomenclaturas são as mais lembradas pelos clientes.
IV- Quando se tratar de nomenclaturas internacionais, o profissional deve se atentar à questão de quais países receberão essa marca, pois nem sempre o significado para todos os países é positivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	O conceito de "bem" que temos quando relacionamos as organizações e os negócios é de algo que as organizações produzem para oferecer ao mercado. No entanto, esse "bem" pode ser classificado de formas diferentes, como bem de capital, que se refere a todos os equipamentos e máquinas necessários para o funcionamento da organização. Com isso, é possível identificar que o bem de capital é diferente do bem de consumo. Sobre as várias classificações de bens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas
(    ) A intangibilidade está relacionada aos serviços, em que a percepção dos bens pelos sentidos humanos é impossível.
(    ) Os bens de conveniência são indispensáveis para o funcionamento da organização, podendo ainda serem considerados como bens de produção.
(    ) Os bens industriais são adquiridos com facilidade, sem que o cliente despenda um esforço significativo para a aquisição do produto.
(    ) Os bens não duráveis são considerados como bens que têm por objetivo satisfazer a necessidade do consumidor de forma imediata.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Atualmente, as organizações devem estar atentas ao processo de desenvolvimento de produto, principalmente nos pontos a serem considerados em um projeto de novo produto. Sobre esses pontos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Marketing.
II- Projeto.
III- Suprimento.
IV- Logística.
V- Produção e vendas.
(    ) Estudo de design/Engenharia do produto/Dimensionamentos e análises técnicas dos produtos e componentes/Desenho/Simulações de uso e aplicabilidade.
(    ) Pesquisa de mercado/Campanha de lançamento do produto/Estratégias de comunicação (propaganda)/Treinamentos com vendedores.
(    ) Análise de processo/Linha de produção/Mão de obra e avaliação de mercado/Treinamento de vendedores/Ações de vendas.
(    ) Transporte/Condições especiais (para produtos especiais)/Depósitos para armazenamento.
(    ) Avaliação de fornecedores/Importação de matéria-prima e componentes/Levantamento de custos de aquisição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PIERITZ, Otávio. Concessionárias de automóveis: estratégias competitivas e relações de dependência com montadoras e bancos das montadoras. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/viewFile/303/290>. Acesso em: 26 nov. 2013.
	 a)
	I - V - IV - III - II.
	 b)
	V - III - II - I - IV.
	 c)
	IV - II - III - V - I.
	 d)
	II - I - V - IV - III.
	7.
	As organizações se obrigam a trabalhar com estratégias de diferenciação no mercado para obter vantagens competitivas com retorno acima das metas de vendas. Oferecer um produto diferente no mercado e a do concorrente é ganho muito bom para a empresa, pois o consumidor é cada vez mais exigente e sempre procura algo diferente e que atinge as suas expectativas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: