Buscar

projeto LILIAN

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE \* MERGEFORMAT�7�
LILIAN FALCÃO
BPC – BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (ORIENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTO), UM DIREITO DESCONHECIDO
Projeto de intervenção apresentado à disciplina de Estágio II do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.
Danielly Gomes Silva Santoro – Orientador Local 
Cátia Casaes Peixoto de Carvalho – Orientador
FEIRA DE SANTANA
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................................04
2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO...............05
3 OBJETIVOS ...................................................................................................................08
3.1 OBJETIVO GERAL ......................................................................................................08
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ........................................................................................08
4 PÚBLICO-ALVO ............................................................................................................09
5 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS E METAS ....................................................09
6 AVALIAÇÃO E CONTROLE ......................................................................................10
7 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ...........................................................................10
8 RECURSOS (VALORES APROXIMADOS) ..............................................................12
8.1 GASTOS COM PESSOAL ............................................................................................12
8.2 GASTOS COM MATERIAL .........................................................................................12
8.3 GASTOS COM DESLOCAMENTO .............................................................................12
8.4 ORÇAMENTO TOTAL .................................................................................................12
REFERÊNCIAS .................................................................................................................13
�
1 INTRODUÇÃO
Este Projeto de Intervenção exposto tem o objetivo de trabalhar com a problemática identificada no levantamento de demandas, que foi realizado anteriormente do presente Estágio, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS VIVER MELHOR situada na Rua Professora Antonieta Falcão, S/N, Centro, no Município de Conceição da Feira, Bahia, tendo o público – alvo deste trabalho a população demandatária, especificamente os idosos, as pessoas com deficiência física e seus familiares.
Como a Instituição CRAS executa Política de Assistência Social, a Cartilha do BPC (2013,p.) é bem clara quanto a este tema:
[...] o órgão gestor local da Política de Assistência Social têm como atribuição orientar a pessoa com deficiência e a pessoa idosa ou seus familiares sobre o acesso ao benefício, bem como assegurar aos (as) requerentes e/ou beneficiários (as) do BPC e suas famílias o acesso aos serviços da rede socioassistencial e de outras políticas públicas, conforme suas necessidades, considerando a situação de vulnerabilidade e risco social em que se encontram.
As ações/ intervenções deste Projeto serão executados com divulgação, orientação, encaminhamentos etc. objetivando informar, esclarecendo sobre as condicionalidades para a concessão do Benefício de Prestação Continuada – BPC, neste presente Estágio.
O Projeto de Intervenção com o tema: BPC – BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (ORIENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTO), UM DIREITO DESCONHECIDO foi assim determinado devido a percepção de existir essa demanda no Município, mas não há procura devido à falta de informações e divulgação sobre este benefício.
 O Estágio Supervisionado é uma exigência curricular da Instituição de Ensino (UNIASSELVI) e para tanto se fez necessário e importante este período em campo de estágio, juntamente com um profissional Assistente Social em seu local de trabalho, onde as vivências e experiências ali vivenciadas, reforçou a teoria x prática, aliadas a todas as situações observadas.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO
A fundamentação teórica é fundamental nos trabalhos acadêmicos. Sobre este assunto Tafner e Silva (2009, p.23) comentam:
Poderíamos dizer, de forma simples, que a fundamentação teórica corresponde às reflexões que você faz associadas às idéias de diferentes autores [...]; a inserção das idéias de outrem deve ocorrer de forma explícita, ou seja, a transcrição das ideias dos autores que lemos (revistas, artigos, livros, sites) deve ser feita sob a forma de citações [...]. A fundamentação teórica é uma revisão sobre o que tem sido publicado a respeito do tema em questão [...].
 Por isso neste trabalho foram utilizadas citações de alguns autores sobre os temas propostos, enriquecendo-o e contribuindo na interpretação dos mesmos. Assim, fundamentando sobre a demanda a ser trabalhada neste Projeto de Intervenção, a Cartilha do BPC (2013, p. 5), traz a compreensão que:
É um benefício da Política de Assistência Social, individual, não vitalício e intransferível, que garante a transferência mensal de 1 (um) salário mínino ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que comprovem não possuir meios para prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
O BPC integra a Proteção Social Básica no âmbito de Sistema Único de Assistência Social - SUAS e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social.
O BPC foi instituído pela Constituição Federal de 1988, e regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, Lei nº 8.742, de 07/12/1993 e pelas Leis nº 12.435, de 06/07/2011 e nº12.470, de 31/08/2011, que alteram dispositivos da LOAS e pelos Decretos nº 6.214/2007 e nº6.564/2008.
Com essa citação, entende-se, portanto, que este e um benefício assegurado pela Constituição Brasileira e os seus beneficiários – acima descritos - são, na maioria das vezes, demandatários desconhecedores desse direito.
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS VIVER MELHOR, NO Município de Conceição da Feira – BA, local deste segundo estágio onde tem por objetivo de valorizar, promover e incentivar o indivíduo em situação de vulnerabilidade social a ser participativo e desenvolver suas potencialidades, erradicando assim com o assistencialismo ora presente desde o ano de 2009 quando foi implantado no Município.
O CRAS VIVER MELHOR conta com uma equipe de profissionais, sendo eles: Coordenadora, dois Assistentes Sociais, dois Orientadores Sociais, dois oficineiros, uma recepcionista, um psicólogo, um auxiliar de Serviços gerais e uma cozinheira, que trabalham em harmonia, promovendo o bom atendimento, permitindo o acesso aos direitos à população demandatária que os procura. 
Na Instituição são ofertados serviços socioassistenciais, tais como: Atendimentos, Encaminhamentos, Visitas domiciliares, Benefícios Eventuais (Auxílios: Alimentação, Viagem, Funeral, Natalidade, Documento e Moradia). E como o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS respeita os direitos dos seus demandatários e executa a Política de Assistência Social, compreende-se que:
Os Benefícios Assistenciais integram a política de assistência social e se configuram como direito do cidadão e dever do Estado. São prestados de forma articulada ás seguranças afincadas pela Política de Assistência Social, por meio da inclusão dos beneficiários e de suas famílias nos serviços socioassistenciais e de outras políticas setoriais, ampliando a proteção social e promovendo a superação das situações de vulnerabilidade e risco social. [...] Os Benefícios Eventuais caracterizam-sepor seu caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e as famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. (Site do Ministério de Desenvolvimento Social, 2013).
Assim após o levantamento das demandas observadas uma fora escolhida para trabalhar: com a população - especialmente os idosos e pessoas com deficiência – sobre o Programa Benefício de Prestação Continuada – BPC, informando – lhes seus deveres, direitos e condicionalidades que são desconhecidos por muitos.
Motivo pelo qual chamou a atenção, sendo que tanto a falta de divulgação com a desinformação tem levado aos demandatários não usufruírem deste Benefício, uma vez que poderá solucionar problemas para estes que se enquadram no perfil de beneficiário, amenizando situações de pobreza e risco social.
Faz-se necessário intervir, promovendo ações com metas, atividades, estratégias e trabalhos para que, de forma clara e objetiva esse problema seja sanado quasemente em seu maior percentual.
Assim, a Instituição poderá continuar orientando e agora poder encaminhar um maior número destes demandatários tão necessitados, eximindo-os de problemas sociais oriundas da baixa autoestima, falta de recursos para provisões mínimas, comuns e dignas (alimentação, saúde, educação, vestimentas, calçados, lazer etc.) a um ser humano.
Como é necessário intervir na realidade da população que ora se apresenta alheia a alguns assuntos, especificamente quanto à existência de um benefício específico para idosos e pessoas com deficiência, assegurado por Lei, entende-se pelo Caderno de Estudos (2010, p.14):
Com efeito, o BPC é um benefício diferenciado, isto é, específico de um grupo, seja quanto a prestação dispensada, seja quanto aos seus beneficiários. Consiste na transferência mensal e direta de quantia monetária no valor de um salário mínimo a pessoas comprovadamente portadoras de deficiências, que as incapacitem para a vida independente e para o trabalho, e idosas, com a idade maior ou igual a 65 (sessenta e cinco) anos.
 E, como acima citado o BPC é um direito assegurado por Lei e ainda neste Caderno de Estudos (2010, p.19), lemos:
Sabe-se que todo direito social declarado nas leis só se aplica por meio de políticas públicas que, por sua vez, devem ser operacionalizadas por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. É por isso que se diz que uma das principais funções de toda e qualquer política pública é concretizar direitos declarados nas leis, os quais não são outorgados pelo Estado, mas conquistados pela sociedade e garantidos pelo poder estatal.
 Assim, entende-se a real necessidade de divulgar com ênfase sobre este Benefício, uma vez que políticas públicas existem para serem executadas. E para este Projeto de Intervenção trouxe a seguinte problemática:
 Porque existem demandas para encaminhamento ao BPC, porém não há procura na Instituição?
3 OBJETIVO
3.1 OBJETIVO GERAL
Apresentar à população demandatária do CRAS VIVER MELHOR, do Município de Conceição da Feira – BA, os direitos, deveres e condicionalidades sobre o Programa do Benefício de Prestação Continuada, orientando e encaminhando ainda desconhecidos e não muito procurados. 
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Relatar aos demandatários do CRAS os direitos e deveres e condicionalidades sobre o recebimento do BPC;
Transmitir dados/ informações permitentes aos familiares, representantes legais e/ou acompanhantes dos demandatários (futuros beneficiários do BPC), estimulando um maior vínculo familiar;
Orientar os demandatários para concessão do recebimento do BPC, evitando o não cumprimento das condicionalidades deste Benefício.
4 PÚBLICO-ALVO
O público-alvo deste Projeto serão os demandatários do CRAS VIVER MELHOR, especificamente os idosos, pessoas com deficiência, bem com seus familiares, que estão alheios quanto à existência do BPC e suas condicionalidades.
5 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS
O presente trabalho é de natureza qualitativa, com objetivos descritivos e seus procedimentos bibliográficos, ou seja, as ações que serão aplicadas e atividades realizadas. De acordo com Ruaro e Lazzarini (2009, p.65):
A intervenção baseia-se na constatação por parte do (a) assistente social de que o grupo não consegue encontrar sozinho a solução para suas dúvidas e seus conflitos ou superar suas dificuldades. A intervenção se caracteriza como uma técnica, mas como a associação de algumas técnicas que se somam. Dentre elas podemos exemplificar as dinâmicas de grupo, os encaminhamentos, as reuniões e assembleias etc., que se caracterizam como instrumentos ligados à intervenção da realidade, por consequência, de sua transformação.
Assim serão executadas as ações, descritas abaixo:
 Primeira Ação: Apresentar o Projeto de Intervenção numa reunião com a equipe do CRAS 
Segunda Ação: Convidar a população, juntamente com a Supervisora de campo para participação de uma palestra, com apresentação em Data Show, sobre direitos, deveres e condicionalidades do Programa do Benefício de Prestação Continuada.
Terceira Ação: Palestra informativa sobre o BPC.
Quarta Ação: Distribuição de folders informativos.
6 METAS
Meta: Esta ação será de curto prazo, alcançando cerca de 50% dos participantes.
Meta: Esta ação será de curto prazo, onde 90% dos convidados sejam efetivos na palestra.
Meta: Esta ação será a médio prazo, alcançando cerca de 70% dos presentes na reunião.
Meta: Esta ação será a curto prazo, alcançando 70% da população.
7 AVALIAÇÃO E CONTROLE
	AÇÕES PRETENDIDAS
	MÉTODO DE CONTROLE
	MÉTODO DE AVALIAÇÃO
	Apresentar Projeto de Intervenção
	Reunião com equipe do CRAS
	Sugestões do público alvo
	Convidar para palestra informativa 
	Entrega dos convites
	Aceitação ao convite
	Ministrar palestra informativa 
	Dinâmica de grupo
	Ao final dividir equipes e após sorteio
	Distribuir folders informativos
	Entrega pessoalmente
	Receptividade da população
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Apresentação do cronograma das ações pretende-se realizar para a execução do projeto de intervenção:
	
	ATIVIDADES
	
	2017.1
	2017.2
	
	
	
	
	
	
	
	
	Jan
	
	Fev
	
	Mar
	
	Abr
	
	Mai
	
	Jun
	
	Jul
	
	Ago
	
	Set
	
	Out
	
	Nov
	
	Dez
	Pesquisa bibliográfica/documental
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	Planejamento das atividades
	
	
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	Apresentação Projeto de Intervenção 
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	Avaliação do estágio
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	Apresentação dos resultados da intervenção
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	Avaliação e controle do projeto
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
9 RECURSOS (Valores aproximados)
9.1 GASTOS COM PESSOAL
Não haverá gastos com os profissionais/atores envolvidos na aplicação deste projeto de intervenção, uma vez que estes estarão colaborando com os estagiários.
	Quant.
	Recurso Humano
	Horas/Trabalho
	R$
	01
	Estagiária de Serviço Social
	-
	-
	01
	Assistente Social (Supervisora)
	-
	-
	Total
	-
9.2 GASTOS COM MATERIAL
	Quant.
	Recurso Material
	R$
	1500
	Folhas de Papel A4
	-
	05
	Bloco de rascunho de 100 folhas
	-
	20
	CDs
	-
	01
	Cartucho de tinta para impressora 
	-
	02
	Caderno de 100 folhas
	-
	04
	Lápis
	-
	04
	Canetas
	-
	01
	Borracha
	-
	Total
	-
9.3 GASTOS COM DESLOCAMENTO
	Quant.
	Recurso com deslocamento
	R$
	200
	Litros de Combustível
	-
	Total
	-
9.4 ORÇAMENTO TOTAL
	RECURSOS
	R$
	Gastos com pessoal
	-
	Gastos com material
	-
	Gastos com deslocamento
	-
	Total
	-
REFERÊNCIAS
Cadernos de Estudos Desenvolvimento Social em Debate. – N. 12 (2010) -. Brasília, D.F.: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, 2005.
Cartilha do Benefíciode Prestação Continuada, 2013 Disponível em: http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/secretaria-nacional-de-assistencia- social-snas/cartilhas/conheca-mais-sobre-o-bpc-2013-um-direito-garantido - pela-constituicao-federal/cartilha-bpc-2013-beneficio-de-prestacao-continuada-da-assistenciasocial#news_item_image. Acesso em 07 de maio de 2017.
MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL. 2013. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/beneficiosassistenciais>>. Acesso em 10 de maio de 2017.
RUARO, Gisele de Cássia Galvão. LAZZARINI, Juliana Maria. Caderno de Estudos: Estratégias, Técnicas e Instrumentos da Ação Profissional I. Centro Universitário Leonardo da Vinci – Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2009.
TAFNER, Elisabeth Penzlien. SILVA, Everaldo da. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Associação Educacional Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI, 2009.
		
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Curso Bacharelado em Serviço Social
LILIAN FALCÃO
SES 0281
� EMBED Word.Picture.8 ���
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
BPC – BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (ORIENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTO), UM DIREITO DESCONHECIDO.
FEIRA DE SANTANA
2017
CIDADE
ANO
� EMBED MSPhotoEd.3 ���
_1350883679.doc
_1156253328.bin
_1350883680.bin

Outros materiais