Doutrina Social - Meio ambiente e sustentabilidade - Moralidade Cristã

Doutrina Social - Meio ambiente e sustentabilidade - Moralidade Cristã


DisciplinaTeologia18.540 materiais45.593 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia a passagem de texto: \u201cEsta inteligência da fé inclui a razão, mediante a qual esta explica e compreende a verdade revelada e a integra com a verdade da natureza humana, hauridas no projeto divino expresso pela criação, ou seja, a verdade integral da pessoa humana enquanto ser espiritual e corpóreo, em relação com Deus, com os outros seres humanos e com todas as demais criaturas\u201d.
Considerando esta passagem de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre as fontes da fé e da razão, assinale a alternativa correta:
Resposta: A Revelação e a natureza humana são fontes da fé e da razão.
Questão 2/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia a passagem de texto: \u201cSe a modernidade perscrutada pelos padres conciliares já não existe mais, ela deixou, entretanto, suas consequências positivas e negativas para nossos dias; consequências que exigem de novo o olhar atento da fé cristã, que busca distinguir os sinais dos tempos e lançar os cristãos como sujeitos ativos no mundo: parceiros de busca da verdade e na construção da fraternidade universal\u201d.
Considerando esta passagem e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre discernir os sinais dos tempos, assinale a alternativa correta: 
Resposta: O Magistério da Igreja procura discernir e interpretar os sinais dos tempos à luz do Evangelho.
Questão 3/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia a citação: \u201cNo juízo sobre esta delicada matéria, parece oportuno reservar uma maior atenção moral, cultural e no âmbito dos projetos, ao orientar o agir social e político sobre as temáticas ligadas à identidade e aos conteúdos do novo trabalho, num mercado e numa economia que também são novos\u201d. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre a Encíclica Caritas in Veritate, de Bento XVI, é correto afirmar que:
Resposta: O texto confronta-se com o contexto da globalização e suas consequências morais.
Questão 4/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia o fragmento de texto:\u201cNa sua contínua atenção ao homem na sociedade, a Igreja acumulou assim um rico patrimônio doutrinal. Ele tem as suas raízes na Sagrada Escritura, especialmente no Evangelho e nos escritos apostólicos, e tomou forma e corpo na doutrina dos Padres da Igreja, dos grandes Doutores da Idade Média [...]\u201d. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o posicionamento da dimensão social da Igreja na Idade Média, qual autor se destacou nesse período pelo desenvolvimento dos conceitos de justiça e direito? Assinale a alternativa correta.
Resposta: Santo Tomás de Aquino.
Questão 5/5 - Doutrina Social da Igreja
Considere o fragmento de texto: \u201cA solicitude social certamente não teve início com tal documento, porque a Igreja jamais deixou de se interessar pela sociedade; não obstante a Encíclica [\u2026] dá início a um novo caminho: inserindo-se numa tradição plurissecular, ela assinala um novo início e um substancial desenvolvimento do ensinamento em campo social\u201d. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja qual o nome da Encíclica que o Papa Leão XIII lançou com o posicionamento da Igreja diante das mudanças sociais provocadas pela industrialização, pelo capitalismo e o liberalismo? Assinale a alternativa correta:
Resposta: Rerum Novarum.
Questão 1/5 - Doutrina Social da Igreja
Atente para a citação: \u201c[...] eles constituem a referência imprescindível para os responsáveis pela coisa pública, chamados a realizar \u2018as reformas substanciais das estruturas econômicas, políticas, culturais e tecnológicas e as mudanças necessárias nas instituições\u2019\u201d. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre os valores da vida em sociedade, assinale a alternativa correta:
Resposta: Objetivos humanos e valores voltados para o amor e a caridade são o que constitui a sociedade e a desenvolve.
Questão 2/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia a citação: \u201cO Estado, nas relações com o setor privado, deve aplicar o princípio de subsidiariedade, princípio que se tornará um elemento permanente da doutrina social. A encíclica refuta o liberalismo entendido como concorrência ilimitada das forças econômicas, mas reconfirma o direito à propriedade privada, evocando-lhe a sua função social\u201d. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre as mudanças econômicas do século XIX, relacione:
Resposta:
Industrialização = Fenômeno técnico, desencadeado por descobertas tecnológicas e que provocou grandes mudanças nas relações entre patrões e empregados.
Capitalismo = Organização econômica voltada para os bens das pessoas privadas, com foco na produtividade rentável, mesmo que os operários tenham que cumprir extensa jornada de trabalho.
Liberalismo = Voltado para o ser humano em sua individualidade, conferiu aos indivíduos mais competitividade e menos solidariedade.
Questão 3/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia o trecho de texto: \u201cO valor da liberdade, enquanto expressão da singularidade de cada pessoa humana, é respeitado e honrado na medida em que se consente a cada membro da sociedade realizar a própria vocação pessoal; buscar a verdade e professar as próprias idéias religiosas, culturais e políticas [...]\u201d. Considerando este trecho de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o valor da liberdade, assinale a alternativa correta:
Resposta: A liberdade é tanto um valor de dimensão social quanto individual.
Questão 4/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia o fragmento de texto: \u201cAs riquezas realizam a sua função de serviço ao homem quando destinadas a produzir benefícios para os outros e a sociedade [...]. Elas são um bem que vem de Deus: quem o possuir, deve usá-lo e faze-lo circular, de sorte que também os necessitados possam usufruir; o mal está no apego desmedido às riquezas, no desejo de açambarcá-las\u201d. Considerando este fragmento e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o posicionamento de São João Crisóstomo, assinale a alternativa correta:
Resposta: Por falar com tanta clareza sobre questões sociais, São João Crisóstomo criou atritos com lideranças religiosas e civis.
Questão 5/5 - Doutrina Social da Igreja
Atente para a citação: \u201cÉ por amor do bem próprio e de outrem que se dá a união em grupos estáveis, tendo como fim a conquista de um bem comum. Também as várias sociedades devem adentrar por relações de solidariedade, de comunicação e de colaboração, a serviço do homem e do bem comum\u201d. Considerando esta citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o princípio do bem comum, assinale a alternativa correta:
Resposta: Relacionado ao desenvolvimento integral do ser humano, o bem comum afeta todos os membros da sociedade.
Questão 1/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Considere o seguinte fragmento de texto:
\u201cNo Brasil, somente a partir do século XXI, juntamente com a elaboração de planos nacionais de desenvolvimento sustentável, iniciaram-se esforços para a construção de indicadores de sustentabilidade [ambiental]\u201d.
O texto acima aborda a questão dos indicadores ambientais. Tendo em vista o discutido em aula e os conteúdos do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, relacione cada indicador com sua respectiva definição:
Estabilidade do microclima. = Relacionado às mudanças diurnas na umidade, radiação solar, ventos etc.
Estabilidade do ciclo hidrológico e do clima regional. = Relacionado às mudanças de duração das estações, chuvas, temperaturas etc.
Equilíbrio do sistema florestal.= Está diretamente relacionado ao contexto de manutenção das vegetações.
Estabilidade da composição da atmosfera.= Relaciona-se à concentração de poluentes, inversão térmica, queimadas etc.
Questão 2/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para o seguinte fragmento de texto: \u201cUma vez que um dos principais motivos que levam as empresas a adotar práticas de gerenciamento na área ambiental