Buscar

Armand Vallin Feigenbaum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Armand Vallin Feigenbaum 
Nasceu em Nova York em 1922 e recebeu seu diploma universitário da Union College, em seguida, completou um mestrado em engenharia e um Ph.D. em economia, ambos do Massachusetts Institute of Technology (MIT)
Ele começou sua trajetória da qualidade na GE (General Eletric), uma empresa que sempre visou a melhoria, o ambiente perfeito para a inovação.
Feigenbaum notou o aumento constante da exigência dos consumidores. Para ele a solução para atender a essas demandas, é envolver toda a equipe no processo de qualidade. Diante disso, ele criou o termo TQC (Total Quality Control/Controle da Qualidade Total).
A ideia é que todos os setores da empresa têm a responsabilidade de entregar resultados satisfatórios. Afinal, a qualidade depende de um todo, se algo sai errado em qualquer lugar ao longo do processo, todo o resto é prejudicado.
Definição de qualidade
Feigenbaum define qualidade como um conjunto de características do produto ou serviço em uso, as quais satisfazem as expectativas do cliente. 
Características básicas
O conceito de controle de qualidade total (Total Quality Control). De acordo com sua abordagem, qualidade é um instrumento estratégico que deve preocupar todos os trabalhadores. Mais do que uma técnica de eliminação de defeitos nas operações industriais, a qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a excelência. 
Custos da Qualidade : prevenção, reavaliação, falha interna, falha externa
Custos de prevenção : São aqueles gerenciados para evitar falhas nos processos de produção , evitar que um erro possa gerar maiores custos quando se trata de resolvê-lo.
Custos de reavaliação : Medições dos produtos, bem como a inspeção e medição de etapas que vão da matéria-prima a ser usada, a atualização de inventários e a medição de testes para produção.
Custos de falha interna: Durante a fabricação, todo o estágio intermediário em que o produto está envolvido antes de entrar no mercado.
Custos de falha Externa: Produto já chegou às mãos do consumidor final e giram em torno das variações de preços, reclamações e devoluções que podem surgir
Qualidade X Não Qualidade
Para Feigenbaum, custo e qualidade andam juntos, ou seja, quanto maior a qualidade menores serão os gastos. Porém, a não qualidade causa o aumento desses custos.
Desenvolver um produto de qualidade e que atenda as expectativas dos clientes é o que gera lucros para a empresa, além da sobrevivência e posicionamento de mercado, é claro.

Outros materiais