Buscar

ATIVIDADES DAS AULAS 01 TI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Erica Vanessa Chagas
RGM: 103.6688
ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03.
OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 01
Qual a importância da informação para as empresas, em seus respectivos segmentos, no que se refere à vantagem competitiva e perenidade nos negócios?
A informação e seus respectivos sistemas tem as funções fundamentais e estratégicas nas empresas, proporcionando a sustentação administrativa para melhorar os resultados esperados. A informação é um recurso estratégico sobre tudo quando se fala em vantagem competitiva. O desafio gerencial é como usar a tecnologia da informação para projetar e administrar empresas efetivas e competitivas. Vários são os benefícios proporcionados pelo sistema de informação podendo citar carga de trabalho reduzida, administração mais eficiente, maior precisão, entre outros.
Diferencie com suas palavras os termos “dados”, “informação” e “conhecimento”.
Dados: É definido como um conjunto de registros qualitativos ou quantitativos que quando organizados , agrupados, categorizados e padronizados adequadamente transforma-se em informação. Representam coisas as coisas reais, fatos primários como número de peças em estoque ou funcionários.
Informação: A informação é a extração de significado dos dados, é tudo que fornece o conhecimento ou inteligência, é um conjunto de fatos organizados que possuem um valor adicional aos fatos em si.
Conhecimento:  Conhecimento é a informação processada e transformada em experiência pelo indivíduo. O conhecimento é a capacidade que, o processamento da informação adicionado ao repertório individual, nos dá, de agir e prever o resultado dessa ação. A base de todo conhecimento são dados e informações e como transformamos em conhecimento.
A empresa pode ser vista como um sistema e suas respectivas funções empresariais como subsistemas. Descreva como ocorre a interação entre as funções empresariais ou departamentos de uma empresa a sua escolha, ou seja, como ocorre a integração sistêmica entre as informações geradas nos departamentos da empresa. (EXEMPLO NA AULA 03)
A integração sistêmica ocorre quando todos os sistemas de informação atuam e interagem entre si, um influenciando e complementando o outro e assim tendo uma visão da empresa como um grande processo, tendo como exemplo: uma nota fiscal de devolução, onde a quantidade devolvida deverá ser integrar no estoque, passar pelo subsistema do financeiro para baixar os títulos, chegar a contabilidade que é repassado para os livros fiscais de entrada por meio da integração entre subsistemas.
Qual o objetivo do sistema de informação nas empresas? Qual o foco desse sistema de informação?
Os sistemas de informação, independentemente de seu nível organizacional
,tem como maior objetivo auxiliar os processos de tomadas de decisão, assim se os sistemas de informação não se propuserem a atender esse objetivo, sua existência não será significativa para a empresa. O foco está direcionado para o principal negócio empresarial, tendo como exemplo um logista que seu foco principal será em vender seu produto.
Como os sistemas de informação poderão proporcionar ao meio empresarial um diferencial de negócio e assim obter vantagem competitiva.
Com um sistema de informação , padronizado, seguro, eficaz e controlável das informações dentro da empresa, permitindo que os dados cheguem a pessoa certa, no momento oportuno e com as características ideais que uma informação deve possuir. As empresas que detiverem, organizarem, dominarem e valorizarem mais as informações e o conhecimento do ambiente (interno e externo) em que estiverem envolvidas terão mais condições de competitividade nos negócios.

Outros materiais