Buscar

AD1 Filosofia Política

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
FILOSOFIA POLÍTICA E ESCOLA PÚBLICA 
Coordenador: Diogo Bogéa 
Semestre: 2019-1
Avaliação a distância – AD1
Aluna: MÁRCIA BEZERRA RODRIGUES
Matrícula: 14212080214
Polo: ROCINHA
Data limite de entrega na plataforma: 24/02/2019
ATENÇÃO: 
- NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS ENVIADAS EM ANEXO. USE A SEÇÃO «TEXTO ONLINE» DA PLATAFORMA! - AS RESPOSTAS DEVEM TER COMO BASE OS TEXTOS DA DISCIPLINA - RESPOSTAS COPIADAS E COLADAS DA INTERNET RESULTARÃO EM NOTA ZERO
QUESTÃO (10 pontos)
Pesquise no texto 1 a relação entre o surgimento da Democracia e o desenvolvimento de um projeto educacional com um sentido político.
(Em caso de dúvidas, venham para a sala de tutoria!)
	Em parte do texto que selecionei abaixo, que teses são criadas. Podemos ver quando o filósofo Aristóteles, se opondo a Platão, retoma sobre a tese de que a formação ética depende da prática. Ele não acredita que o conhecimento seja suficiente para a formação ética. 
“…a verdadeira finalidade não é a busca dos princípios e o conhecimento das regras em geral, mas sua real aplicação. No que se refere à virtude, tampouco pode ser suficiente saber o que ela é; é preciso, além disto, esforçar-se em possui-la e colocá-la em prática…”
	O filósofo admite que, desempenhando uma função eminentemente política, a educação deve buscar o aperfeiçoamento dos cidadãos. Já que, numa democracia, «todos os cidadãos participam do governo», é da prática de cada um deles que dependerá toda a sociedade. 
…a virtude moral (ethike27), nasce do hábito e dos costumes; e é exatamente do termo costumes (ethos28) que, por uma ligeira modificação, ela recebeu o nome de moral que carrega.29 
	Portanto, para Aristóteles, a virtude não é natural: ainda que se apoiando na natureza 
humana, ela depende da experiência e, mais particularmente, da aquisição de um hábito (hexis): 
…assim as virtudes não estão em nós apenas pela ação da natureza, nem existem contra a natureza; mas a natureza nos torna suscetíveis a ela, e é o hábito que as desenvolve e as realiza em nós. (id.)30 “.
	Sob o olhar da tese de Aristóteles, a relação entre o surgimento da Democracia e o desenvolvimento de um projeto educacional com um sentido político acontecerá mediante a prática de ações justas pelos cidadãos. Em sua perspectiva, o desafio da ética é o reconhecimento do caráter convencional e arbitrário, valendo assim para todos os homens.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais