Buscar

Doutrina Social - Meio ambiente e sustentabilidade - Moralidade Cristã

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia a passagem de texto: “Esta inteligência da fé inclui a razão, mediante a qual esta explica e compreende a verdade revelada e a integra com a verdade da natureza humana, hauridas no projeto divino expresso pela criação, ou seja, a verdade integral da pessoa humana enquanto ser espiritual e corpóreo, em relação com Deus, com os outros seres humanos e com todas as demais criaturas”.
Considerando esta passagem de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre as fontes da fé e da razão, assinale a alternativa correta:
Resposta: A Revelação e a natureza humana são fontes da fé e da razão.
Questão 2/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia a passagem de texto: “Se a modernidade perscrutada pelos padres conciliares já não existe mais, ela deixou, entretanto, suas consequências positivas e negativas para nossos dias; consequências que exigem de novo o olhar atento da fé cristã, que busca distinguir os sinais dos tempos e lançar os cristãos como sujeitos ativos no mundo: parceiros de busca da verdade e na construção da fraternidade universal”.
Considerando esta passagem e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre discernir os sinais dos tempos, assinale a alternativa correta: 
Resposta: O Magistério da Igreja procura discernir e interpretar os sinais dos tempos à luz do Evangelho.
Questão 3/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia a citação: “No juízo sobre esta delicada matéria, parece oportuno reservar uma maior atenção moral, cultural e no âmbito dos projetos, ao orientar o agir social e político sobre as temáticas ligadas à identidade e aos conteúdos do novo trabalho, num mercado e numa economia que também são novos”. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre a Encíclica Caritas in Veritate, de Bento XVI, é correto afirmar que:
Resposta: O texto confronta-se com o contexto da globalização e suas consequências morais.
Questão 4/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia o fragmento de texto:“Na sua contínua atenção ao homem na sociedade, a Igreja acumulou assim um rico patrimônio doutrinal. Ele tem as suas raízes na Sagrada Escritura, especialmente no Evangelho e nos escritos apostólicos, e tomou forma e corpo na doutrina dos Padres da Igreja, dos grandes Doutores da Idade Média [...]”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o posicionamento da dimensão social da Igreja na Idade Média, qual autor se destacou nesse período pelo desenvolvimento dos conceitos de justiça e direito? Assinale a alternativa correta.
Resposta: Santo Tomás de Aquino.
Questão 5/5 - Doutrina Social da Igreja
Considere o fragmento de texto: “A solicitude social certamente não teve início com tal documento, porque a Igreja jamais deixou de se interessar pela sociedade; não obstante a Encíclica […] dá início a um novo caminho: inserindo-se numa tradição plurissecular, ela assinala um novo início e um substancial desenvolvimento do ensinamento em campo social”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja qual o nome da Encíclica que o Papa Leão XIII lançou com o posicionamento da Igreja diante das mudanças sociais provocadas pela industrialização, pelo capitalismo e o liberalismo? Assinale a alternativa correta:
Resposta: Rerum Novarum.
Questão 1/5 - Doutrina Social da Igreja
Atente para a citação: “[...] eles constituem a referência imprescindível para os responsáveis pela coisa pública, chamados a realizar ‘as reformas substanciais das estruturas econômicas, políticas, culturais e tecnológicas e as mudanças necessárias nas instituições’”. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre os valores da vida em sociedade, assinale a alternativa correta:
Resposta: Objetivos humanos e valores voltados para o amor e a caridade são o que constitui a sociedade e a desenvolve.
Questão 2/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia a citação: “O Estado, nas relações com o setor privado, deve aplicar o princípio de subsidiariedade, princípio que se tornará um elemento permanente da doutrina social. A encíclica refuta o liberalismo entendido como concorrência ilimitada das forças econômicas, mas reconfirma o direito à propriedade privada, evocando-lhe a sua função social”. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre as mudanças econômicas do século XIX, relacione:
Resposta:
Industrialização = Fenômeno técnico, desencadeado por descobertas tecnológicas e que provocou grandes mudanças nas relações entre patrões e empregados.
Capitalismo = Organização econômica voltada para os bens das pessoas privadas, com foco na produtividade rentável, mesmo que os operários tenham que cumprir extensa jornada de trabalho.
Liberalismo = Voltado para o ser humano em sua individualidade, conferiu aos indivíduos mais competitividade e menos solidariedade.
Questão 3/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia o trecho de texto: “O valor da liberdade, enquanto expressão da singularidade de cada pessoa humana, é respeitado e honrado na medida em que se consente a cada membro da sociedade realizar a própria vocação pessoal; buscar a verdade e professar as próprias idéias religiosas, culturais e políticas [...]”. Considerando este trecho de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o valor da liberdade, assinale a alternativa correta:
Resposta: A liberdade é tanto um valor de dimensão social quanto individual.
Questão 4/5 - Doutrina Social da Igreja
Leia o fragmento de texto: “As riquezas realizam a sua função de serviço ao homem quando destinadas a produzir benefícios para os outros e a sociedade [...]. Elas são um bem que vem de Deus: quem o possuir, deve usá-lo e faze-lo circular, de sorte que também os necessitados possam usufruir; o mal está no apego desmedido às riquezas, no desejo de açambarcá-las”. Considerando este fragmento e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o posicionamento de São João Crisóstomo, assinale a alternativa correta:
Resposta: Por falar com tanta clareza sobre questões sociais, São João Crisóstomo criou atritos com lideranças religiosas e civis.
Questão 5/5 - Doutrina Social da Igreja
Atente para a citação: “É por amor do bem próprio e de outrem que se dá a união em grupos estáveis, tendo como fim a conquista de um bem comum. Também as várias sociedades devem adentrar por relações de solidariedade, de comunicação e de colaboração, a serviço do homem e do bem comum”. Considerando esta citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o princípio do bem comum, assinale a alternativa correta:
Resposta: Relacionado ao desenvolvimento integral do ser humano, o bem comum afeta todos os membros da sociedade.
Questão 1/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Considere o seguinte fragmento de texto:
“No Brasil, somente a partir do século XXI, juntamente com a elaboração de planos nacionais de desenvolvimento sustentável, iniciaram-se esforços para a construção de indicadores de sustentabilidade [ambiental]”.
O texto acima aborda a questão dos indicadores ambientais. Tendo em vista o discutido em aula e os conteúdos do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, relacione cada indicador com sua respectiva definição:
Estabilidade do microclima. = Relacionado às mudanças diurnas na umidade, radiação solar, ventos etc.
Estabilidade do ciclo hidrológico e do clima regional. = Relacionado às mudanças de duração das estações, chuvas, temperaturas etc.
Equilíbrio do sistema florestal.= Está diretamente relacionado ao contexto de manutenção das vegetações.
Estabilidade da composição da atmosfera.= Relaciona-se à concentração de poluentes, inversão térmica, queimadas etc.
Questão 2/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para o seguinte fragmento de texto: “Uma vez que um dos principais motivos que levam as empresas a adotar práticas de gerenciamento na área ambiental
é a melhoria na imagem e na reputação, a prática do marketing verde é determinante para que esse objetivo seja respondido”. Sobre o desenvolvimento sustentável e o papel das empresas na conservação ambiental, baseado no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica e nas aulas, assinale a alternativa verdadeira sobre os selos e rótulos ambientais:
Resposta: O selo de qualidade ambiental ainda não é obrigatório no Brasil. Porém, quando a empresa deseja se enquadrar nas normas para obtenção deste, tem a supervisão de comitês que representam a ABNT – Qualidade Ambiental e uma comissão de certificação.
Questão 3/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o fragmento de texto a seguir: “Tentar subsumir o problema novo à previsão normativa velha produzirá inefetividade cada vez maior. Os problemas reais requerem formulação de decisões ambientais públicas reais, que transpassam os limites da concepção positivista do Direito”. O texto de Marin traz uma reflexão sobre o modelo positivista e sua relação com o meio ambiente. Agora, considere o seguinte cenário: Carlos é professor de Educação Ambiental e está trabalhando com seus alunos conceitos oriundos do modelo positivista, em que o ser humano se dissocia do meio ambiente. Com base no cenário apresentado acima e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, responda: com qual visão de meio ambiente o professor Carlos está trabalhando com seus alunos? Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Resposta: Antropocêntrica
Questão 4/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o fragmento de texto a seguir: “Santos [...], discutindo o conceito de sustentabilidade, considera que environnement (ambiente) compreende a base física e material da vida, a infraestrutura que possibilita sua existência em toda e qualquer escala”. O fragmento de texto acima trata de conceitos fundamentais discutidos na disciplina de Educação Ambiental. Um desses conceitos trata da questão da circunvizinhança de um organismo, incluindo as plantas, os animais e os micro-organismos com os quais ele interage. Com base no texto apresentado acima e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, responda a qual conceito o texto acima faz alusão. Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Resposta: Meio ambiente.
Questão 5/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para a seguinte citação: “[No que concerne à preservação ambiental], é o momento para as empresas alinharem suas estratégias de atuação ante essa nova perspectiva, garantindo benefícios não somente à sua organização, mas também para a sociedade como um todo”. O fragmento de texto acima argumenta sobre o papel das empresas nas estratégias de preservação ambiental, o que também foi discutido em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica. Sobre a Agenda Global 21, assinale a alternativa correta:
Resposta: São quatro os objetivos gerais da Agenda 21, os quais priorizam: a questão da água potável e saneamento básico; as áreas pesqueiras; a biodiversidade, e a produção de produtos químicos que não agridam a saúde humana e o meio ambiente.
Questão 1/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o trecho da Lei 13.341, de 29 de setembro de 2016: “a) política nacional do meio ambiente e dos recursos hídricos; b) política de preservação, conservação e utilização sustentável de ecossistemas, e biodiversidade e florestas; [...] d) políticas para integração do meio ambiente e produção”. Analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale aquela que menciona corretamente a que ministério competem os assuntos citados na Lei 13.341:
Resposta: Ministério do Meio Ambiente.
Questão 2/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para o seguinte extrato de texto: “Acreditamos que ‘definir a galinha como a ave que não é pato’ não diz nada sobre ela, pois podemos saber tudo sobre patos, mas, por essa definição, continuamos não sabendo nada sobre galinhas. Do mesmo modo, podemos adquirir vários conhecimentos sobre a educação ambiental formal, mas continuarmos ignorando o que qualifica a chamada educação ambiental não formal”. Com base no fragmento de texto citado e nos conhecimentos adquiridos com a leitura do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, assinale a alternativa que menciona a educação ambiental realizada não no espaço formal da escola, mas sim nas comunidades, igrejas, em ONGs, etc.:
Resposta: Educação não formal.
Questão 3/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para o seguinte extrato de texto: “Não há portanto na Constituição Federal propriamente uma definição do que seja meio ambiente ou ambiente. Mas a Lei Federal n. 6.938/815 [...] estabelece pelo seu artigo 3º, que “... Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida, em todas as suas formas”. [...] A Constituição Federal [...], embora não se refira ao termo recursos naturais, indiretamente o faz ao afirmar no parágrafo segundo do artigo 225 que “... Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente”. Distingue, portanto, recursos minerais (parte dos recursos naturais) do meio ambiente”. O fragmento de texto citado acima considera um conceito estabelecido pela Lei Federal 6.938/1981, conceito esse que versa sobre o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Com base nessas considerações e nos conhecimentos adquiridos por meio da leitura do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que traz o conceito a que o texto faz referência:
Resposta: Meio ambiente.
Questão 4/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o fragmento de texto a seguir: “A categoria antropocêntrica tem suas origens na ética antropocêntrica humanista e no pensamento cartesiano, que situa o homem fora do mundo natural. A natureza só tem valor quando for útil para o homem, que julga ter direito e posse sobre ela, sobretudo por meio da ciência moderna e da tecnologia”. O fragmento de texto acima traz algumas características importantes de uma das perspectivas possíveis sobre o meio ambiente. Outra perspectiva alternativa interessante sobre o assunto é aquela que adota o princípio de que o homem integra o meio, ou seja, o ser humano e a natureza estão no mesmo nível de interações e de modificações. Com base nessas informações e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, responda qual das perspectivas abaixo considera que tanto o homem quanto a natureza estão em um mesmo patamar, isto é, que um não prevalece sobre o outro?
Resposta: Biocêntrica.
Questão 5/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o extrato de texto a seguir: “Esta Lei [...] estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente, cria o Conselho Nacional do Meio Ambiente e institui o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental. A citação acima faz referência a trechos da Lei 6.938/1981. Considerando a leitura do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica e da própria lei, é correto afirmar que a legislação citada estabelece:
Resposta: Política Nacional do Meio Ambiente
Questão 1/5 - Moralidade Cristã
Leia a passagem de texto: “A partir do século XIX, inicia-se uma época que alguns qualificam como decadente, pois a ampla literatura de Teologia Moral não teve suficientemente em conta a doutrina bíblica, pois expunha o ensinamento moral com base na lei natural, aplicada aos aspectos diversos da vida. É denominada moral casuística.”
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Teologia
Moral: aspectos históricos e sistemáticos sobre Teologia Moral, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características.
Resposta
Probabilismo= É o sistema moral que defende a tese: a lei duvidosa não obriga.
Laxismo= É o sistema moral que decide pela posição mais relaxada.
Rigorismo= É o sistema moral que exagera pela severidade.
Questão 2/5 - Moralidade Cristã
Considere a citação: “A teologia moral é uma reflexão que se refere à ‘moralidade’, ou seja, ao bem e ao mal dos atos humanos e da pessoa que os realiza, e neste sentido está aberta a todos os homens; mas é também ‘teologia’, enquanto reconhece o princípio e o fim do agir moral n'Aquele que ‘só é bom’ e que, doando-Se ao homem em Cristo, lhe oferece a bem-aventurança da vida divina." Tendo em vista a citação e os conteúdos do livro-base Teologia Moral: aspectos históricos e sistemáticos sobre o objeto da Teologia Moral, assinale a afirmativa correta:
Resposta: São os atos humanos voluntários.
Questão 3/5 - Moralidade Cristã
Considere a informação: “Quanto mais, portanto, prevalecer a reta consciência, tanto mais as pessoas e os grupos estarão longe da arbitrariedade cega e procurarão conformar-se com as normas objetivas da moralidade.”
Considerando a informação e os conteúdos do livro–base Teologia Moral: aspectos históricos e sistemáticos, pode-se cometer um erro, não por vontade própria, mas por ignorância, que pode ser vencível ou invencível. Sobre a ignorância vencível, assinale a afirmativa correta:
Resposta: Não tira a liberdade nem a imputabilidade moral da ação praticada.
Questão 4/5 - Moralidade Cristã
Leia o fragmento de texto: “A ciência teológica, além de estudar as verdades cristãs, também se ocupa do modelo de comportar-se do discípulo de Jesus Cristo, pois o cristão não apenas crê, mas também vive.”
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teologia Moral: aspectos históricos e sistemáticos, sobre a Teologia Moral, assinale a afirmativa correta:
Resposta: É parte da ciência teológica.
Questão 5/5 - Moralidade Cristã
Leia o extrato de texto: “A teologia moral dos Padres [no período patrístico]é uma teologia da perfeição, que indica o fim ao qual é preciso chegar: a virtude, sobretudo da caridade.”
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Teologia Moral: aspectos históricos e sistemáticos, sobre a Teologia Moral na Antiguidade Cristã, assinale a afirmativa correta.
Resposta: Santo Inácio de Antioquia compreende que a moral se concretiza na força da graça vinda de Cristo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais