Buscar

Gestão de Projetos - Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atualmente, gerenciar projeto é um grande desafio para os executivos. Eles devem ter amplo conhecimento em gestão de projetos, bem como técnicas e ferramentas para colocar em prática uma gestão eficaz. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) Um dos principais benefícios da gestão de projetos para a organização é a redução de custo e prazo no desenvolvimento dos produtos, aumento de vendas e receita e aumento do número de clientes e de sua satisfação.
(F) Um ambiente em que há múltiplos projetos dificilmente é afetado, influenciando negativamente o cronograma, custo, escopo do projeto e a qualidade do produto final.
(V) Através do escritório de projetos, é possível obter uma visão geral e coordenada dos projetos, equipes e recursos, facilitando o feedback da equipe quanto ao seu desenvolvimento.
(V) O escritório de projetos pode ser também denominado de Project Management Office (PMO).
No gerenciamento de projetos, sempre há fatores diversos e determinantes que devem se levar em consideração no decorrer das diferentes fases a serem aplicadas durante a vida do projeto, pois existe uma inter-relação contínua de ações a serem executadas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O prazo total e a sequência de tempos são imprescindíveis para o sucesso do projeto. Assim, essa duração deve ser pragmática em função das metas a serem atingidas.
II- Os recursos monetários poderão ser definidos através do orçamento, ponderando, assim, o valor total do projeto em função das diferentes áreas operativas.
IV- O conjunto de metas e objetivos é definido pelo escopo, através das tarefas e das operações a serem feitas com vistas a executar o projeto.
O gerenciamento de projetos ajuda em diversos aspectos ao sucesso ou não de atingir os objetos desejados. Sucesso que depende de uma boa gestão do pessoal, dos prazos e dos recursos de um projeto determinado. Assim, pode-se minorar alguns dos problemas mais comuns dessa gestão. Sobre o gerenciamento de projetos, assinale a alternativa CORRETA:
Um correto gerenciamento diminui os problemas gerados pela falta de cumprimento de prazos, alteração no escopo e falta de recurso humano competente, entre outros.
Os projetos podem ter diversos motivos para existirem, desde necessidades para melhorar processos de gestão até a ampliação de mercados. Todos possuem um marco de ação conhecido como escopo de projeto. Sob essa ótica, os projetos possuem começo e fim. Dito de outra forma, estes possuem um prazo de vida bem definido, o que faz parte da programação do projeto em si. Nesse sentido, os projetos não fazem parte da rotina operativa das empresas. Sobre as necessidades de um projeto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Atividades.
II- Objetivos.
III- Recursos.
IV- Recursos humanos.
(lll) São considerados no orçamento, fornecendo dos meios para executar as atividades do projeto.
(II) Definem o que se almeja com o projeto e quando finalizar.
(IV) Possuem vínculo com a necessidade de pessoas para atingir as atividades e objetivos do projeto.
(I) São detalhados e possuem objetivos bem esboçados com tempos programados.
Todo projeto empresarial pode ser enxergado como empreendimento, possuindo cronograma de ação dentro de um espaço de tempo delimitado a ser dividido em fases de atividades dentro de um escopo previamente programado. Esse plano de ação objetiva obter um resultado de criação de um produto/serviço específico. Sobre o conceito de projeto, assinale a alternativa CORRETA:
O conceito de projeto nos dá a ideia de concretização de metas e objetivo final bem definido
Na gerência do tempo do projeto, existe um processo sistemático que faz com que tenhamos diariamente uma posição e situação de como andam as fases do projeto, se este ficará pronto no tempo previsto, se haverá ou não alteração em seu prazo de implemento em função das atividades executadas ou não. Sobre o nome desse processo, assinale a alternativa CORRETA:
Cronograma
Nas atividades de gerenciamento de um projeto, considera-se o estabelecimento de processos por fases de implantação, por meio de uma sequência, sistemática e lógica, de atividades inter-relacionadas. Assim, dentro deste processo, consideram-se nove áreas. Sobre algumas dessas áreas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- O gerenciamento do escopo.
II- O gerenciamento do tempo.
III- O gerenciamento do custo.
(II) Neste processo de gerenciamento, devem-se definir as atividades por períodos sequenciais, nos quais o projeto poderá ser desenvolvido e concluído.
(III) Neste processo de gerenciamento, deve-se determinar um gasto previsto das necessidades dos recursos, assim como determinar o orçamento e o controle respectivo.
(I) Neste processo de gerenciamento, deve-se ter como referência o trabalho requerido com vistas a atingir o produto ou serviço desejado.
O gerente de projetos deve acompanhar o encaminhamento das etapas do projeto, atentando-se principalmente aos prazos. No processo de sequenciamento das atividades, as atividades devem seguir uma ordem de forma correta, com o objetivo de se desenvolver um cronograma. Sobre os fatores que influenciam no sequenciamento de atividades, assinale a alternativa CORRETA:
Valor, risco e dependência.
A gerência do tempo de projeto deve pontuar os processos de cada etapa do projeto até sua conclusão para que se possa garantir o cumprimento dos prazos definidos nas atividades e consequentemente no cronograma. Conforme Xavier (2005), o gerenciamento de tempo do projeto consiste em alguns processos com referência às atividades. Sobre esses processos, analise as opções a seguir:
I- Definição das atividades, sequenciamento das atividades.
II- Estimativa de duração das atividades, elaboração do cronograma e controle do cronograma.
Este profissional procura assegurar que os recursos - tanto humanos e materiais quanto financeiros - estejam disponíveis nas áreas funcionais e de apoio que participarão do projeto. Com relação aos profissionais que se envolvem desde o início do projeto, como chamamos o profissional que inicia o empreendimento, sendo o principal responsável por uma visão integrada?
Gerente do projeto.
O gerenciamento das comunicações é responsável por todos os processos necessários para gerar, coletar, distribuir, armazenar, recuperar e organizar as informações do projeto. É este processo que define como, quando e em qual formato cada parte interessada receberá a informação. Também organiza internamente a documentação do projeto desde seu início até a entrega final ao cliente, quando este assina o termo de aceite e recebimento. Sobre o gerenciamento das comunicações do projeto, assinale a alternativa CORRETA:
Para iniciar a gestão da comunicação é necessário identificar as informações que os stakeholders querem receber.
Atualmente, a gestão de riscos tem sido incorporada na estratégia das organizações, a fim de organizar e planejar situações que coloquem em risco o desejável andamento dos projetos. Com relação ao gerenciamento de riscos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(F) Somente riscos de maior impacto e maior probabilidade de ocorrência devem ter uma resposta.
(F) Ações de correção são executadas apenas para os riscos mais críticos.
(F) O plano de gerenciamento da qualidade é entrada para o processo planejamento de risco.
(V) Os riscos devem ser constantemente reavaliados.
Com relação à identificação dos riscos, estes envolvem fazer o levantamento das possibilidades de ocorrência, sua identificação e posterior documentação, estendendo-se desde o início de um projeto até sua concepção final. Assim, podemos afirmar que o risco tem duas dimensões, no caso de sua ocorrência. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA: om relação à identificação dos riscos, estes envolvem fazer o levantamento das possibilidades de ocorrência, sua identificação e posterior documentação, estendendo-se desde o início de um projeto até sua concepçãofinal. Assim, podemos afirmar que o risco tem duas dimensões, no caso de sua ocorrência. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
A probabilidade de sua ocorrência e o impacto sobre o projeto.
A área de conhecimento de Gerenciamento de Riscos está dividida em seis processos: planejar o gerenciamento dos riscos; identificar os riscos; realizar a análise qualitativa dos riscos; realizar a análise quantitativa dos riscos; planejar as respostas aos riscos e monitorar e controlar os riscos. Com relação a estes seis processos aplicados no gerenciamento de projetos e o que faz parte de tarefas para a área de gestão de riscos, assinale a alternativa CORRETA:
Buscar constantemente reduzir os problemas, disponibilidade e desempenho do projeto, identificando qual a probabilidade de ocorrência e o impacto de cada risco.
Para a comunicação das partes interessadas, existem os relatórios de desempenho, feitos a partir das informações das execuções dos projetos. Estes relatórios são os relatórios de situação, relatórios de progresso e prognósticos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) Relatórios de situação informam o status do projeto.
(V) O relatório de progresso informa o que a equipe produziu.
(V) Os prognósticos nos dão a informação da situação do projeto, ou seja, progressão versus situação futura.
(F) O relatório de situação informa o que a equipe produziu.
(F) O relatório de progresso informa o status do projeto.
Existem diversos tipos de projetos, mas todos eles poderiam ser vistos como empreendimentos empresariais, os quais devem ter uma justificativa para existir, possuir metas previamente estabelecidas, assim como prazos e atividades bem definidos. Sobre um exemplo de projeto empresarial, assinale a alternativa CORRETA:
Definir a execução de ampliação de uma planta industrial, meta que deve ter prazos de execução das atividades previamente planejado.
Um projeto pode ser considerado como um empreendimento, e suas atividades possuem um começo e um fim. Dito de outra forma, estes possuem um prazo de vida bem definido, o que faz parte da programação do projeto em si. Assim, os projetos não fazem parte da rotina operativa de uma empresa. Sobre a programação de um projeto, analise as sentenças a seguir:
I- As atividades de um projeto são bem detalhadas, com objetivos previamente delineados.
III- Os objetivos de um projeto terminam ao final do projeto, quando a programação deste terminar.
IV- Os recursos de um projeto devem ter um orçamento que possua um final ao terminar o projeto.
Todo projeto empresarial pode ser enxergado como empreendimento, possuindo cronograma de ação dentro de um espaço de tempo delimitado a ser dividido em fases de atividades dentro de um escopo previamente programado. Esse plano de ação objetiva obter um resultado de criação de um produto/serviço específico. Sobre o conceito de projeto, assinale a alternativa CORRETA:
O conceito de projeto nos dá a ideia de concretização de metas e objetivo final bem definido.
Atualmente, gerenciar projeto é um grande desafio para os executivos. Eles devem ter amplo conhecimento em gestão de projetos, bem como técnicas e ferramentas para colocar em prática uma gestão eficaz. Com relação ao exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) Um dos principais benefícios da gestão de projetos para a organização é a redução de custo e prazo no desenvolvimento dos produtos, aumento de vendas e receita e aumento do número de clientes e de sua satisfação.
(F) Um ambiente em que há múltiplos projetos dificilmente é afetado, influenciando negativamente o cronograma, custo, escopo do projeto e a qualidade do produto final.
(V) Através do escritório de projetos, é possível obter uma visão geral e coordenada dos projetos, equipes e recursos, facilitando o feedback da equipe quanto ao seu desenvolvimento.
(V) O escritório de projetos pode ser também denominado de Project Management Office (PMO).
Um projeto possui suas fases para atingir o objetivo proposto. Temos desde a iniciação o planejamento, a execução, o controle ou o monitoramento e o encerramento. A atividade de entrega do produto e desmobilização da equipe corresponde a qual fase do projeto?
À fase de encerramento.  
No gerenciamento de projetos, sempre há fatores diversos e determinantes que devem se levar em consideração no decorrer das diferentes fases a serem aplicadas durante a vida do projeto, pois existe uma inter-relação contínua de ações a serem executadas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O prazo total e a sequencia de tempos são imprescindíveis para o sucesso do projeto. Assim, essa duração deve ser pragmática em função das metas a serem atingidas.
II- Os recursos monetários poderão ser definidos através do orçamento, ponderando assim o valor total do projeto em função das diferentes áreas operativas.
IV- O conjunto de metas e objetivos é definido pelo escopo, através das tarefas e das operações a serem feitas com vistas a executar o projeto.
Os projetos privados podem ter diversas finalidades, desde um empreendimento para desenvolver um novo produto, com toda a análise de marketing e ampliação da produção; até projetos de curto prazo (vários meses), para implantar um novo aplicativo na área de produção. Mas todos eles devem cumprir um cronograma de execução e possuem características que conseguem definir eles. Com relação à definição de projeto, assinale a alternativa CORRETA:
O projeto está associado à ideia de dar conta de uma necessidade ou oportunidade; assim, por meio do projeto, pode-se desenvolver objetivos claros a serem atingidos dentro de um tempo determinado de execução de atividades.
Os projetos em fase de execução necessitam de controle, cuja finalidade é identificar se o que foi planejado está sendo realmente executado. Nesta fase do projeto ainda podemos tomar medidas de mudanças ou adequações para que se atinja o objetivo proposto dentro dos prazos, custos e qualidade definidos no escopo do projeto. Sobre a avaliação de um Projeto Empresarial, assinale a alternativa CORRETA:
Analisando o avanço das atividades de acordo com o cronograma, orçamento e especificações do plano do projeto.
Na literatura, podemos encontrar diversos modelos, guias e ferramentas sendo recomendados para o gerenciamento de projetos, subsídios utilizados para garantir de forma rápida e certa a gestão de projetos. Sobre esta concepção, analise as sentenças a seguir:
I- A Project Management Office (PMO) contempla a alocação de profissionais capacitados em gestão de projetos, assim como mantém uma metodologia de gestão de projetos para toda a organização.
IV- A Project Management Body of Knowledge (PMBOK) instituiu que um projeto é um esforço temporário, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Por maiores que sejam os esforços empregados no gerenciamento de projetos, se não houver um modelo a ser seguido, a empresa acaba tendo que lidar com inconsistências, retrabalhos e atrasos. Por isso, adotar um modelo de projetos proporciona maior agilidade e organização ao planejamento. A gestão eficiente de projetos compreende diversas fases: iniciação; planejamento; execução; controle; encerramento. Sobre cada fase, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) Encerramento é a fase de entrega e avaliação do produto ou serviço.
(V) Execução é a fase de execução das atividades conforme planejamento prévio.
(V) Iniciação é a fase de levantamento de requisitos e análise de viabilidade.
(F) Controle é a fase de elaboração do plano do projeto, servindo de orientação para toda a gestão do projeto.

Outros materiais