Buscar

ETAPA 2 TN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NTRODUÇÃO
A negociação pode ser definida como o processo em que duas ou mais partes compartilham ideias, informações e opções para atingir um acordo mutuamente aceitável. É o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
Deste modo, é inegável que a arte de negociar está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem vai ao mercado fazer compras às decisões de grandes investimentos. As decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bem estar das pessoas, e é óbvio que isto é real também para a conclusão das negociações das quais estas pessoas fazem parte.
A esfera das negociações sempre está em mudança, necessariamente. Pressupostos de hoje podem não mais ser válidos amanhã. E também o próprio potencial negociador deve estar sempre em busca incansável de desenvolvimento, para que por conseqüência possam antecipar-se as mudanças, administrando-as favoravelmente.
A negociação é definida como um diálogo direto entre duas ou mais partes, A mediação  ocorre quando terceiros intervêm entre duas ou mais partes em conflito, desempenhando um papel ativo nas negociações.
DESENVOLVIMENTO
A negociação eficaz depende de muita competência. Devemos lembrar que esta competência diz respeito tanto a aspectos externos da realidade dos negociadores como também de suas realidades internas, tais como os processos de percepção, expectativas, emoções, temores, atitudes, crenças, valores e necessidades. 
 
Um negociador eficaz sabe que as pessoas normalmente se comportam de acordo com a realidade percebida, isto é com seus mapas mentais que são suas representações da realidade externas, ou seja, do território e, consequentemente, dos cenários da negociação. 
 
Portanto, faz parte do processo de negociação descobrir as experiências subjetivas própria e do outro negociador, além de entender o seu território interno, pois este é o verdadeiro local em que a negociação acontece.
 
 
Um bom negociador deve conhecer e utilizar três variáveis distintas, porém, interdependentes, são elas:
 
INFORMAÇÃO: é tudo aquilo que reduz as incertezas. Quanto mais informação tem o negociador, mais poder ele terá. 
Ter o maior número de informações possíveis para o processo em questão é de extrema importância para o sucesso da negociação. Logo, antes de começar qualquer fase de negociação recomenda-se aprofundar-se ao máximo o assunto, realizando levantamentos como, quais os poderes o outro detém ou qual a tradição em negociação da outra parte.
TEMPO: está ligado a como as pessoas se mobilizam em direção aos seus objetivos. Em negociação, o tempo não tem o sentido cronológico do termo. Está ligado aos avanços e aos recuos que as partes fazem deliberadamente ou não, para não perder, manter ou ganhar poder e continuar negociando até a conclusão.
Muitas vezes, buscando chegar a acordos o mais rápido possível, negociadores tendem a ter pressa no processo de negociação e, com isto, tomar decisões equivocadas. Buscando evitar este tipo de decisão é sempre bom ter em mente que, na grande maioria das vezes, os prazos são negociáveis e a paciência compensa. Logo, podemos fazer alguns levantamentos baseado na variável tempo como, quais tipos de prazo as partes estão envolvidas, identificar as táticas do outro, etc. 
Apesar de apresentadas separadamente, na prática as três variáveis (Poder, Informação e Tempo) são aplicadas simultaneamente onde costuma-se utilizar do tempo para obter informações buscando aumentar a sua fonte de poder.
PODER: tudo o que negociador precisa numa negociação é de poder. O Poder dá às partes as condições de estarem reunidas em busca de uma solução para os seus objetivos. É também o PODER que permite se chegar a bom termo no objetivo, sem prejudicar os relacionamentos e, sempre que possível, melhorá-lo.
Dado o poder que uma pessoa detém na negociação em questão é possível chegar a resultados melhores do que caso não existisse tal. Algumas características importantes do poder:
 * Devemos buscar sempre aumentar o nosso poder e reduzir o poder do outro, principalmente em negociação de competição;
 * Tende a mudar durante o processo de negociação, podendo aumentar ou diminuir;
 * Pode muitas vezes não ser verdade, dependendo apenas da percepção da outra parte envolvida;
 * Não é possível mensurar;
 * Sempre é limitado.
RISCO
Negociar é um processo continuo de correr risco. Para isto, para aumentar a eficiência da sua negociação é sempre bom ser racional para correr os riscos, tendo estes calculados, sabendo diferenciar coragem do bom senso, sabendo os impactos de ambas as partes caso o objetivo da negociação não seja atingido e não se deixar levar por emoções.
TIPOS DE NEGOCIAÇÕES
 * Bilaterais: só incluem duas partes principais. Num mundo cada vez mais interconectado, as negociações entre dois estados ocorrem num amplo contexto geopolítico que influi nas negociações. A etapa de pré-negociação é muito importante para este tipo de negociações devido a que nela as partes identificam seus pontos fortes, avaliam seus interesses e trabalham para entender o contexto geral da negociação.
 * Multilaterais: envolvem três o mais partes. Estas negociações tendem a ser especialmente complexas. Cada vez que uma nova parte se incorpora à mesa, acrescenta uma nova série de assuntos, interesses, posições e prioridades. Essa dinâmica deve ser gerenciada cuidadosamente em eixos diferentes para assegurar que se chegue a um acordo que satisfaça as necessidades básicas de todas a partes. Os múltiplos assuntos envolvidos devem ser entendidos, todas as partes relevantes devem ser identificadas, deve-se avaliar as alianças potenciais e elaborar cuidadosamente as estratégias de negociação. O gerenciamento do processo é extremamente importante.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A necessidade de negociação esta presente constantemente no ambiente familiar, no trânsito, no trabalho e até mesmo em eventos sociais torna-se cada vez mais necessária. A negociação está presente no dia-a-dia, o que torna o desenvolvimento da capacidade negocial absolutamente essencial para todas as esferas de nossas vidas, principalmente no campo profissional.
Assim, todo profissional que se preze deve por obrigação buscar o desenvolvimento desta técnica, não só para se tornar uma pessoa desenvolvida, como também para saber utilizar isto a seu favor e a favor da organização do qual faça parte.
O caminho da negociação na construção de relacionamentos é cada vez mais notório, não se fala mais em analisar propostas, fala-se em negociar isto e aquilo com alguém. A arte de negociar é um caminho que não tem mais volta, ser intransigente não leva ninguém mais a canto nenhum com exceção de para trás.
Os grandes negociadores do mundo souberam usar estas técnicas a favor de si mesmos, de suas empresas e seus países, visando o crescimento e aperfeiçoamento, juntamente com a satisfação de ambas as partes envolvidas em toda ou qualquer negociação.
De forma geral, sempre é tempo de começar a aprender a negociar e se não começou ainda, é melhor começar a correr, pois se não vai ficar para trás, ao fim de uma negociação de que não viu que aconteceu.
Referências bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Negocia%C3%A7%C3%A3o
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/negociacao-conceitos-basicos/34487/
http://vcambrosio.wordpress.com/2008/02/17/introducao-a-negociacao/
https://sites.google.com/site/ferramentasgerenciais/tecnicas-de-negaciacao
http://pauloladeira.com/gestaodeprojetos/tecnicas-para-uma-boa-negociacao-%E2%80%93-parte-1/
http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000036001-000037000/000036351.pdf
http://onegociador.com.br/biblioteca/archives/155

Outros materiais

Outros materiais